A quitosana é derivada da quitina, um açúcar fibroso que forma o principal componente dos exoesqueletos de insetos e crustáceos. Ela também pode ser encontrada em cogumelos e alguns vegetais, de onde são tirados os nutrientes para os veganos e vegetarianos. Seus benefícios são os mais variados, e importantes para ajudar em certas doenças.

O que é quitosana?

É o amino polissacarídeo mais abundante e, quando ingerido, fornece uma forma de fibra insolúvel que o corpo não pode absorver ou digerir.

A quitosana é usada principalmente na área médica para tratar pacientes com pacientes de Crohn, colesterol alto e insuficiência renal em diálise. Também foi usado para tratar cáries, esfregando-o diretamente nas gengivas ou adicionando-o às gomas de mascar.

Nos últimos anos, embora o medicamento tenha sido usado para tratar a obesidade e esteja disponível como um suplemento de perda de peso sem receita.

A ideia é que a quitosana é diferente de outras fibras, pois possui uma carga iônica positiva e, portanto, é capaz de se ligar quimicamente com as gorduras carregadas negativamente em seu corpo.

Como você não pode absorver ou digerir a fibra, ela retira as gorduras do trato digestivo e é eliminada sem absorção . Por esse motivo, é classificado como aglutinante ou “ímã de gordura” em vez de queimador de gordura.

No entanto, embora muitos ensaios clínicos tenham sido realizados sobre o medicamento como um complemento para perda de peso, sua eficácia permanece em disputa.

Quitosana emagrece?

Ao procurar evidências de produtos para perda de peso (ou qualquer outra coisa), você deve sempre seguir os desenhos de estudo mais rigorosos.

O desenho do estudo padrão-ouro é um estudo controlado randomizado (ECR), pois fornece evidências clínicas imparciais e de que um medicamento ou suplemento tem efeito. Outro projeto de boa qualidade é a revisão sistemática. Esta é uma ferramenta de pesquisa secundária, na qual uma série de estudos clínicos, como ECRs, são coletados e analisados ​​como um mega estudo. Juntos, esses métodos de pesquisa são a pedra angular da medicina baseada em evidências.

Fontes de quitosana

Certos vegetais e fungos tem a quitosana, que pode ser uma ótima fonte de nutrientes para sua saúde. (Foto: ChiBio Biotech)

Primeiro estudo:

Tomando essas informações em consideração, um estudo promoveu revisão sistemática de todos os ensaios clínicos randomizados relevantes sobre quitosana e seus efeitos na perda de peso. Na revisão, 14 estudos separados contendo um total de mais de 1000 participantes foram incluídos. Inicialmente, os revisores pensaram que haviam encontrado alguns benefícios clínicos para a quitosana – uma perda adicional de 1,7 kg de peso ao longo de um período de 4 semanas ou mais. Essa é uma grande quantidade. No entanto, quando a análise foi realizada novamente – desta vez apenas com estudos de alta qualidade – essa perda de peso adicional desapareceu. Os ensaios de alta qualidade descobriram que o efeito da quitosana no peso corporal era mínimo e improvável que tivesse significado clínico.

Segundo estudo:

Este estudo de alta qualidade utilizou um desenho de ECR e 250 participantes com sobrepeso para avaliar os efeitos da quitosana na perda de peso. Durante um período de 24 semanas, os participantes receberam 3 g da quitosana ou um placebo. No final do estudo, os dois grupos haviam perdido peso. A quitosana, no entanto, não causou mais perda de peso do que o placebo. Também não foram observadas diferenças entre os grupos quanto aos níveis de colesterol, pressão arterial, açúcar no sangue ou qualidade de vida.

Terceiro estudo:

Este estudo usou um desenho de meta-análise São como revisões sistemáticas, mas contêm estatísticas próprias – uma abordagem de alta qualidade à pesquisa clínica. Ao todo, 386 pacientes de 5 estudos separados foram incluídos nos dados. A equipe de pesquisa queria avaliar se a quitosana ajudou aqueles que estavam entre 10 a 25% acima do peso, a perder massa gorda. Eles descobriram uma diferença fraca, mas estatisticamente significante, com o grupo quitosana perdendo mais peso do que os grupos placebo. No entanto, o autor do estudo de revisão registrou que eles tinham preocupações com a qualidade de alguns dos estudos – particularmente aqueles financiados por fabricantes de produtos quitosanos.

Ponto-chave: Grandes análises de pesquisas não encontraram benefício em usar a quitosana para perda de peso. Os estudos que relataram benefícios podem ter sido confundidos com uma metodologia de pesquisa deficiente.

Existem efeitos colaterais da quitosana?

Se você é alérgico a mariscos, provavelmente deve evitar este suplemento.

Há um debate em andamento sobre pessoas alérgicas à carne de moluscos, não à própria concha, mas até que isso seja resolvido, sugerimos que você perca.

Mesmo se você não é alérgico a moluscos, precisa estar ciente de que a quitina pode aumentar os níveis de arsênico no sangue. A própria concha pode conter quantidades relativamente altas e o uso a longo prazo pode colocar você em risco de envenenamento.

Além disso, se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, precisará falar com seu médico antes de considerar usá-lo. É o mesmo se você tomar qualquer tipo de medicamento para diabetes.

Como este medicamento elimina gorduras do corpo sem digestão, você corre o risco de má absorção e deficiência de vitaminas solúveis em gordura se usá-lo por um longo período de tempo. As vitaminas A, D, E e K são transportadas em gorduras e a quitosana pode impedir que você as absorva. O mesmo vale para minerais como magnésio, cálcio e selênio.

Isso pode levar a uma série de preocupações médicas. Fora isso, os efeitos colaterais que você pode esperar deste medicamento são desconforto estomacal, gases e constipação. Também pode causar náusea também.

Ficaram algumas dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)