Vegetarianismo e religião
O vegetarianismo é uma prática alimentar adotada por várias religiões ao redor do mundo, e cada uma delas possui uma justificativa específica para tal adoção. Entretanto, muitos motivos parecem convergir entre todas essas religiões vegetarianas, como a defesa da prática da compaixão, do respeito por todos os seres vivos, pelo não derramamento de sangue sobre a face da terra, pela preservação da terra como um todo que nos foi presenteada pelos deuses.
Já na Grécia arcaica podemos detectar a presença de práticas religiosas que adotavam o vegetarianismo. O orfismo era uma religião vegetariana pois tinha em suas crenças a ideia da reencarnação. Ao morrer, a alma de nossos entes queridos poderia reencarnar em um animal, e por isso estes não deveriam ser comidos. Deveríamos tratar a natureza de forma familiar, como se cada um de seus seres vivos pudesse ser um ente querido reencarnado. Além disso, a não ingestão de carne tornaria o corpo físico mais leve, mais puro, e portanto, mais propenso à elevação espiritual e ao desapego à matéria.
Leia também
- 10 marcas veganas populares! Cosméticos e comida!
- 7 livros de receitas vegetarianas que você deveria ter em casa!
Muitos espíritas também incorporam o vegetarianismo no conjunto de suas práticas e posturas éticas. Inclusive Chico Xavier, em um de seus vários livros psicografados, traz a mensagem do espírito Emmanuel sobre a matança e o consumo de animais: “A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esse valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos.” (Excerto do livro O Consolador).
Dentre as religiões que adotam o vegetarianismo podemos citar os Jainistas, Hare Krishnas, Hindus, Budistas, Adventistas do sétimo dia e Teosofia. Entretanto, não é considerado um pecado a não adesão à prática vegetariana, os indivíduos possuem o livre arbítrio para aderirem ou não. Aqui no Brasil e em outras partes do mundo nos templos Hare Krishnas são oferecidos almoços gratuitos e vegetarianos todos os domingos. Informe-se sobre onde eles se localizam na sua cidade e experimente compartilhar dessa refeição com seus amigos e colegas.
Veja também
Dieta de transição gradual para o vegetarianismo
Livros que valem a pena sobre vegetarianismo e direitos dos animais
Ovo-Lacto-Vegetarianos! Explicando este conceito!
Vegano e vegetariano: quais as diferenças?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.