Farofa é um prato feito de farinha de mandioca torrada, principalmente consumida no Brasil. A farinha de mandioca é a mandioca que é descascada, ralada, pressionada para remover o líquido, peneirada e depois tostada. É uma espécie de pão ralado e não deve ser confundido com amido de mandioca ou farinha de tapioca. O amido de mandioca, também conhecido como farinha de tapioca, é um produto do líquido lácteo extraído da mandioca no processo de fabricação da farinha. Este líquido é decantado e o sedimento branco que se separa da água é o amido de mandioca.

História da farofa

De qualquer forma, a mandioca em forma de farinha é provavelmente o subproduto mais importante da mandioca no Brasil. É consumida pelos povos indígenas desde sempre, depois tornou-se uma parte crucial da dieta dos exploradores portugueses durante os tempos coloniais e serviu como principal fonte de energia para os escravos africanos.

Com o tempo, a forma como a farinha de mandioca foi usada para abastecer o dia a dia do brasileiro mudou, e seu significado cultural pode ser visto hoje em pratos populares onde a farinha de mandioca é a estrela. Feijão Tropeiro, Pirão, Tutu de Feijão, Paçoca Nordestina e, claro, um dos pratos mais importantes do Brasil, a Farofa! Farofa é o lado perfeito para os pratos pelos quais o Brasil é mais conhecido: o churrasco completo e a feijoada.

Resumindo, Farofa é um grande negócio para nós, brasileiras. Você pode encontrar uma boa Farofa em todos os lares brasileiros, dos mais pobres aos mais ricos, cozida de todas as maneiras. Pode ser o destaque do dia a dia, acompanhando nosso todo-poderoso arroz e feijão. E o melhor de tudo é que a farofa também tem receitas para o paladar vegano, agradando àqueles que preferem não consumir produtos que tem origem animal. Uma dessas receitas de farofa é a farofa de feijão vegana, que iremos descrever abaixo.

Farofa vegana de feijão

Uma farofa de feijão vegana é cheia de sabor e nutrientes para sua dieta. (Foto: Coisas cá de casa)

Como fazer farofa de feijão?

Você encontrará facilmente farinha de mandioca em sua mercearia local. qualquer farofa pode ser usada, desde a farofa de farinha branca até a farofa amarela, crua ou torrada. A escolha é toda sua. Lembramos que nossa receita, também, é apenas uma base para a sua. Você pode modificar como bem entender para agradar ao seu paladar e de sua família.

Receita de farofa de feijão

Ingredientes

  • 1/2 xícara de manteiga vegana
  • 2 cebolas picadas
  • 4 xícaras de farinha de mandioca
  • 1 xícara de bacon vegano picado (faça do jeito que bem entender, gostamos muito da proteína de soja torrada)
  • 1 xícara de oleaginosas picadas
  • 1 xícara de feijão
  • 1 xícara e 1/2 de passas
  • 1/2 xícara de salsa picada
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão na panela de pressão. Após pegar pressão, deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra bem e deixe esfriar. Hidrate as passas em água morna por 5 minutos. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, frite ou esquente o bacon vegano. Adicione a manteiga e a cebola e refogue.

Adicione a farinha de mandioca, abaixe o fogo e continue mexendo até que toste levemente e se torna uma bela cor dourada. Isso deve levar cerca de 5 minutos. Adicione as passas hidratadas, as oleaginosas e o feijão, misturando tudo. Tempere com sal e pimenta e adicione a salsa picada. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Combine com uma feijoada vegana para ótimos resultados.

O que acharam da receita? Como fizeram a versão de vocês? Quais mudanças fizeram na receita para agradar seu paladar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)