Sementes germinadas, como preparar?
Oleaginosas, sementes, grãos e feijão são potenciais bancos de poder nutricional. No entanto, os agentes naturais que os protegem da germinação precoce podem causar estragos em nosso sistema digestivo. A imersão e a germinação replica a germinação, que ativa e multiplica os nutrientes (particularmente as vitaminas A, B e C), neutraliza inibidores enzimáticos e promove o crescimento de enzimas digestivas vitais.
Germinar grãos é muito fácil. O método é exatamente o mesmo para todos os grãos, apenas o tempo necessário é que muda para a germinação completa.
Leia também
Por favor, note que muitas oleaginosas e sementes “cruas” foram pasteurizadas e irradiadas. Amendoas e amendoins verdadeiramente crus brotarão, mas aqueles que foram pasteurizados e irradiados “ativarão” com imersão, mas não fisicamente “brotarão”. No entanto, a imersão ainda remove anti nutrientes (compostos que podem interferir com a absorção de nutrientes), aumenta a densidade de nutrientes e torna as oleaginosas mais digeríveis.
Como fazer comida germinada?
Coloque em uma tigela de vidro grande ou jarra e cubra com água quente e filtrada em uma proporção de 2 partes de água para cada parte de sementes ou grãos, com cerca de ½ colher de chá de sal. Cubra com um pano leve pelo tempo desejado. Enxague alimentos completamente e esvazie.
Use estes “não brotos” ativados imediatamente para produzir leite à base de plantas. Você também pode cozinhar os grãos embebidos e enxaguados imediatamente, usando-os apenas como os grãos não germinados em qualquer uma das suas receitas favoritas ou como uma base para pratos de vegetais. Observe que a maioria dos grãos embebidos precisam apenas de uma proporção de água e caldo 1:1 para serem cozidos porque já são cheios de água.
Você também pode desidratar em um desidratador de alimentos não superior a 45º C por 12 a 24 horas e armazenar em recipientes de vidro selados na geladeira. Cuidado pois se as oleaginosas não estiverem completamente secas, elas desenvolverão mofo.
Grãos germinados como brotos
Obtenha um frasco ou jarra de vidro com uma tampa de plástico. Remova a parte média sólida da tampa e corte um pedaço de pano ou malha que consiga colocar dentro da jarra.
Encha um terço do frasco com oleaginosas, sementes, grãos ou feijão, e encha o resto do frasco com água morna e filtrada e cerca de ½ colher de chá de sal. Aperte a tampa com uma tela de tecdo ou uma tela de malha respirável no lugar.
Deixe as sementes em imersão até mostrarem os brotos. Se não aparecerem brotos em 3 dias, a semente, grão, ou oleaginosa está provavelmente pasteurizado, e será apenas germinada nesse prazo.
Remova a inserção de malha da tampa e substitua por uma peça de metal. Despeje a água de imersão da jarra, encha com água fresca, substitua a tampa e enxágue bem, agitando a jarra. Substitua novamente a inserção de metal com a tampa de malha e escoe.
Inverta o jarro e deite em um ângulo para que o ar possa circular, e a água possa escorrer. Permita que se fique na luz.
Repita este processo, de algumas em algumas horas, ou pelo menos duas vezes ao dia. Em 1 a 4 dias, os brotos estarão prontos. Os brotos variam de tamanho. Quando estiver pronto, enxágue bem os rebentos, drene e guarde em uma jarra (com a parte sólida da tampa substituída) na geladeira.
Consuma dentro de 2 a 3 dias. Os brotos são uma adição fabulosa e rica em nutrientes para saladas cruas, sanduíches e molhos, e também são saborosos em smoothies, sopas e guisados.
https://youtu.be/c-HvVn1Edaw
Como germinar grãos: os cuidados
Os brotos podem estar sujeitos a contaminação que pode resultar em crescimento bacteriano como E. coli, levando a doenças transmitidas por alimentos. Sempre compre produtos frescos orgânicos de uma fonte respeitável, lave bem as mãos antes de manusear os alimentos e mantenha o equipamento de brotação e todas as superfícies da cozinha limpas para evitar a contaminação cruzada. Sempre consumir brotos dentro de alguns dias, frescos e diretamente da geladeira. Algumas organizações de saúde também recomendam consumi-los cozidos para reduzir o risco de infecção. Decida o que é uma escolha responsável para você e sua família.
Sua alimentação com brotos é gostosa? Quais receitas gosta de fazer?
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Prato vegano e proteico, como montar?
5 opções para substituir o arroz e o feijão
O que é crudivorismo
Onde comprar sementes para produção de brotos?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.