Hambúrguer de soja é uma das receitas mais simples e saborosas para você fazer para amigos veganos, vegetarianos, ou até mesmo para os carnívoros inveterados. Mas como fazer uma receita saborosa de hambúrguer de soja? Escolhemos 5 receitas diferentes para vocês se deliciarem e saborearem da melhor maneira possível.

Receita de hambúrguer de soja simples

Essa é a receita mais simples que encontramos para vocês testarem e saborearem.

Ingredientes

1/4 xícara de tamari ou molho shoyu

3 xícaras de soja cozida, enxaguada e escorrida

1/4 de xícara óleo de girassol ou outro óleo leve

1/4 colher de chá de pimenta caiena

2 dentes grandes de alho picados

1/2 xícara de cenoura ralada

1 talo de aipo

1 cebola média, finamente picada

1/2 pimentão verde picado

2 1/2 xícaras de milho cozido

2 xícaras de aveia

Modo de Preparo

No processador de alimentos, misture soja, tamari, óleo, pimenta caiena e alho. Processe até ficar homogêneo e transfira para uma tigela grande. Junte os ingredientes restantes (exceto o óleo adicional) na ordem listada, misturando bem com cada adição.

Em uma frigideira grande, aqueça a camada fina de óleo ou spray de cozinha em fogo médio-alto. Colha uma colher de uma quantidade de mistura de soja do tamanho de um pêssego e molde em um hambúrguer (molhe as mãos conforme necessário para que elas não grudem) e coloque cada hambúrguer em óleo quente. Frite de um lado, depois vire e doure o outro lado de 2 a 3 minutos. Repita com a mistura restante.

Hambúrguer de soja caseiro com tofu

Uma receita que mistura um dos ingredientes mais clássicos da cozinha vegana com o sabor da soja.

Ingredientes

425 de soja cozida, lavada e escorrida

1/2 xícara de tofu amassado

1 colher de chá de sal

1-2 dentes de alho

1 xícara de cebola picada

2 cebolinhas picadas

1/4 xícara de salsa

2 colheres de chá de endro seco

2 colheres de sopa de vinagre de cidra

2 colheres de chá de mostarda seca

2 xícaras de farinha de rosca fina vegana

Mofo de Preparo

Coloque tudo, exceto a farinha de rosca vegana em um processador de alimentos ou liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. Transfira para uma tigela e adicione a farinha de rosca. Mexa até combinar bem. Forme rodelas de 4 dedos de diâmetro e 1/2 dedo de espessura, usando cerca de 1/2 xícara de mistura para cada hambúrguer. Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele com óleo. Quando a panela estiver quente, adicione os hambúrgueres e abaixe o fogo para médio, e cozinhe por cerca de 10 minutos de cada lado. Observe-os com cuidado para que fiquem bonitos e marrons, mas não queimem.

Burger de soja

Um hambúrguer de soja não deixa nada a desejar em relação aos seus concorrentes com carne. (Foto: Blog do Típico Sabor Brasileiro)

Como fazer hambúrguer de soja preto?

Use soja preta e proteína de soja texturizada para fazer um hambúrguer vegetariano. Compre grãos de soja preta na sua loja de alimentos naturais.

Ingredientes

3/4 xícara de caldo de legumes ou 3/4 xícara de água mais 1 cubo de caldo vegetariano, esmagado

1 xícara de proteína de soja texturizada

1/4 xícara de soja preta cozida

1/4 xícara de cebola picada

3 colheres de sopa de farinha

1 colher e 1/2 de sopa de farinha de milho

35 g de mistura de tempero de sua preferência

Clara falsa de linhaça

2 a 3 colheres de sopa de óleo de soja

Modo de Preparo

Em uma panela média, leve o caldo de legumes ou água e o caldo para a ebulição. Adicione a proteína de soja e aguarde 3 minutos. Em uma tigela média, amasse metade dos grãos com um garfo. Adicione o restante do feijão, cebola, farinha, fubá e mistura de temperos. Adicione a clara falsa e misture bem. Forme 4 hambúrgueres e em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione os hambúrgueres e cozinhe até endurecer e dourar de um lado, por cerca de 3 a 4 minutos. Vire e doure o segundo lado. Sirva seus hambúrgueres de soja preta em pãezinhos com suas coberturas de hambúrguer vegetariano favorito.

Receita de hambúrguer de soja com cogumelo

Mais uma receita saborosa para diversificar sua lista.

Ingredientes

125 g de tofu extra-firme, escorrido

Azeite

225 g de cogumelos de sua escolha, aparados e cortados

3/4 colher de chá de sal ou conforme necessário

Pimenta preta, conforme necessário

425 g de soja cozida, lavada e escorrida

1 beterraba média, descascada e grosseiramente ralada (3/4 xícara)

3/4 xícara de amêndoas ou castanha de caju

1/3 de xícara de migalhas de pão vegano

60 g de queijo vegano de sua escolha

Clara falsa de linhaça

2 colheres de sopa de maionese vegana

2 cebolinhas fatiadas

3 dentes de alho finamente picados

3/4 de colher de chá de páprica defumada

125 g de tempeh desintegrado

1/2 xícara de arroz integral cozido

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 220 graus. Fatie o tofu em fatias grossas e seque com uma toalha de papel. Arrume o tofu na metade de uma assadeira; Escove os dois lados com óleo. Espalhe os cogumelos na outra metade da assadeira e misture com 2 colheres de sopa de azeite e sal e pimenta. Em uma segunda assadeira, misture o feijão e a beterraba ralada com 1 colher de sopa de óleo, sal e pimenta e espalhe a mistura em uma camada.

Transfira as duas assadeiras para o forno. Mistura a beterraba assada, mexendo ocasionalmente, até que a soja comece a se dividir e a beterraba esteja macia e dourada, cerca de 15 minutos. Asse os cogumelos ​​e tofu até dourar e a maior parte do líquido evaporar, o que leva cerca de 25 minutos. Deixe tudo esfriar.

Coloque as oleaginosas em um processador de alimentos e pulse até que grosseiramente moídas. Adicione a mistura de beterraba, cogumelos, tofu, migalhas de pão vegano, queijo, clara falsa, maionese vegana, cebolinha, alho, páprica e 3/4 colher de chá de sal. Pulse até que os ingredientes sejam combinados. Pulse o tempeh e arroz, mas não demais. Você quer pequenos pedaços, não uma mistura suave. Raspe a mistura em uma tigela e consuma em menos 2 horas ou até 5 dias (você também pode congelar a mistura de hambúrguer).

Quando você estiver pronto para fazer os hambúrgueres, divida a mistura em 6 partes iguais e forme cada porção em uma rodela com cerca de 2,5 centímetros de espessura. Volte para a geladeira até pouco antes de grelhar. Eles grelham melhor quando começam a ficar frios.

Aqueça a grelha. Cozinhe os hambúrgueres em fogo baixo até que estejam cozidos em ambos os lados e firme quando você pressioná-los, 4 a 6 minutos de cada lado. Se eles começarem a queimar antes de se firmarem, mova-os para os lados da grelha para terminar de cozinhar em fogo indireto. Alternativamente, você pode cozinhá-los em uma panela de grelhar ou em uma frigideira em fogo baixo.

Receita de hambúrguer de soja rápido

Para quem não tem muito tempo para cozinhar, essa é uma das receitas mais rápidas para fazer.

Ingredientes

850 g de soja cozida, enxaguada e escorrida

1/2 xícara de farinha de trigo integral

1/4 xícara de farinha de milho amarela

1/2 xícara de salsa

2 colheres de chá de cominho em pó

Sal a gosto

1 colher de sopa de alho

8 pães de hambúrguer

Modo de Preparo

Coloque os grãos no processador de alimentos e processe-os até ficarem bem lisos. Adicione farinha, fubá, salsa, cominho, sal e alho. Processe até bem combinado. Colher a mistura em seis bolas em um prato grande e leve à geladeira pelo menos 1 hora ou até 4 horas antes de cozinhar.

Aqueça a grelha ou frigideira. Grelhe levemente ou frite na panela com óleo. Forme cada bola em um círculo de 4 dedos de largura de cerca de 1 dedo cm de espessura. Coloque os hambúrgueres na grelha ou em uma panela e cozinhe até dourar e aquecer. Isso deve levar de 4 a 5 minutos por lado. Coloque nos pães e complemente com salada, catchup, mostarda, e maionese veganos.

Gostaram das receitas? Quais vocês já fizeram? Como incrementaram as suas versões?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)