Muitos veganos costumavam serem viciados em queijos e pensar em desistir de queijo é a parte mais difícil de se tornar vegano. Mas seja você um vegano já que está com dificuldade em abandonar os queijos ou alguém que quer se tornar vegano e quer saber as opções veganas de queijos, mostraremos as opções e ingredientes que podem ser usados para os queijos mais deliciosos.

O que é o queijo vegano?

Os veganos não comem queijo, pois evitam qualquer tipo de produto animal. Ao contrário dos vegetarianos que estão bem com queijo, leite e ovos, os veganos não consomem produtos lácteos. Isso significa que eles evitam queijo, manteiga e leite. No entanto, existem muitas alternativas de queijo vegano que são feitas de nozes ou soja, em vez de leite de vaca. Você pode encontrá-los em muitos supermercados regulares na seção vegetariana e vegetariana refrigerada.

O queijo vegano é uma alternativa de queijo para pessoas que são veganas e querem evitar produtos de origem animal. Também é ótimo para pessoas que são intolerantes à lactose.

Em vez de leite de vaca ou de cabra, o queijo vegano é geralmente feito de diferentes tipos de nozes, leite à base de plantas, soja ou levedura nutricional para nomear apenas alguns ingredientes. Castanhas de caju e amêndoas são as nozes mais populares para o queijo não lácteo.

O queijo vegano existe desde os anos 80. No entanto, sua qualidade e sabor melhoraram significativamente nos últimos anos, à medida que o veganismo se tornou mais popular e a demanda por queijo vegano cresceu. Embora o queijo vegano no início tenha um sabor muito ceroso e artificial, agora ele pode ser muito semelhante ao queijo comum.

Algumas das alternativas de queijo vegano até mesmo derretem e se esticam como queijo verdadeiro. Infelizmente, muitos queijos veganos comprados em lojas têm uma lista de ingredientes muito longa. Por isso às vezes pode ser melhor e mais saboroso fazer o seu próprio queijo vegano em casa.

Queijos para veganos

Saber os ingredientes de boas opções de queijos veganos é o primeiro passo para começar a fazer suas próprias receitas. (Foto: Eat Sip Trip)

Como é feita uma receita de queijo vegano?

O queijo vegano pode ser feito de:

  • Oleaginosas (predominantemente cajus e amêndoas, mas também sementes de girassol ou macadâmias)
  • Óleo vegetal solidificado (por exemplo, óleo de coco)
  • Levedura nutricional (dá ao queijo vegano um sabor generoso)
  • Flocos de ágar (é obtido de algas e pode ser usado como uma versão vegana de gelatina)
  • Farinha de tapioca
  • Proteína de soja
  • Pasta de miso
  • Tofu
  • Vegetais como couve-flor, batata e cenoura
  • Culturas bacterianas e enzimas naturais

As versões que usam bactérias e leveduras não são consumidas por alguns veganos que interpretam que é de origem animal. Porém, colocamos aqui para dar mais opções para aqueles que estão em uma transição ou interpretam que esses queijos são veganos.

Como fazer um queijo vegano?

A preparação do queijo vegano depende muito do tipo de queijo que você quer fazer. Para a maioria das receitas de queijo vegan você precisa de um liquidificador de alta velocidade muito bom ou um processador de alimentos. Você também pode precisar de um pano de queijo ou um saco de leite de oleaginosas.

Um simples creme de queijo vegano é muito fácil de fazer, combinando oleaginosas hidratadas, água e um pouco de suco de limão no liquidificador. Basta misturá-lo até obter um creme suave. Você também pode adicionar levedura nutricional para um sabor mais pronunciado, bem como alho e ervas.

Para queijo parmesão vegano e molhos de queijo vegano cremoso, você também precisa de um bom liquidificador. Eles são muito fáceis de fazer e você pode guardar o queijo parmesão vegano na geladeira por algumas semanas.

Fazer queijo gratinado vegano ou queijo macio com uma casca de mofo branco como Brie ou Camembert é muito mais difícil e requer mais tempo. No entanto, com um pouco de paciência, conhecimento e trabalho, você pode fazer um incrível queijo macio rasgado vegano. E até queijo azul!

Queijo de oleaginosas

Queijo de oleaginosas é geralmente o tipo favorito de queijo dos veganos. As castanhas de caju são uma base comum para o queijo à base de plantas. Elas podem ser misturados em molhos ricos e são perfeitas para molhos de sabor suave como o Alfredo vegano. Elas também são ótimos para requeijão vegano, queijo parmesão vegano e até mesmo queijo cottage vegano. Outras oleaginosas populares para receitas de queijo vegano são amêndoas e macadâmias. Você geralmente precisa pré-hidratar as oleaginosas antes de fazer queijo vegano. Além disso, você precisa de um liquidificador muito bom para obter a textura certa.

Onde comprar queijo vegano?

É muito fácil encontrar queijo vegano nas mercearias nos dias de hoje. Basta olhar na seção refrigerada onde estão as alternativas para veganos e vegetarianos. Muitas lojas de produtos orgânicos, muitas vezes, até têm uma variedade maior de queijo vegano do que as mercearias comuns.

Se você não conseguir encontrar as alternativas de queijos à base de vegetais na loja, verifique online para as opções disponíveis.

Ficou alguma dúvida sobre os queijos veganos? Qual receita você mais gosta de fazer para substituir os queijos não veganos?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)