Carne de soja, como preparar?
Proteína Vegetal Texturizada, ou PVT, é uma espécie de alimento maravilhoso. A combinação perfeita de perfil nutricional incrivelmente versátil, barato e A +. Feita a partir de farinha de soja desidratada e desidratada, a PVT é uma proteína completa e fornece uma grande quantidade de nutrientes diários.
Mas a verdadeira diversão e fascínio da PVT vem com a culinária. Pela mesma razão que uma tela em branco é empolgante, a PVT é empolgante – é uma tela totalmente em branco, cheia de potencial e pronta para enfrentar qualquer coisa que você esteja sentindo naquele momento.
Leia também
Quer ir picante? A PVT pode fazer isso.
Quer um café da manhã quente e doce? A PVT também pode fazer isso.
O que soa um pouco como a tubulação de plástico é, na verdade, um veículo de alta proteína para qualquer sabor que você esteja desejando.
Como qualquer ingrediente, a PVT requer um preparo mínimo, embora mínimo, para que você possa começar a usá-lo em receitas. Primeiro, vamos ver como preparar sua proteína de soja..
Como se prepara carne de soja: hidratação
A PVT é um produto seco e vem em vários tamanhos de grânulos que precisam ser embebidos em algum líquido antes do uso.
Assim como preparar o tofu, a proteína de soja não tem muito sabor próprio, portanto, incorporar sabor a cada etapa do processo resultará em um produto final mais saboroso.
As instruções na parte de trás da sua sacola de PVT lhe dirão para reidratar 1 xícara de PVT em cerca de um copo de água quente, e eu estou aqui para dizer-lhe para jogar essas instruções de lado – você pode fazer melhor!
Se imaginarmos os nossos grânulos de PVT como pequenas esponjas, por que encheríamos esses bolsos com água quando pudermos enchê-los de sabor?
Reidratar os grânulos de proteína em algo saboroso permitirá que o sabor permeie os próprios grânulos, o que resultará em um produto final mais saboroso. Pense nisso como uma marinada, mas para pequenos grânulos em vez de uma grande fatia de tofu ou tempeh.
O líquido reidratante que você deve usar depende do tipo de receita que você usará.
Para uma receita saborosa com a proteína de soja, mergulhe 1 xícara de grânulos de PVT secos em 7 a 8 xícara de caldo de legumes quente por cerca de 5 minutos, ou até que todo o caldo tenha sido absorvido.
Para uma aplicação doce, use a mesma proporção de PVT para líquido, mas use seu leite favorito à base de vegetais em vez de caldo.
Hipoteticamente, você poderia usar qualquer líquido aqui, como suco de frutas, água com molho de soja, qualquer tempero que você tem à mão, mas descobri que o caldo de legumes ou o leite à base de plantas produzem os melhores resultados para as aplicações que uso.
Depois que os grânulos da PVT estiverem suaves e expandidos, você estará pronto para usá-los em sua receita favorita. Lembre-se de que a PVT reidratada não se mantém bem, portanto, apenas absorva os grânulos antes de você estar pronto para usá-los.
Reidratação passo a passo:
Passo 1. meça 1 xícara de PVT seco.
Passo 2. aqueça 7 a 8 xícaras de caldo de legumes até ferver.
Passo 3. adicione o caldo de legumes para secar o PVT.
Passo 4: deixe de molho por cerca de 5 minutos, até que a PVT tenha expandido e pareça “fofa”. Você está pronto para usá-la em sua receita.
Receita de carne moída de proteína de soja
Na maioria das vezes uso a PVT como substituto da carne moída em uma variedade de receitas. Minha receita base padrão para carne moída é combinar 2 xícaras de grânulos de PVT secos com 2 xícaras de caldo de legumes muito quente em uma tigela pequena.
Quando os grânulos forem reidratados e todo o líquido tiver sido absorvido, coloque uma colher de sopa de óleo numa frigideira e adicione a PVT reidratado, juntamente com 6 a 7 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de alho em pó, sal, pimenta e uma gota ou duas de fumaça líquida (opcional, mas recomendada).
Frite o a PVT em fogo médio-baixo até que os grânulos estejam ligeiramente dourados e pareçam carne moída.
Mexa ocasionalmente para que não fique no fundo da sua panela. Isso faz com que uma quantidade de PVT seja equivalente a um quilo de carne moída.
Use imediatamente, ou resfrie a carne moída completamente e guarde-os na geladeira ou no freezer, assim você sempre terá um lote à mão.
Essa carne moída é deliciosa por si só, mas você também pode vesti-los de muitas maneiras para se assemelhar a qualquer prato onde você tradicionalmente usa carne moída.
Receita de bacon de soja
Para estes pedaços crocantes, basta fazer a receita de carne moída e adicionar um pouco mais de fumaça líquida e um pouco de corante vermelho se você realmente quiser se divertir. Cozinhe até ficar crocante e adicione basicamente tudo para uma cobertura crocante, salgada e esfumaçada. Coincidentemente, isso também é incrível na pizza.
Nuggets de carne de soja
Reidratar 1 xícara de PVT em 7/8 xícara de caldo de legumes e pulsar em um processador de alimentos até que seja quebrado. Você ainda quer pedaços, não um purê liso.
Adicione 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico e 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída em 3 colheres de sopa de água quente) ou um substituto de ovo vegano. Adicione especiarias como páprica, pimenta vermelha, cebola em pó e alho em pó e misture bem para combinar.
Coloque 2 colheres de sopa de “nuggets” de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno em fogo alto por cerca de 10 minutos, ou até dourar.
Vire e asse por mais 5 minutos, depois deixe esfriar antes de servir com seu molho favorito.
Não está pronto para cortar completamente a carne?
Use a PVT reidratado para “cortar” seu consumo de carne, usando metade da carne e metade da PVT, aumentando gradualmente a quantidade de PVT. Isso é útil para famílias com crianças pequenas, que podem não gostar de cortar repentinamente a carne de sua dieta.
Introduzindo lentamente alimentos como PVT em alimentos familiares pode ser uma ótima maneira lenta de mergulhar um dedo no veganismo sem que a mudança súbita venha como um choque. Lembrando, consulte-se com um nutricionista antes de começar sua dieta vegana ou vegetariana para evitar problemas de saúde.
Como vocês usam a PVT nas receitas? Quais combinações acham ideais?
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
Prato vegano e proteico, como montar?
Queijo tofu: como fazer?
5 pratos vegetarianos que toda criança vai gostar
5 receitas de almoço vegano rápido
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.