Como fazer babaganoush?

Na sua forma mais básica, o baba ganoush é feito com berinjela, tahine, azeite, suco de limão, alho e sal. Descobri que a adição de um pouquinho de cominho em pó, páprica defumada e salsa fresca leva ao próximo nível.

Babaganoush é semelhante ao hummus, mas exige berinjela grelhada ou assada em vez de grão de bico. Os dois molhos tiveram origem no Mediterrâneo Oriental e costumam ser servidos com pão pita e vegetais crus e crocantes. Você pode usar babaganoush como hummus – como um molho ou pasta.

Como fazer babaganoush?

Existem algumas considerações quando se trata de baba ganoush. Primeiro: você assa a berinjela ou grelha? Como não tenho grelha, assei minha berinjela e ficou ótima. Então, você não precisa de uma grelha para este babaganoush.

Para compensar o sabor grelhado, cortei pela metade as berinjelas e as assei com o lado cortado para baixo, para uma delícia caramelizada. (Assá-los ao meio também significa que sua berinjela cozinha mais rápido e você não corre o risco de uma berinjela inteira explodir dentro do forno.) O uso de páprica defumada como guarnição também adiciona um pouco de fumaça.

Assar as berinjelas até que elas desmoronem ajuda a concentrar o sabor e garantir que seu molho seja suave como a seda. Nesse ponto, é fácil virar a berinjela e retirar o interior. Descascar a pele da berinjela não é uma boa ideia para mim.

A próxima consideração é como extrair o máximo de umidade possível da berinjela. Felizmente, nosso método de torrefação já ajudou a eliminar muito. Apenas deixe a berinjela descansar em uma peneira por alguns minutos e mexa para liberar ainda mais.

A próxima pergunta – você mistura o molho manualmente ou o prepara no processador de alimentos? Sou um grande fã do meu processador de alimentos, mas não é necessário para esta receita. Tradicionalmente, o babaganoush tem alguma textura e a berinjela assada se desfaz facilmente quando você a mexe com um garfo.

Minha última dica é salgar o molho generosamente – a berinjela é inerentemente amarga e o sal reduz essa amargura. Esse molho não é verdadeiramente bom até que seja temperado adequadamente com sal.

Receita de babaganoush

Saboroso e cheio de nutrientes, o babaganoush pode incrementar muito sua dieta. (Foto: Simply Recipes)

O que servir com babaganoush?

O babaganoush básico é sempre vegano, sem glúten e sem nozes. Isso faz do babaganoush um ótimo aperitivo para festas para os hóspedes que seguem dietas especiais – desde que seus acompanhamentos sejam adequados.

É uma boa ideia servir o babaganoush com vegetais crus resistentes, como palitos de cenoura, rodelas de pepino e palitos de pimentão. Fatias de pita torrada ou batatas fritas também são ótimas.

Para um prato completo do Mediterrâneo, sirva este babaganoush com hummus e ervas ou molho de tahine e saladas frescas. Recomendo salada de cenoura, grão de bico e endro, salada libanesa de feijão-salsa e limão, uma salada de quinoa ou tabule de abacate.

Berinjela árabe: a receita do babaganoush

Tempo de preparação: 20 minutos

Tempo de cozimento: 35 minutos

Tempo total: 55 minutos

Rendimento: 6 porções

Categoria: Aperitivo

Método: Assado

Cozinha: Libanesa

Ingredientes:

Sugestões para servir: fatias de pão árabe aquecido ou torrado, palitos de cenoura, tiras de pimentão, fatias de pepino, etc.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 230 graus C com um rack no terço superior do forno. Forre uma assadeira grande com papel manteiga para evitar que a berinjela grude na panela. Corte as berinjelas ao meio longitudinalmente e pincele levemente os lados cortados com azeite. Coloque-os na panela preparada com os lados cortados para baixo.

Asse a berinjela até que o interior fique bem macio e a pele entre em colapso, cerca de 35 a 40 minutos (isso pode levar mais tempo se você estiver usando uma berinjela grande). Deixe a berinjela esfriar por alguns minutos. Vire as berinjelas e retire a carne com uma colher grande, deixando a pele para trás.

Coloque um filtro de malha sobre uma tigela, transfira a carne para o filtro e descarte as peles. Escolha qualquer pedaço de casca de berinjela e descarte. Você deseja remover o máximo de umidade possível da berinjela aqui, então deixe a berinjela descansar por alguns minutos e agite / mexa a berinjela para liberar um pouco mais de umidade.

Descarte todas as gotas de berinjela, escorra e limpe a tigela e despeje a berinjela na tigela. Adicione o alho e o suco de limão à berinjela e mexa vigorosamente com um garfo até que a berinjela se quebre. Adicione o tahine à tigela e mexa até incorporar. Enquanto mexe, regue lentamente o azeite. Continue mexendo até que a mistura fique pálida e cremosa, e use o garfo para quebrar qualquer fio particularmente longo de berinjela.

Misture a salsa, o sal e o cominho. Tempere a gosto com mais sal (normalmente adiciono mais uma colher de chá) e mais suco de limão, se você quiser um sabor mais azedo.

Transfira o babaganoush para uma tigela e regue levemente o azeite por cima. Por fim, polvilhe salsa e páprica defumada por cima. Sirva com acompanhamentos de sua escolha. Também é ótimo em sanduíches!

Dicas para a receita com berinjela

Berinjelas grandes tendem a conter mais sementes, o que pode produzir uma textura incômoda. Portanto, é melhor usar 2 berinjelas pequenas que pesam menos, em vez de 1 grande. Escolha berinjelas brilhantes e macias (sem partes moles) e que sejam pesadas pelo tamanho. Transforme sua berinjela em babaganoush imediatamente, pois a berinjela madura tem um sabor mais amargo.

Sobras de bab ganoush podem ser armazenadas em um recipiente hermético na geladeira por cerca de 4 dias (acho que é melhor servir fresco, mas alguns dizem que tem um sabor melhor depois de um ou dois dias). Gosto de deixar minha sobra babaganoush quente até a temperatura ambiente antes de servir, mas outros preferem que ela esfrie, então deixarei isso para você.

Você pode reduzir o azeite para 2 a 3 colheres de sopa. Seu molho não será tão rico e cremoso, mas ainda será muito bom!

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário