A soja é um dos melhores alimentos para usar na substituição das mais diversas proteínas animais. Ela traz diversos benefícios para sua saúde e pode contribuir para uma dieta mais diversificada e cheia de benefícios. Para te ajudar a aprender formas diferentes de colocar a soja na sua dieta, vamos mostrar um pouco sobre como fazer uma receita de farofa de soja bem crocante para fazer inveja em qualquer farofa tradicional.

Receitas com soja

A soja pode ser usada em muitas receitas, incluindo edamame fresco, molho para massas, e mais. Para esta receita, usamos alguns grãos de soja para criar um prato saudável, deixando sobrar ainda alguns grãos para se fazer um lanche agradável, algo em que possa ser colocado em uma bolsa ou mochila e curtir na mesa de trabalho ou em uma viagem de carro. E claro, com a receita de farofa, você tem um complemento que pode ser usado tanto em almoços quanto em churrascos vegetarianos ou veganos com seus amigos.

Receita de farofa de soja crocante e soja torrada

Para fazer a farofa de soja, você precisa da soja torrada. E a soja torrada pode ser usada como um petisco ou complemento para qualquer outra receita.

Você tem a opção de começar com a soja fresca ou com grãos de soja comprados no mercado. Nós preferimos a soja fresca porque ela é muito mais saudável, principalmente se vem diretamente da sua horta orgânica.

Primeiro você tem que remover cada grão de soja da casca. Isso leva algum tempo se você tiver grandes quantidades de soja fresca. Remover os grãos quando as cascas ainda estão molhadas torna isso mais fácil. Mantenha os grãos e use as cascas para compostagem ou jogue no lixo. Seque os grãos com papel toalha para remover o excesso de água. Você pode pular essa etapa se comprou os grãos direto do mercado.

Unte uma travessa com spray óleo. Coloque os grãos em uma única camada na travessa e polvilhe com sal.

Você vai querer torrar esses grãos de soja a 180º C graus por 30 minutos a 1,5 horas. O tempo varia muito, porque depende de quão molhadas elas estão, da quantidade, etc. Geralmente leva entre 1 hora e 1:30 pra terminar tudo.

Para qualquer um que você não for usar imediatamente, guarde em um recipiente hermético em seu armário. Elas ficam bem por um bom tempo, se você não for usar todas para fazer a farofa ou a soja tostada.

Farofa de soja

Faça uma farofa de soja crocante para ter um prato delicioso para seus pratos vegetarianos. (Foto: Blog do Típico Sabor Brasileiro)

Ingredientes

Soja fresca ou comprada no mercado

Óleo ou spray para cozinhas

Sal e temperos de sua escolha

Modo de Preparo

Leve uma panela grande com água para ferver. Adicione a soja (ainda em casca) à água fervente. Ferva por 4 minutos. Drene e lave com água fria.

Remova cada grão da vagem. Isso leva algum tempo se você tiver uma grande quantidade de soja. Remover os grãos quando as cascas ainda estão molhadas torna isso mais fácil. Bata os grãos com papel toalha para remover o excesso de água.

Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Pulverize uma panela com spray antiaderente ou óleo e coloque os grãos em uma única camada na travessa. Polvilhe com sal e tempero de sua escolha.

Asse por 15 minutos. Mexa os grãos. Asse por mais 15 minutos e mexa os grãos novamente. Repita até que estejam torrados.

Os grãos de soja levarão 30 minutos a 1,5 horas até que estejam prontos, dependendo de quão molhados eles estejam, da quantidade, etc. É melhor que você os revise a cada 15 minutos para ter certeza de que eles não queimem. Deixe esfriar e coma ou prossiga para fazer a farofa crocante.

Para fazer a farofa crocante, pegue os grãos e separe em uma proporção de 1 parte para 3 partes de outro. Se colocarmos em xícaras, será uma xícara de grãos de soja e outra parte com 3 xícaras de grãos de soja.

Pegue as 3 xícaras e bata em um processador de alimentos até virar uma farinha, ou bata no liquidificador. Separe. 1 xícara você deve triturar com as mãos ou em um processador/liquidificador até que os grãos fiquem em pedaços pequenos e crocantes, mas não virem farinha. Você pode assá-los mais uma vez, para dar ainda mais crocância, seguindo às mesmas instruções para os grãos inteiros.

Misture então os grãos triturados com a farinha e temperos e outros ingredientes que você queira e sua farofa crocante de soja está pronta.

Gostaram da receita? Deixem nos comentários o que acharam!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)