A jaca é a maior fruta nascida em árvore do mundo e também é muito boa para você. Como a jaca está se tornando cada vez mais popular como alternativa à carne, você precisará saber como cortar e preparar esta fruta assustadora. Embora eu tenha aprendido que definitivamente não é fácil, também não é totalmente impossível.

A carne vegana de jaca perfeita começa com a escolha da fruta

Muitas vezes, você não terá o luxo de escolher sua jaca no supermercado da mesma maneira que escolheria um abacate ou uma maçã. Mercearias e supermercados geralmente trazem poucas jacas, como se estivessem esperando que esses compradores especiais aparecessem e corressem o risco de comprar uma fruta inteira.

No entanto, se você tiver a opção de escolher sua jaca, é importante garantir que ela seja macia. Se você pode empurrar suavemente a jaca e permitir que ele deixe recuos suaves com os dedos, é provável que a jaca esteja perfeitamente madura. Ao contrário de muitas outras frutas, você também pode sentir o cheiro de uma jaca madura. Emite um odor forte a doce quando maduro, que é irresistível: quase faz você se sentir como se estivesse em uma ilha tropical.

Se você compra uma jaca que não está madura, tudo bem também. Só precisa de tempo para amadurecer. Se você tentar cortar uma jaca que ainda não está madura, não há garantia de que você vencerá essa batalha. As jacas são complicadas, por isso é uma necessidade absoluta garantir que sua jaca esteja madura antes de decidir cortá-la.

Suprimentos necessários para a receita de carne de jaca

Você não pode cortar uma jaca sem usar luvas de látex ou borracha. Algumas pessoas também optam por untar as mãos e a faca com óleo. Embora essa também seja uma opção viável, acho que parece um desastre escorregadio esperando para acontecer, especialmente se suas habilidades de corte não forem as melhores. As luvas (ou óleo) são necessárias porque as jacas contêm uma resina/látex natural e pegajosa que causa uma grande bagunça quando a fruta é aberta.

Você também deseja alinhar sua superfície de corte com algo que possa ser jogado fora ou removido para tornar a limpeza uma experiência simples e sem complicações. Quando cortamos nossa jaca, forramos a mesa com saran, o que definitivamente facilitou a limpeza.

Por fim, lave a jaca antes de cortá-la. Como com qualquer outra fruta, você quer ter certeza de que sua jaca está limpa. Mas não se deixe enganar: definitivamente não vai ficar assim por muito tempo, pois o látex da jaca é muito pegajoso.

Carne de jaca na dieta

A carne de jaca pode ser o sabor necessário para sua dieta vegana ou vegetariana. (Foto: Bunzl Catering)

Como cortar a jaca para obter a carne?

O processo exige força, resistência e determinação. A maneira mais eficaz de cortar a jaca era primeiro dividi-la pela metade do comprimento. Você pode cortá-la longitudinalmente novamente. Enquanto muitas pessoas sugerem cortá-la em quartos, pode ser melhor cortar a jaca em vários segmentos longos.

Em seguida, corte o núcleo sólido dentro da jaca e comece a remover os bolsos de frutas macias e alaranjadas que estão dentro da jaca. Há basicamente um monte de “coisas” extras lá dentro, e precisa lutar com isso para conseguir a “carne”, que realmente parece um híbrido entre goiaba, mamão e manga. Também existem sementes gigantes na jaca, mas você pode salvá-las e cozê-las ou assá-las como castanhas.

Faça um teste de alergia antes do teste de sabor

Como em qualquer coisa, é possível ser alérgico à jaca. Embora a jaca não esteja no topo do radar para pessoas que reagem negativamente a frutas e vegetais que contêm látex de borracha natural, ainda é importante saber que existe a síndrome da fruta, portanto as pessoas com muitas alergias a frutas e vegetais devem verificar se são alérgicos a jaca antes de consumi-la.

Minha amiga realizou seu próprio teste de alergia coçando levemente a pele e coçando a pele e depois esfregando um pequeno pedaço de jaca nessa área. Dentro de alguns minutos, ela desenvolvera ligeiras colmeias na pele, deixando claro que não iria comer a jaca. Como em qualquer coisa, é melhor verificar se você terá a mesma reação negativa.

Experimentando sua jaca crua

A jaca pode ser comida crua e é assim que eu prefiro. A textura é um pouco pegajosa, mas o sabor é realmente doce, único e delicioso. É como se uma banana, mamão, goiaba, manga e abacaxi tivessem um bebê. O sabor é tropical, doce, mas não tanto. É verdadeiramente diferente de qualquer outra fruta, e é uma boa ideia experimentar a jaca crua antes de decidir cozinhá-la.

Como fazer a carne de jaca?

Eu vou dar a dica a partir de uma experiência ruim que tive ao preparar a carne de jaca com amigos. Infelizmente, nos não poderíamos ter feito um trabalho pior ao cozinhar a jaca, e é seguro dizer que definitivamente fizemos algo, ou talvez tudo, errado. Acabamos de adicionar um pouco de azeite à jaca e colocá-la no forno como se estivéssemos assando abobrinha ou qualquer outro vegetal. A jaca começou a cheirar horrivelmente enquanto cozinhava, e o produto final era queimado por fora, mas ainda viscoso e meio cru por dentro. Definitivamente não foi agradável, mas fomos os culpados. Cozinhe sua jaca seguindo uma receita.

Existem muitas maneiras deliciosas de preparar a carne de jaca. O método mais comum é a carne desfiada, que é uma alternativa vegetariana ou vegana a um sanduíche de churrasco. Você também pode colocar jaca nos rolinhos primavera e na pizza ou fazer tacos de jaca. E se você não está disposto a enfrentar o desafio de lutar com a jaca, pode comprar jaca em cubos em lata, para não precisar se preocupar em cortá-la.

Para fazer a carne de jaca, aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione cebola, alho e refogue por cerca de 5 minutos, até que a cebola amoleça e comece a dourar.

Adicione a jaca picada, um caldo de sua escolha, e todos os temperos de sua escolha na panela e tampe. Reduza o fogo e deixe ferver até a jaca amolecer um pouco e cerca de 1/2 do líquido ser absorvido. Cerca de 5 minutos.

Agora pegue um espremedor de batatas e esmague toda a jaca para obter uma textura desfiada. Se você achar um pouco úmido, cozinhe um pouco mais. Se você achar um pouco seco, basta adicionar um pouco de caldo de legumes.

Simples, não é?

Com uma variedade de opções de preparação de jaca, você nunca precisa comê-la da mesma maneira duas vezes. Cru ou cozido, definitivamente vale a pena experimentar a jaca. Você pode experimentar por si mesmo, se decidir cortar e preparar a jaca do zero ou ir direto para a lata. Não importa o quê, com certeza será agradável.

Como vocês preparam a jaca? Como temperam a jaca?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)