Seitan: receita caseira e onde comprar!

Escrito na categoria "Dieta vegana e vegetariana" por André M. Coelho.

Não há necessidade de gastar uma tonelada de dinheiro ou tempo em receitas preparadas de seitan. Este método é simples e delicioso para preparar esta carne de trigo.

Mas antes de começar, vamos abordar algumas das armadilhas seitan. O maior erro cometido por iniciantes está em ferver em vez de “chiar”. Ebulição é ótima, mas se você está tentando fazer a receita perfeita de seitan, um chiar brando vai criar os pedaços de seitan que são perfeitos para cortar e temperar.

O que nos leva à próxima regra de seitan, que é sempre temperar suavemente o seitan em um pouco de azeite antes de adicionar ingredientes. Um refogue por 5 minutos é tudo que você precisa. Usar uma panela de ferro fundido para refogar vai marcar ainda mais pontos, porque dá as fatias de grande sabor.

Ingredientes para uma receita caseira de Seitan

Receita de seitan

Saboroso e suculento. O seitan é uma opção para todos os gostos, mesmo aqueles que não gostam de comida vegetariana. (Foto: www.getvegucated.com)

Para o caldo de ebulição

Encha uma panela com a água, caldo de carne e molho de soja, cubra e leve para ferver. Nesse meio tempo. em uma tigela grande, misture o glúten e o fermento. Em uma tigela pequena misture o caldo de carne, o molho de soja , suco de limão, azeite e alho. Despeje o molhado no seco e combine com uma colher de pau até que a maior parte da umidade seja absorvida e parcialmente agregada com os ingredientes secos. Use as mãos e misture por cerca de 3 minutos até criar uma massa elástica . Divida em três partes iguais com uma faca e, em seguida, amasse os pedaços em sua mão apenas para esticá-los um pouco. Deixe descansar até que o caldo chegue a uma fervura cheia.

Depois que ferver, abaixe o fogo. Adicione os pedaços e cubra parcialmente panela para que o vapor possa escapar. Deixe ferver por 45 minutos, virando ocasionalmente. Desligue então o fogo e tire a tampa, deixando descansar por 15 minutos. Retire do caldo e coloque em uma peneira até que esteja bom o suficiente para manusear. Fatie e use como desejar.

Se você não gostou da nossa receita, tem uma um pouco modificada no vídeo abaixo:

Mas se eu não quiser fazer, onde comprar?

Entendemos se caso você não tiver tempo para preparar a receita ou quiser comprar o seitan pronto para quando você tiver vontade. Neste caso, você pode encontrar Seitan em:

Pode ser um pouco complicado encontrar estas lojas, principalmente em cidades do interior. Mas com a popularização de receitas naturais e vegetarianas ultimamente, não deve ser difícil encontrar, mesmo que online, o seitan. Na pior das hipóteses, você pode dedicar um tempinho para fazer a receita e armazenar por pelo menos uma semana para um bom e saudável consumo.

Gostou da receita? Quer ver mais receitas? Não deixe de pedir nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário