Diferença entre natural, integral e orgânico!
Se você está confuso sobre a diferença entre alimentos integrais, alimentos orgânicos e alimentos abaixo, veio para o lugar certo para entender estes termos. Estes tipos de alimentos são benéficos para o corpo humano em relação aos alimentos que contêm produtos químicos e conservantes.
Alimento integral: o que é?
O termo alimento integral refere-se a qualquer alimento que está tão perto de seu estado natural quanto possível para o consumo. Isto significa que a comida é não transformado e não refinada. Alimentos integrais são livres de produtos químicos, aditivos e conservantes.
Leia também
- 10 marcas veganas populares! Cosméticos e comida!
- Lista de ingredientes não veganos no rótulo de alimentos! Cuidado!
Alimento integral: benefícios
Quando os alimentos são processados, vitaminas, minerais, fibras e água são frequentemente perdidos durante o processo, o que torna a comida menos saudável. Muitas vezes, corantes artificiais, conservantes e aromatizantes são adicionados aos alimentos durante o processamento. Todas essas coisas podem afetar negativamente a saúde. Alimentos integrais não são processados nem têm qualquer destes aditivos insalubres.
Além disso, alimentos integrais não tem qualquer adição de açúcares desnecessários e sal. Ambos têm conexão para a obesidade e pressão arterial elevada. O corpo humano pode quebrar açúcares naturais e sódio melhor do que aditivos artificiais.
Alimentos integrais: exemplos
Frutas e legumes são um exemplo simples de um alimento integral. Outros tipos de alimentos integrais incluem nozes, grãos como o arroz, sementes, leite, ovos e certos cortes de carne, peixe e aves. Se quaisquer aditivos foram adicionados ou processamento foi realizado, então a comida não é mais considerada um alimento integral. O processo de pasteurização do leite não é considerado um processo natural e leite pasteurizado ainda é considerado um alimento completo .
Alimentos orgânicos: o que são?
Os alimentos orgânicos referem-se a aves, carnes, laticínios e ovos que vêm de animais que são livres de antibióticos e hormônios de crescimento. Frutas e legumes orgânicos são aqueles que nunca foram tratados com pesticidas, radiação ionizante ou bioengenharia.
Para ser certificado como orgânico, geralmente há fiscais que visitam as fazendas e plantações que crescem e processam estes alimentos. Após a inspeção, se os locais estão dentro dos padrões pré-estabelecidos, é dado o certificado de orgânico.
Alimentos orgânicos: etiquetas
Para ser 100% orgânico, um alimento deve conter todos os ingredientes cultivados organicamente. Para ser rotulado como orgânico, um alimento deve conter 95% de ingredientes orgânicos. Cinco por cento destes ingredientes pode ser não-orgânicos, mas não podem conter sulfitos. Para ser rotulado como “feito com ingredientes orgânicos”, o alimento deve conter pelo menos 70% de ingredientes orgânicos . Os restantes 30% de ingredientes podem ser não-orgânicos, mas não podem conter sulfitos.
Para alimentos de origem animal serem rotulados como orgânicos, o animal deve ter acesso ao ar livre e estar livre de hormônios de crescimento.
Alimentos orgânicos: benefícios
Os alimentos orgânicos são considerados mais saudáveis do que alimentos não-orgânicos, porque eles não contêm quaisquer pesticidas ou produtos químicos. Além disso, certos alimentos orgânicos têm demonstrado que têm maior quantidade de vitamina C e proteínas do que suas contrapartes não- orgânicas. As pesquisas mostram que os animais alimentados organicamente tendem a ser mais saudáveis do que os animais que são alimentados com alimentos não orgânicos.
Além dos benefícios humanos de alimentos orgânicos, alimentos orgânicos também beneficiam o meio ambiente. As fazendas orgânicas não produzem pesticidas ou fertilizantes, que muitas vezes podem acabar em rios, lagos ou riachos. Estes produtos químicos podem contaminar a água potável e destruir habitats naturais de animais. Certos pesticidas são tóxicos e podem causar problemas de saúde, tais como a doença de Parkinson, câncer, desordens reprodutivas e problemas respiratórios.
Alimento Natural x Orgânico: qual a diferença?
Há uma enorme diferença entre um alimento rotulado como “natural” e que é rotulado como “orgânico”. Infelizmente, esses dois títulos acabam indo para o mercado sem diferenciação para o consumidor, até o ponto onde ninguém parece ser capaz de determinar qual é qual, criando uma grande confusão para as pessoas que estão verdadeiramente preocupadas com a compra do melhor e os produtos mais saudáveis disponíveis.
Basicamente, a diferença entre o natural e orgânico decorre de uma designação oficial estabelecida pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de alimentos ao redor do mundo. Existe uma posição oficial sobre os alimentos orgânicos, como vimos acima, e sua produção tem fiscalização e regulação legal pelo Ministério da Agricultura. Apesar de existirem vários critérios para alimentos orgânicos para serem rotulados como “orgânicos”, a comida deve ter sido cultivada sem o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos (com algumas raras exceções), os antibióticos, a irradiação, a engenharia genética, ou hormônios de crescimento. Além disso, a agricultura biológica envolve sistemas de cultivo que aumentam a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo .
Por outro lado, alimentos naturais não têm supervisão legal ou federal, e não são definidos por qualquer lei ou critérios. Enquanto é normalmente exigido que os produtos listem os ingredientes na ordem decrescente de concentração, não há qualquer indicação oficial para a quantidade de ingredientes naturais que alimentos devem conter para serem considerados como “natural”. Um alimento rotulado “natural” é geralmente considerado que tem menos conservantes e aditivos químicos do que outros tipos de alimentos processados, no entanto, uma vez que não há maneira de supervisionar legalmente o produto, não há a certeza de resposta.
Considerações Finais
Quando fazendo suas compras, você deve procurar por alimentos orgânicos e/ou integrais para obter os maiores benefícios para sua dieta. Estes produtos tendem a ser mais caros, mas os preços estão baixando consideravelmente nos últimos tempos. Você deve evitar produtos naturais, já que não há uma regulação destes produtos e parece ser mais uma jogada de marketing das empresas.
Como você faz suas compras? Prefere orgânico, integral ou natural? Como está dua dieta vegana ou vegetariana indo? Postem suas respostas nos comentários abaixo.
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Alimentos fundamentais na dieta vegan
Chocolate sem lactose – O chocolate orgânico
O que é crudivorismo
Ovo-Lacto-Vegetarianos! Explicando este conceito!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.
Um comentário para: “Diferença entre natural, integral e orgânico!”
Lucas
Show de bola o artigo! Muito explicativo. Eu gosto muito do arroz orgânico, pois não tem a interferência de produtos químicos em sua produção e é mais saboroso. Encontrei muitas informações sobre orgâniconos thiagoorganico.