Dicas e receitas para um churrasco vegan
Aqui em nosso blog, você já aprendeu como fazer um churrasco vegetariano. Agora, um churrasco vegan você saberia preparar? As diferentes receitas, dicas, preparo e adaptações necessárias podem ser um grande prazer ou dor de cabeça. Nada tão difícil, mas precisa de um pouco mais carinho e atenção do que um churrasco normal.
Um cuidado muito importante: ao comprar os utensílios para seu churrasco e, principalmente, os temperos, muitos deles tem derivados animais. Existem listas na internet de substâncias que são derivadas animais e poucos de nós sabemos. Prefira sempre a compra em lojas especializadas que, apesar de um pouco mais caras, terão a garantia de procedência dos produtos e qualidade.
Leia também
Reserve também um espaço do seu churrasco para receitas normais. Não seja um vegan chato quanto a isso. Sei que isso vai direto contra a sua ética. Se você não for uma pessoa que tenha apenas amigos vegan, a maioria de seus amigos começará a se ausentar de seus churrascos. Se você está tentando convencer amigos a serem mais saudáveis e éticos com os animais, faça um churrasco normal com cada um trazendo os próprios ingredientes e faça receitas vegan para conquistá-los. E abaixo, estão as receitas certas que você tem de aprender para convencer até os mais resistentes:
Bifes de Berinjela ou de Abobrinha
Corte no sentido do comprimento em várias fatias médias. Tempere com shoyu, azeite, orégano e alho. Prepare com uma hora de antecedência e coloque na geladeira para pegar gosto.
Barcas de berinjela ou abobrinha
Corte a beringela na metade, no sentido do comprimento, tempere a gosto, enrolando em papel alumínio até ficar macia. Retire a polpa, deixando um pouco para que não fique só a casca. Misture com azeite, tofu ou outro queijo vegan de sua preferência, sementes de girassol, salsinha e pimenta. Recheie, coloque na grelha, podendo até colocar enrolado no papel alumínio e coma.
Tomates, Cebolas e Frutas
Corte apenas o topo do tomate e retire toda a polpa e sementes. Recheie com os ingredientes de sua preferência, enrole em papel alumínio e leve a churrasqueira. Com a cebola, faça o mesmo, temperando com sal e azeite. A única diferença é que você vai colocá-la direta na brasa até ficar macia. Banana com casca para ir direto na brasa também pode ser muito gostoso. Abacaxi em rodelas e maça caramelada também são boas opções para levar para a grelha.
Batata
Lave bem, deixe de molho em água temperada com sal a gosto por algumas horas. Retire, enrole com papel alumínio e leve para a grelha ou brasa. Espere ficar macia, retire e recheie a gosto. Pode comer com ou sem casca.
Hamburgueres e salsichas vegetais
Feitos em casa ou comprados prontos, seu gosto muito parecido com suas versões de carne pode convencer muitos a testar uma dieta vegetariana.
Vinagrete e pão de alho
Dois clássicos, mesmo nos churrascos não veganos.
Cogumelos frescos
Portobello e Shiitake devido ao seu tamanho maior ou espetinhos com cogumelos tipo Paris ou Shimeji, direto na grelha.
Bom churrasco e bom apetite!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
A importância da organização para o vegan
Como fazer farinha de berinjela?
Receitas veganas com espinafre!
Receitas de tortas salgadas vegetarianas!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.