Receita de feijoada vegana

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

A feijoada é um dos mais tradicionais pratos da cozinha brasileira. Sua história tem uma origem bem triste, pois os escravos tinham que aproveitar ao máximo os nutrientes dos restos que os senhores de engenho jogavam foram dos animais. Mal eles sabiam que com nutrientes da natureza, eles poderiam fazer uma feijoada saborosa e extremamente nutritiva.

Mais de uma opção de feijoada vegana

Sabemos que o paladar vegano é muito aguçado, e que muitas pessoas ainda estão em uma dieta de transição para o veganismo. Por isso, escolhemos mais de uma receita de feijoada vegana, desde uma opção que tenta simular ao máximo o gosto de uma feijoada tradicional, a uma que tenta distanciar-se do sabor tradicional e proporcionar uma experiência mais vegana para o paladar.

Leia também

Feijoada vegana tradicional

Essa é a receita de feijoada vegana mais comum encontrada em sites e revistas especializadas. Muitas pessoas torcem o nariz para o tofu, porém, mas esse substituto do queijo é muito mal usado porque não é bem temperado pelos cozinheiros amadores. Uma dica: deixe ele de molho em temperos ou no feijão de um dia para o outro, e ele ficará com o sabor que você quiser.

Ingredientes

Receita de feijoada vegana

Uma feijoada vegana tradicional pode ainda levar um vinagrete de acompanhamento, o que agrada bastante quem está em uma dieta de transição. (Foto: www.diabeticool.com)

Modo de preparo

Prepare o feijão normalmente, limpando e deixando de molho em água por 6 horas e trocando antes do cozimento. Cozinhe em panela de pressão com 1,5 litros de água, 2 folhas de louro e tofu defumado em pó (ou outro preparo em pó, se for de sua preferência e gosto). Espere acabar a pressão da panela, retire duas xícaras de feijão, bata no liquidificador, e retorne com essas xícaras para a panela, dando cremosidade a sua feijoada. Retire as folhas de louro.

Enquanto o feijão fica pronto na panela de pressão, deixe o shitake hidratando em um pote com água e molho shoyu ou outro molho de sua preferência, e uma pitada de molho curry. Coloque o tofu defumado e reserve a água após remover o shitake.

Separe, lave, e pique em cubos o inhame, a cenoura, a batata doce, a berinjela e a abobrinha. Pique as salsichas veganas.

Em uma frigideira, refogue 2 dentes de alho picados com azeite, e depois refogue cada vegetal separadamente. Todos os itens refogados devem ir sendo colocados na panela de pressão, que deve ser acesa sem tampar) e o cozinheiro deve acompanhar, vendo se os legumes e as verduras estão macios. Vá acrescentando pouco sal e pimenta, cozinhando em fogo baixo, até ficar à seu gosto. Sirva com arroz integral, bife de soja, e couve refogada.

Feijoada vegana sem tofu

Não adianta: tem vegano que não consegue gostar de tofu. Esse ingrediente, geralmente usado como substituto do queijo, não agrada a todos mesmo, se não for muito bem preparado. E por isso, damos a receita de uma feijoada que não usa ele como ingrediente.

Ingredientes

Feijoada vegana para agradar aos diversos paladares

Que tal essa receita de feijoada vegana com vegetais hein? Dá até água na boca, não é? (Foto: tainagaspar.com)

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho em 6 xícaras de água por 6 horas, e troque a água antes de levar a uma panela de pressão, com as folhas de louro.. Deixe cozinhar por 30 minutos. A panela deve perder a pressão naturalmente, e o feijão deve ficar macio. Remova as folhas de louro. Bata uma xícara do feijão no liquidificador e volte para a mistura, para deixar a feijoada mais cremosa.

Com o feijão pronto, refogue uma cebola e o alho em uma panela por 5 minutos. Acrescente o tomate, o feijão já pronto, o milho, o louro, o sal, e a pimenta. Cozinhe até os demais ingredientes ficarem prontos, adicionando a abóbora e a batata doce/berinjela e cozinhando por mais 15 minutos. Sirva com cheiro verde e arroz integral, farofa vegana, e bacon de soja.

Feijoada com legumes: vegana e gourmet

Como sempre, gostamos de colocar uma receita mais incrementada, uma variação mais sofisticada das receitas, para agradar aos paladares veganos mais exigentes.

Ingredientes

Modo de preparo

Lave o feijão, e deixe o feijão de molho por seis horas, lave trocando a água, e coloque para cozinhar em panela de pressão, com as folhas de louro. Depois de 30 minutos, deixe a panela esfriar naturalmente, e verifique se o feijão está macio. Bata uma xícara do feijão e misture de volta, para deixar cremoso.

Enquanto o feijão cozinha, no forno, torre as castanhas e o amendoim no forno, aquecido a 180º por 15 a minutos. Lave os cogumelos, deixando-os de molho por 30 minutos a uma hora. Reserve a água do molho. Ao final do tempo de molho, pique as cebolas e corte a salsicha vegana em cubos médios. Misture os ingredientes em uma panela e aqueça por até 20 minutos.

E aí, como ficaram suas receitas? Gostaram? Contem como vocês também mudarem as receitas para seus gostos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário