Queijo na alimentação vegana – Como substituir?
Para quem se torna vegano, uma das coisas mais difíceis de desistir pode ser o queijo. É um duplo desafio de não só desistir de opções de queijos realmente saborosos e comuns, mas isso também significa ter que encontrar alternativas, muitas das quais nem sequer chegam perto de serem substitutas adequadas. Para quem tem uma certa afinidade com o queijo, as opções veganas podem ser extremamente insatisfatórias. A dieta de transição então, fica ainda mais difícil sem opções saborosas.
Reunimos abaixo os substitutos do queijo certos para o seu paladar. Provavelmente vai te ajudar a encontrar o queijo ideal para seu estilo de vida Vegan.
Leia também
Queijos feitos com substitutos do leite
O leite de soja, leite de amêndoa e leite de arroz. Você já deve ter ouvido falar sobre o leite de soja, mas existem outras opções tão deliciosas quanto. Ele pode ser o mais popular, mas você também pode querer experimentar leite de amêndoa, leite de cânhamo ou de leite de arroz como base para diferentes tipos de queijo, até encontrar aquele que mais agrada ao seu paladar.
Queijo de soja
Sei que estou me repetindo aqui, mas o queijo de soja merece o destaque. Algumas marcas de queijo à base de soja não lácteos contêm um pouco de caseína ou caseinato. Não é um problema se você está olhando apenas para reduzir de laticínios em sua dieta, mas não é útil se você estiver totalmente vegano. Então, não deixe de ler o rótulo.
Além disso, pode ser difícil se adaptar ao gosto característico da soja ao invés do sabor natural de um queijo não vegano. Por isso, o que os chefes especialistas em comida vegana dizem é que você deve experimentar diferentes temperos e ervas com o queijo de soja de forma a obter um sabor mais próximo do que seu paladar está acostumado, removendo gradualmente os temperos até conseguir comer o queijo de soja puro.
Molho branco/Molho de queijo
Embora existam algumas misturas disponíveis comercialmente, substitua os ingredientes por suas versões veganas gradualmente. Vá trocando um a um e se não gostar de um certo substituto, troque ele por outro. Há sempre muitas opções e você pode diversificar bastante até encontrar as opções que mais agradam o seu paladar.
Substituto ao Parmesão: Levedura Nutricional
Se você está cortando laticínios de sua dieta, mas você sente falta de polvilhar o queijo parmesão em seu macarrão, pipoca ou massas, você precisa experimentar um produto muito popular entre os veganos, chamado de levedura/fermento nutricional. Este é um pó em flocos com um sabor natural do tipo queijo. Levedura nutricional é semelhante à levedura de cerveja. Mas cuidado: eles não são a mesma coisa.
Você também pode ficar de olho para um substituto vegano do queijo parmesão não lácteo chamado Parma, ou tentar fazer compras em uma loja especializada em alimentos veganos. Assim como o queijo parmesão regular, Parma não precisa ser refrigerado, por isso é fácil de comprar online.
Substituto para queijo Ricota
Ainda não há um substituto pronto para a Ricota, apesar de algumas empresas já estarem tentando fazer. O que a maioria das pessoas tem feito é usar o Tofu como base e tirar os temperos para deixá-lo com uma textura e sabor que lembra a ricota.
Substitutos de queijo caseiro
Ainda há muito poucos produtos lácteos que que ainda não estão disponíveis para compra nas lojas. Percorremos um longo caminho com substitutos comerciais, mas há sempre espaço para melhorias. Nesse meio tempo, tente fazer o seu próprio caseiro queijo paneer indiano de tofu, ou, use temperos italianos para fazer um substituto de queijo ricota com tofu, perfeito para fazer uma lasanha sem laticínios de baixo teor de gordura.
Você pode sentir dificuldades em se adaptar aos novos gostos, por isso aconselhamos sempre a você ir gradualmente e se dar um tempo para adaptar aos novos cheiros e gostos. Assim, você acostumará seu paladar e aproveitará mais ainda os sabores dos substitutos do queijo.
Tem mais sugestões e dicas? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude mais veganos a encontrarem deliciosos substitutos ao queijo!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Como usar tofu nas suas receitas?
Os ingredientes vegan mais comuns e nutritivos
Lista de ingredientes não veganos no rótulo de alimentos! Cuidado!
5 pratos vegetarianos que toda criança vai gostar
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.