Existem várias maneiras de preparar alimentos para o freezer, até mesmo para quem é vegano. Principalmente os veganos que precisam de um almoço rápido e fácil de preparar, congelar os alimentos vai facilitar para manter a dieta vegana saudável e com muitos nutrientes sempre. Mas como congelar os almoços veganos?

Como congelar uma receita de almoço vegetariano?

O procedimento mais fácil e mais usado é colocar a comida em recipientes de vidro que tenham as quatro abas nas tampas de plástico. Estes recipientes criam um selo hermético. Vários recipientes podem ser usados ​​inúmeras vezes e não tem validade.

Frascos de conserva de vidro são igualmente fáceis. Você só precisa se lembrar de deixar 1 a 2 dedos de espaço entre o líquido e a tampa. O líquido se expande e terá um nível mais alto depois de ter congelado.

Muitos itens firmes podem ser congelados sem cobertura e, em seguida, dentro de 1 a 10 horas colocados em sacos de congelação. Itens como vagem, oleaginosas e certos doces como trufas. Você o coloca para fora, sem tocar, em uma assadeira e, em seguida, deslize a bandeja no congelador até ficarem sólidos. Isso permite que eles congelem sem ficarem grudados. Você pode ter que usar uma espátula para tirá-los da assadeira, mas eles saem com muita facilidade. Coloque-os num saco e eles estão prontos.

Às vezes você pode envolver seus itens individualmente com plástico filme. Quando terminar, coloque o grupo em um saco de freezer ou em um recipiente de plástico com tampa rígida.

Sacos para fechar a vácuo os alimentos também podem ser usados, garantindo assim também uma maior economia de espaço.

Essas técnicas valem tanto para produtos já cozidos quanto in natura. porém, sempre recomendamos só congelar os alimentos após pelo menos o branqueamento deles.

Congelando o almoço vegano

Congele seus vegetais e almoços veganos para sempre ter opções saudáveis na alimentação. (Foto: HRS Heat Exchangers)

Sopa é um almoço vegano simples que pode ser congelado

Sopas e cremes podem ser congelados nos recipientes de vidro com tampas herméticas. Você pode também colocar em sacos separados a sopa, tomando cuidado para ela não vazar. Separe em porções para o almoço, preparando purês e cremes com todos os nutrientes que você precisa. É possível também usar potes de plástico e outros recipientes para congelar suas porções de sopas, cremes e purês veganos.

Como congelar os almoços veganos: organizando a geladeira

Por fim, não se esqueça de rotular os itens. Isso torna a vida tão mais fácil. Use uma fita colada no pote com um marcador permanente para poder saber o que está em cada recipiente. Anote também a data em que o almoço foi congelado. Assim, você também terá uma ideia do prazo de validade para suas receitas, sabendo quando cada uma foi feita.

Vale lembrar que congelar os alimentos vai resultar em menos nutrientes para sua dieta. Por isso, é bom misturar um pouco de alimentos frescos que não podem ser congelados, como folhas e e certas frutas, para obter o melhor dos dois mundos. Dessa maneira, você garante que terá todos os nutrientes que espera dos alimentos.

Como você pode ver, você pode encontrar uma opção para cada situação na preparação de alimentos para o freezer. É muito gratificante abrir o seu freezer e ter alimentos saborosos esperando serem aquecidos para seu almoço.

Como vocês congelam o almoço vegano? Quais receitas recomendam para congelar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)