Biscoitos, caramelo, banana, creme: como não gostar do banoffee? Para a nossa receita adaptada para o paladar vegano, podem ser usadas tâmaras, ameixas ou passas para fazer o creme de caramelo e coco pegajoso para a cobertura leve e cremosa.

Lembre-se sempre do teste de agitação ao comprar leite de coco em lata. Agite suavemente a lata e veja se o creme já está na lata. Se tiver, deve ser bom usá-lo. Caso contrário, o creme poderá não endurecer, mesmo quando você refrigerar a lata.

Esta é uma sobremesa fácil e simples que causa uma ótima impressão. É perfeito para um jantar com amigos.

Bom apetite!

Roxy & Ben

Banoffe fit vegana: uma receita saudável e saborosa

Esta receita serve 8 a 12 pessoas, com um tempo de preparação de 2 horas e 30 minutos.

Ingredientes:

  • 800 g de leite de coco
  • 300 g de um biscoito vegano de sua escolha
  • 3 colheres de manteiga vegana
  • 20 passas, tâmaras ou ameixas secas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 80 ml de leite à base de plantas
  • 3 bananas maduras
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 30g de chocolate vegano amargo, ralado
Banoffee vegana

Faça a banoffee vegana com os melhores ingredientes, obtendo o melhor sabor possível. (Foto: Sporteluxe)

Modo de preparo para o banoffee de banana

Coloque as 2 latas de leite de coco na geladeira para que o creme fique no topo.

Transfira as passas/ameixas/tâmaras para uma tigela pequena e cubra com água quente diretamente da chaleira. Deixe de lado para mergulhar enquanto executa os próximos passos.

Adicione a manteiga vegana a uma panela em fogo baixo até que derreta completamente e, em seguida, despeje cuidadosamente a manteiga derretida em um processador de alimentos, juntamente com as placas e 1 colher de sopa de água. Processe até que esteja totalmente combinado e os biscoitos se dividam em migalhas.

Transfira a mistura de base para uma forma de bolo de 22 cm (9 polegadas) que tenha uma base removível. Espalhe a base de biscoito uniformemente no fundo e nas laterais da lata, pressionando-a para baixo para garantir que ela seja compacta. É importante que a base seja compacta, caso contrário ela poderá não se sustentar quando você a remover da lata. Em seguida, limpe o processador de alimentos pronto para a próxima etapa.

Para fazer a camada de caramelo, escorra as tâmaras/passas/ameixas, remova as sementes e adicione ao processador de alimentos, juntamente com o extrato de baunilha e o leite à base de plantas. Processo até ficar homogêneo. Observe que, se necessário, adicione água (uma colher de sopa de cada vez) para que o caramelo fique macio, mas verifique se o caramelo não fica muito molhado ou escorrendo. Despeje o caramelo em cima da base de biscoito e alise-o com uma espátula até ficar homogêneo. Coloque a forma na geladeira e deixe o caramelo descansar por uma hora.

Após 1 hora, corte as bananas em fatias grossas de 0,5 cm (1/3 de polegada) e coloque-as sobre o caramelo.

Retire o creme que ficou no topo das 2 latas de leite de coco e adicione a uma tigela junto com o açúcar de confeiteiro. Bata até ficar totalmente combinado, despeje sobre as fatias de banana e alise suavemente com a espátula. Coloque a torta de banoffee de volta na geladeira por pelo menos 1 hora ou até que esteja pronta para servir.

Quando estiver pronto para servir, pique finamente o chocolate amargo e polvilhe sobre a torta de banoffee.

Bolo banoffee de banana: guardando e servindo com estilo

Para servir, regue um pouco de molho sobre cada fatia de torta de banoffee. Mantenha as sobras na geladeira. Se você deixar a torta de banoffee fora da geladeira por muito tempo, a base poderá ficar encharcada.

Você pode fazer diferentes receitas usando essa base. Quais outras variações fizeram nesta receita?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)