Como fazer linguiça vegetariana?

Escrito na categoria "Receitas vegetarianas" por André M. Coelho.

A linguiça vegana é uma receita que pode ser usada e saboreada em churrascos, aniversários, ou mesmo em uma boa feijoada vegana para deixar qualquer um com água na boca. Para agradar gregos e troianos, listamos 3 receitas diferentes de linguiças veganas, com o modo completo de preparo e todos os ingredientes.

Uma das dificuldades na maioria das receitas de linguiça vegetariana é, geralmente, mantê-las inteiras durante o preparo, principalmente quando feitas em churrasqueira. Isso é fácil de resolver: basta embrulhar em papel alumínio. Existem “capas” de linguiça feitas com materiais veganos, como algas, que podem ser encontrados em lojas especializadas, e serem preenchidos com os ingredientes de sua preferência. Nada impede que você use o papel alumínio, no entanto, ok?

Linguiça vegana italiana

Para deixar qualquer um com água na boca.

Ingredientes

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180º C. Enquanto o forno aquece, misture todas as especiarias ao seitan, formando uma massa homogênea e amassando durante algum tempo. Divida em duas partes, amassando separadamente, apertando, esticando, e alongando em formato de linguiça. Não se preocupe muito com o formado, por enquanto.

Pegue um pedaço de papel alumínio e enrole ao redor da massa, deixando uma ponta no fim de cada extremo da linguiça. Role e torça as extremidades, como se fosse fazer um embrulho de bala. Coloque a linguiça no forno, em uma assadeira.

Enquanto a linguiça está no forno, no fogão, prepare o caldo de legumes em fogo baixo.

Passados 15 minutos ou até as linguiças conseguirem manter sua forma, remova as salsichas do papel alumínio e jogue no caldo, cozinhando por mais 15 a 20 minutos até ficar firme e elástica. Sirva ou embrulhe em papel alumínio e congele para servir depois.

Receita de linguiça vegana

Que tal uma receita diferente de linguiça vegana para agradar seu paladar? Petisco, almoço, jantar, churrasco: é só escolher! (Foto: leafycauldron.net)

Linguiça vegana gourmet (linguiça Andoullie)

Como sempre, gostamos de dar uma opção mais complexa aos nossos leitores, com mais ingredientes, para agradar aos paladares mais exigentes.

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe pronto sua panela de preparo a vapor, com a água fervendo, e deixe 4 folhas de papel alumínio já separadas.

Em uma tigela grande, bata o grão de bico até que não haja mais nenhum inteiro. Jogue todos os outros ingredientes na ordem listada acima  e misture com um garfo. Misture cerca de 5 minutos até ficar bem firme.

Divida a massa em 4 partes iguais, e coloque uma parte de massa em folha de estanho e molde em forma de linguiça do tamanho de um palmo. Embrulhe a massa em papel alumínio. Não se preocupe muito com moldar a forma, ele se encaixará enquanto ele estiver cozinhando. Coloque salsichas envoltas em vapor deixe durante 45 minutos. Retire e deixe esfriar em papel alumínio até estar pronto para usar.

Como usar a salsicha vegana

A salsicha vegana combina muito bem com saladas e molhos. (Foto: blog.unicasport.com)

Linguiça vegana recheada com tomate seco

Uma receita criativa de linguiça, que esperamos agradar aos paladares mais exóticos.

Ingredientes

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180º C e unte uma assadeira com azeite ou manteiga vegana. Cozinhe a farinha de quinoa ou trigo integral, colocando uma xícara de água e deixando ferver, cozinhando por 4 minutos, mexendo constantemente. Desligue o fogo e reserve.

Em outra panela, adicione 2 colheres de sopa de água e refogue em fogo médio, adicionando a cebola, o alho, p pimentão picado, o tomate seco e cozinhe por 2 minutos antes de adicionar a polpa de tomate, flocos de pimenta, orégano, coentro, páprica, cominho, pimenta pó, pimenta de caiena e pimenta do reino. Mexa tudo isso junto, cozinhe por 2 minutos e, em seguida, transfira isso para um processador de alimentos e misture até formar uma pasta. Acrescente o suco de vinagre e o limão e reserve.

Em uma panela grande, misture o feijão, a farinha e adicione a pasta reservada anteriormente. Em seguida, adicione o gel de linhaça e mexa tudo isso junto até ficar completamente combinado. Agora umedeça as mãos e agarrar um punhado decente da mistura (cerca de 3 colheres de sopa vale) e molde em uma bola, rolando entre as palmas das mãos até que esteja em uma forma de linguiça. Coloque em um tabuleiro e deixe no forno por 20 a 25 minutos.

Lembrando que todas as receitas podem também ser feitas na churrasqueira, ok?

O que acharam? Como vocês fizeram essas receitas? Deram alguma modificada nas receitas originais?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário