Como lavar frutas e verduras?
Comer uma dieta variada, incluindo muitas frutas e vegetais, é uma das chaves da boa saúde. No entanto, para se manter saudável, é igualmente importante garantir que o produto consumido seja seguro. Uma maneira de fazer isso é garantir que as frutas ou vegetais que você usa tenham sido bem lavadas antes de descascar, cortar, comer ou cozinhar com elas.
Higienização de frutas e verduras e ANVISA: a contaminação dos alimentos
Embora a maioria dos consumidores compreenda que os produtos à base de carne precisam ser devidamente tratados para prevenir doenças transmitidas por alimentos, alguns não percebem que frutas e vegetais também podem causar doenças se não forem manipulados e armazenados adequadamente. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por conscientizar as pessoas sobre isso e divulgar boas práticas de higiene alimentar. Afinal, nos últimos anos, frutas e vegetais contaminados foram culpados em vários grandes surtos de doenças transmitidas por alimentos. Algumas das maneiras como as frutas e vegetais podem se contaminar incluem substâncias prejudiciais presentes no solo ou na água durante a fase de crescimento e a fraca higiene entre trabalhadores durante a colheita, embalagem e transporte desses alimentos.
Leia também
Para garantir que seus vegetais estejam sempre limpos e descontaminados, vejamos o que os especialistas e a ANVISA recomendam sobre o assunto.
Como higienizar frutas e verduras?
Comece por escolher vegetais que estão livre de “machucados”, mofo ou outros sinais de danos. Se você está comprando itens pré-cortados, verifique se eles foram refrigerados ou colocados no gelo no supermercado.
Uma vez em casa, armazene frutas e vegetais perecíveis no refrigerador até estar pronto para usá-los. Sempre armazene frutas e vegetais pré-cortados na geladeira, também.
Lave as mãos por 20 segundos com sabão e água quente antes e depois de manusear produtos frescos.
Use uma faca afiada para cortar qualquer área danificada ou ferida da fruta ou vegetal.
Lave o produto antes de descascar. Dessa forma, os contaminantes não serão transferidos da sua faca para frutas ou vegetais.
Segure as frutas ou vegetais sob água fresca da torneira, esfregando suavemente enquanto você enxágua.
Para produtos firmes, como melões e abóbora, use uma escova de vegetais limpa para esfregar a superfície à medida que você enxaguar.
Vegetais com superfícies irregulares e irregulares, como couve-flor e brócolis, deve ser embebido por 1 a 2 minutos em água fria para remover contaminantes dos cantos e dobras.
Use um pano limpo ou uma toalha de papel para secar o alimento antes de usá-lo.
Como lavar vegetais de folhas verdes?
Os salgados precisam de atenção especial. Primeiro, descarte as folhas externas murchas; depois prepare e lave os verdes conforme indicado para cada tipo.
Para as alfaces. remova e descarte a extremidade da raiz. Separe as folhas e segure-as em água corrente fria para remover qualquer sujeira.
Para folhas menores, como espinafre e rúcula, coloque em uma tigela ou uma pia limpa cheia com água fria cerca de 30 segundos. Remova as folhas e agite suavemente para deixar a sujeira e outros detritos caírem na água. Repita o processo, se necessário. Drene toda a água.
Para a alface americana, remova o núcleo batendo a extremidade da haste na bancada; torcendo e levantando o núcleo. Não use uma faca para cortar o núcleo, pois isso pode deixar a alface marrom. Segure a cabeça, o lado do núcleo para cima com água corrente fria, puxando as folhas separadamente. Inverta a cabeça e drene completamente. Repita, se necessário.
Lavar frutas e verduras com bicarbonato
Para todas as rotinas de limpeza acima, é bom deixar as frutas e verduras de molho em uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água durante 15 minutos. Esse procedimento deve ser feito depois da primeira lavagem dos alimentos.
Ficou alguma dúvida sobre coo garantir a limpeza dos seus alimentos frescos? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar no que pudermos!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Sementes germinadas, como preparar?
Receitas com cascas e sobras de alimento!
5 pratos vegetarianos que toda criança vai gostar
Quais vegetais você não pode comer crus?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.