Ovo-Lacto-Vegetarianos! Explicando este conceito!
Um ovo-lacto vegetariano é um tipo de dieta vegetariana para indivíduos que não comem carne de animais de qualquer espécie, mas estão dispostos a consumir produtos lácteos e ovos. Em contraste, um vegetariano que não consome quaisquer produtos de origem animal são chamados de vegan ou veganos. Veganismo exclui até mesmo produtos animais encontrados em roupas, como a lã, pele e outros produtos à base de animais.
Mas um ovo-lacto-vegetariano é um vegetariano?
Na comunidade vegetariana e vegana, não há um consenso sobre quem é ou não é vegetariano. Porém, é interessante considerar que muitos membros dessa comunidade tem fortes princípios éticos e crenças quase que religiosas quando ao vegetarianismo, o que dificulta que se chegue a um consenso sobre quem é ou não é vegetariano/vegano.
Leia também
- Dieta de transição gradual para o vegetarianismo
- Transição para o veganismo com responsabilidade e saúde!
Pensando racionalmente, o ovo-lacto-vegetariano pode ser considerado um estágio de transição entre a fase de comer carne e passar a comer apenas vegetais. Lógico, muitos ainda continuam na fase do ovo-lacto-vegetariano, passando inclusive a adquirir apenas produtos orgânicos, de produção própria ou familiar. Não se pode é ser extremista quando aos conceitos de vegetarianismo e veganismo, uma vez que o importante é conscientizar as pessoas de que é possível ter essas dietas, e ainda por cima, ser saudável. É do vegetarianismo que se parte para adotar uma filosofia vegana para seu estilo de vida.
Como é a dieta ovo-lacto-vegetariana?
No mundo ocidental lacto-vegetarianos são o tipo mais comum de vegetariano. De um modo geral, quando se usa o termo vegetariano, assume-se que é um ovo-lacto. Lacto-vegetarianos muitas vezes são bem servidos em restaurantes, supermercados e lanchonetes, onde é possível encontrar uma boa diversidade de alimentos com ingredientes não animais.
Vegetarianismo ovo-lacto é muitas vezes motivado pela ética, já que ovos e produtos lácteos não necessitam diretamente do abate de animais. No entanto, como ovos e leite são produzidos apenas por galinhas e vacas do sexo feminino, os produtores de alimentos comerciais, muitas vezes, se envolver na prática da sexagem, em que os machos ou são abatidos imediatamente (típico para frangos) ou criados para a carne (mais comum para o gado). Tanto as vacas leiteiras quanto galinhas poedeiras são abatidas quando elas saem do período de produtividade de pico, que normalmente é muito menor do que seu tempo de vida natural. Isso tem levado muitos vegetarianos a buscar produtos com certificados de instituições independentes que garantem a procedência ética dos alimentos, sejam eles produtos lácteos ou ovos, dando a certeza de que nenhum animal foi abatido durante a produção do alimento consumido.
Vegetarianismo e religião
Algumas religiões, como os adventistas do sétimo dia, têm recomendado uma dieta vegetariana que pode incluir produtos lácteos e ovos. Nem todos os ovo-lacto vegetarianos escolhem abraçar esta dieta por causa da religião, no entanto. Muitas vezes, é apenas uma questão dos direitos dos animais, ou até mesmo por motivos de saúde. Muitos praticantes de Yoga também passa a adotar essa dieta, seja por motivos espirituais ou de saúde.
A dieta ovo-lacto-vegetariana é sim, um tipo de vegetarianismo, mesmo que para muitos ainda seja um estágio de transição. E é importante compreender e aceitar essas pessoas para que haja uma maior união dos grupos vegetarianos e veganos e com esse fortalecimento, mais pessoas entendam que além de saudável, a opção por não comer carne animal pode ser um sacrifício, mas é de uma grande ajuda aos animais.
Você concorda ou discorda de nós? Por que? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
10 erros comuns de quem começa na dieta vegana
Lista de ingredientes não veganos no rótulo de alimentos! Cuidado!
Vegano e vegetariano: quais as diferenças?
5 formas de iniciar uma dieta vegana
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.
5 comentários para: “Ovo-Lacto-Vegetarianos! Explicando este conceito!”
Thays
Adorei a parte que você disse que devem aceitar e respeitar as pessoas ovo-lacto vegetarianas. Estou tentando deixar de comer carne, mas não gosto de entrar e sites e grupos vegetarianos/veganos porque não me sinto acolhida, e acho que deve acontecer justamente o contrario. Devemos respeitar todos os tipos de vegetarianos, para nos unirmos, e não haver essa segregação
Elias
Concordo plenamente com a amiga, estou iniciando agora também nesta caminhada abençoada.
Mah
Adorei, concordo e amei mesmo a parte em que fala que devem se aceitar essas pessoas, o respeito é uma forma de amor que muitos não entendem, precisamos nos unir p ajudar uns aos outros, em casa minha mãe me respeita em ser vegetariana e eu a ela que não, até damos risadas qdo tento cozinhar algo veg, a resolução de tudo está no amor, ela me ama como eu sou e eu a ela mesmo discordando… Nos grupos não consigo esse respeito eles veem cheio de pedras, chato isso, todos temos nosso tempo.
Gostaria de entender pois tem muito tempo, anos, que não tomo leite (fui deixando de consumir pois me fazia mal) mas como ovos só ovos de procedência, li que sou ovovegetariana não ovo-lacto.
Liz
Amei a matéria, sou Cristã Adventista sempre ouvia e lia a respeito da alimentação, de um tempo pra cá tenho um olhar mais sensível pra isso, colocando em pratica o que estou aprendendo, mudei minha alimentação não consumo carne vermelha e sinto uma enorme leveza, já que a carne demora pra fazer a digestão o desconforto e o inchaço diminuíram.
Equipe Estilo Vegan
Interessante sua experiência Liz! Agradecemos por compartilha-la conosco!