Comprar calçados veganos pode às vezes ser um desafio, especialmente ao tentar descobrir se os sapatos foram feitos de couro real (de um animal) ou de materiais sintéticos feitos pelo homem. Depois de alguma pesquisas, finalmente conseguimos fazer um guia rápido e indolor a seguir ao tentar encontrar sapatos livres de derivados de animais.

Os pontos mencionados abaixo são para ajudar os consumidores a encontrar sapatos feitos sem pele de animal. Há certamente desvantagens de comprar sapatos feitos de materiais tóxicos, como petróleo e PVC, no entanto, este guia é para quem está procurando evitar sapatos feitos de fontes animais. Definitivamente encorajamos a todos a procurar materiais mais ecologicamente conscientes sempre que puderem.

Conhecendo os calçados veganos

Os fabricantes de calçados e varejistas devem rotular a composição de todo o calçado, identificando especificamente os materiais usados ​​para a parte superior, forro e meia, assim como a sola dos calçados. É importante prestar atenção a todos os componentes.

Se tiver sorte, você poderá descobrir se os sapatos foram feitos com pele de animal lendo a etiqueta do calçado. Para evitar sapatos feitos de pele de animal, você deve evitar materiais marcados como couro, couro revestido, camurça e pele. É difícil saber quais dos calçados que usam esses componentes estão usando versões sintéticas. E muitas empresas podem dizer usar componentes veganos e não estar fazendo.

Os materiais amigos do vegano são feitos de qualquer outra coisa que não pele de animal, de modo que inclui tudo e qualquer coisa, desde PVC, poliuretano, borracha, tecido até outros materiais feitos pelo homem. Já existem, inclusive, empresas que imprimem tênis em 3D com materiais inteiramente ecológicos.

Como escolher calçados veganos

Escolha calçados veganos para evitar usar calçados que possam ter derivados de animais, contribuindo para um mundo mais sustentável. (Foto: LiveKindly)

Familiarize-se com estes símbolos de calçados sustentáveis e veganos

Você já se perguntou o que significam as etiquetas que são colocadas nos sapatos, além de símbolos que poucas pessoas entendem? Na verdade, é um pictograma útil informando de quais materiais os sapatos foram feitos, uma indicação para te ajudar a entender melhor os componentes do calçado. A composição do sapato será feita a partir de uma ou de uma mistura dos seguintes materiais.

  • Couro
  • Couro revestido
  • Têxtil
  • Outros materiais

Para evitar sapatos feitos de couro ou pele de animal, você obviamente quer evitar os símbolos de couro e de couro revestido e, em vez disso, optar por sapatos com o símbolo têxtil ou de outros materiais.

Na figura abaixo, os 4 símbolos usados para descrever os materiais de construção do calçado:

Símbolos para calçados

Os símbolos são os usados para descrever o material com o qual os calçados são feitos. (Foto: calçados sustentáveis)

Mas é importante tomar um pouco mais de cuidado do que apenas observar os materiais de construção do calçado. Observe que, por exemplo os únicos símbolos no pictograma podem ser Outros materiais. Isto significa que estes sapatos foram feitos de outros materiais, mas não necessariamente materiais ecológicos ou materiais que não tenham alguma procedência animal. É bom ver a lista de composição de materiais do calçado e pesquisar online pela marca e pelo calçado, descobrindo se algum dos componentes pode ter vindo de fontes não confiáveis.

Tênis, botas e calçados veganos no Brasil: são caros? Onde encontrar?

Existem diversas opções no Brasil de tênis, botas, sandálias, chinelos e diversos outros calçados veganos. É muito mais fácil encontrá-los em lojas especializadas em produtos veganos ou online, apesar de muitas grandes empresas varejistas estarem também vendendo calçados feitos com materiais sustentáveis e veganos. Você vai precisar fazer um pouco de pesquisa, mas vai valer a pena para evitar de ter problemas em acabar comprando produtos que tenham qualquer tipo de derivado animal.

Já na questão de valores, os calçados também vão variar bastante, dependendo muito do tipo de material usado. Mas já existem muitos modelos baratos, se você tiver a disposição de pesquisar.

Este é definitivamente um guia rápido, mas ele é extremamente útil e um excelente ponto de partida para encontrar calçados veganos, livre de qualquer derivado animal.

Conhece alguma marca de calçados veganos? Qual?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)