5 lanches veganos para todo o dia

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

Se você está constantemente em movimento, você provavelmente passou fome indesejada em um momento inconveniente. Não importa se você está preso à sua mesa ou sentado no trânsito, às vezes é inevitável precisar de um lanchinho. Se você quiser manter o foco, energizado e evitar comer demais mais tarde, é importante estar preparado com lanches veganos quando surgem sentimentos de fome. Infelizmente, a maioria dos alimentos de conveniência comprados em lojas é sinônimo de lixo artificial e ingredientes nutricionalmente vazios. Além disso, pode ser difícil encontrar opções de lanches portáteis que não contenham ingredientes animais, o que torna ainda mais frustrante quando a fome chega. E enquanto tigelas de smoothie e pratos de hummus são deliciosos lanches à base de vegetais, não é exatamente prático jogá-los em sua bolsa no meio de um dia atarefado. Para manter a fome sob controle mesmo nos dias mais movimentados, prepare com antecedência esses deliciosos e saudáveis ​​lanches veganos e leve-os com você na próxima vez que estiver fugindo.

Leia também

Lanches veganos: chips de couve

Se você adora petiscos salgados com bastante crocância, é provável que você tenha desejos por itens essenciais e não saudáveis, como batatas fritas. Se você quer algo salgado para mastigar que ainda oferece benefícios nutricionais, batatas fritas caseiras são uma excelente escolha. Esta receita para os chips de couve não requer um desidratador e é surpreendentemente simples de fazer. Estes são um lanche vegano perfeito para você se preparar com antecedência e jogar na sua bolsa quando souber que vai ter um dia muito corrido.

Ingredientes

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Desenrole a couve e rasgue-a em pedaços pequenos e separe. Em uma tigela pequena, misture a manteiga e as especiarias. Bata na água com a colher de sopa até que a mistura tenha uma consistência espessa mas derramável. Quanta água você usa dependerá da consistência da sua manteiga de amendoim: quanto mais fina a manteiga de amendoim, menos água você precisará. Em uma tigela grande, misture a mistura de couve e manteiga. Certifique-se de que cada pedaço de couve é revestido na mistura. Asse as batatas fritas numa assadeira forrada de papel manteiga por 30 minutos, verificando a cada dez minutos aproximadamente para ter certeza de que os chips não estão queimando. O tempo de cozimento varia de acordo com vários fatores, portanto, esteja atento! Retire do forno e deixe esfriar; os chips continuarão a ficar crocantes fora do forno.

Lanches veganos

Que tal os chips de couve? Uma delícia para qualquer hora do dia! (Foto: Happy Herbivore)

Petiscos veganos: Barras de Granola

Frequentemente comercializado como alimento saudável, barras de granola compradas em lojas podem ser enganosamente insalubres. Frequentemente elas são embaladas com cargas de açúcar e conservantes não naturais, preparando você para exagerar no açúcar em vez de te dar um impulso de energia. Felizmente, as barras de granola veganas são bastante simples e baratas de se fazer em casa, com muita versatilidade para experimentar novos ingredientes que você tem na cozinha. Nós amamos esta receita sem glúten que não contém adição de açúcar e muitos nutrientes.

Ingredientes

Modo de Preparo

Primeiro, adicione os ingredientes secos em um misturador, as nozes, amendoim, aveia e a pitada de sal. Misture lentamente, depois pulse para controlar o quão finamente os ingredientes secos são misturados. Você quer alguma textura. Deixe alguns pedaços pois faz um barra melhor. Retire os ingredientes e coloque em uma tigela grande. Em seguida, adicione o coco ralado, e as cerejas em fatias finas, misturando levemente. Agora é hora de preparar os ingredientes molhados.

Adicione a manteiga de caju, o óleo de coco e a baunilha em uma panela. Coloque em uma panela em fogo baixo e mexa. Você só precisa aquecer por 1 a 2 minutos. Retire do fogo. Adicione isso à mistura seca e misture. Vai parecer quebradiço. Isso está ok. Não misture demais.

Retire a mistura da tigela e coloque-a em uma assadeira forrada com papel manteiga. Você pode usar uma colher ou espátula para remover. Ao colocá-lo na panela, guiando suavemente na forma de um quadrado.

Agora coloque outra assadeira sobre ela e aperte suavemente. Remova a folha de cima. Você pode usar uma faca de manteiga ou os dedos para limpar e formar as bordas em uma forma uniforme.

Enrole o quadrado usando o papel de pergaminho em ambos os lados dele. Dobre os lados sobre o quadrado.

Depois de embrulhado, congele por pelo menos uma hora. Corte em seis pedaços.

Se você não os estiver comendo imediatamente, volte a congelar ou refrigerar as peças restantes.

Lanche vegetariano: petiscos de energia

Quando o seu açúcar no sangue está caindo e você precisa de sustento o mais rápido possível, os petiscos energéticos caseiros são um salva-vidas. Esses lanches veganos levam apenas 10 minutos para serem preparados, oferecendo uma solução leve mesmo para as agendas mais agitadas. Eles também são adequados para uma dieta vegana crua, e uma rápida pesquisa irá provar que as opções de receita são infinitas, o que faz deste um ótimo lanche “para comer” que nunca ficará entediante.

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade e pulse até ficar bem combinado e pegajoso. Retire e role em bolas com as mãos. Leve à geladeira por 15 minutos e sirva. Guarde na geladeira por até uma semana.

Pipoca de couve flor

Aproveite uma pipoca de couve flor para tirar mais benefícios desse ótimo vegetal. (Foto: My Whole Food Life)

Petiscos veganos: “Pipoca” de couve-flor

Para quem gosta de petiscos vegetais, mas precisa comer em dias movimentados, esta receita de pipoca de couve-flor é uma vencedora. Este lanche vegano criativo e saboroso pode ser preparado em um desidratador ou no forno e contém uma abundância de ingredientes saudáveis ​​e naturais para mantê-lo energizado até a próxima refeição. O molho picante é maravilhosamente viciante e você definitivamente vai querer fazer essa receita de novo e de novo.

Ingredientes

Modo de preparo

Pique a couve-flor em pedaços minúsculos, cortando as florzinhas o menor possível para obter a pipoca mais crocante e saborosa. Coloque todos os ingredientes para o molho em um liquidificador de alta velocidade e misture até que a mistura atinja uma consistência uniforme espessa. Despeje ou coloque o molho em uma tigela grande e reserve.

Atire os pedaços da couve flor em sua mistura e mexa até que cada pedaço esteja bem coberto com o molho. Coloque suas florzinhas picantes de couve-flor de búfalo em suas bandejas de desidratador. Polvilhe um pouco de sal marinho ou ervas favoritas por cima da sua couve-flor. Desidrate a 46º C por 12 a 24 horas, até a crocância desejada. Quanto mais tempo você desidratar, mais crocante será sua couve-flor.

Petiscos veganos: Grão de bico torrado

Cheio de proteína, fibra e uma textura deliciosa, se você precisa de um lanche barato e fácil de preparar, talvez não exista nada melhor do que o grão de bico torrado. O sabor versátil se presta a receitas que são salgadas, doces, picantes e tudo mais. Eles são extremamente portáteis e fáceis de comer, não importa onde você esteja. Experimente esta receita de grão de bico serve para um lanche nutritivo que tem gosto delicioso.

Ingredientes

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 220º C. Coloque o grão de bico escorrido e lavado em uma toalha de cozinha limpa (ou toalhas de papel) e seque. Coloque o grão de bico em uma assadeira grande e regue-os com o azeite. Adicione o sal e pimenta moída na hora e misture até distribuir uniformemente.

Assar o grão de bico a 220º C  por 15 minutos. Retire do forno e misture o grão de bico com uma espátula ou colher de pau. Asse o grão-de-bico por mais 10 minutos ou até que estejam dourados e crocantes (mas não muito secos).

Regue o grão de bico com o vinagre, misture e coloque-os de volta no forno por mais 30 segundos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de comer (o sabor de sal e vinagre será mais pronunciado quando estiver morno, em vez de ficar bem quente do forno).

E aí, quais desses petiscos vocês mais gostaram? Quais recomendariam?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário