A maionese vegana é mais saudável e também livre de colesterol. Você só precisa de 4 ingredientes para fazer esta maionese vegana e está pronta em poucos minutos.

Eu não comia maionese com muita frequência porque não é um alimento saudável e também é cheio de gordura. Embora a maionese vegana seja mais saudável e livre de colesterol, também não é uma comida saudável, então é bom só comer ocasionalmente.

O que é preciso para fazer a maionese de soja?

Você só precisa de 4 ingredientes para fazer esta receita: óleo, leite à base de plantas, vinagre de maçã (ou suco de limão) e sal marinho, só isso! Está pronta em poucos minutos e tem um sabor ainda melhor do que a maionese tradicional, sério. Também é mais saudável do que maionese vegana comprada em lojas, cheia de conservantes e aditivos. Você pode torná-la mais espessa adicionando mais óleo ou mais aguada adicionando mais leite, é totalmente com você.

Maionese com leite de soja fica mais gostosa

Eu sempre uso leite de soja para fazer a maionese vegana, porque tem uma consistência semelhante ao leite de vaca, que também é usado para fazer maionese, em vez de usar ovos. Prefiro usar óleo de girassol não refinado, mas você pode usar outros tipos de óleo, se quiser. Também tentei fazer esta receita usando azeite de oliva extra virgem e funcionou bem, mas tem um sabor forte, é por isso que prefiro usar óleo de girassol. Você pode usar suco de limão em vez do vinagre de maçã.

Maionese de soja

A maionese vegana de soja traz muito sabor e nutrientes para sua dieta. (Foto: Fablunch)

Receita para a maionese vegana

Tempo de preparação: 5 minutos

Tempo total: 5 minutos

Tendimento: 2 xícaras

A maionese vegana é mais saudável e também livre de colesterol. Você só precisa de 4 ingredientes para fazer esta maionese vegana e está pronta muito rápido.

Ingredientes:

  • 1 xícara de óleo de girassol não refinado (220 g)
  • 1/2 xícara de leite de soja sem açúcar (120 ml)
  • 2 colheres de chá de vinagre de maçã
  • Sal marinho a gosto

Modo de preparo:

É realmente importante que o leite e o óleo estejam na mesma temperatura, para que a maionese seja mais fácil de fazer. Eu fiz maionese usando leite e óleo frio à temperatura ambiente e às vezes funciona, mas às vezes não.

Normalmente, uso um liquidificador de imersão, mas também tentei usá-lo com um liquidificador comum e também funciona, apesar de achar mais fácil fazer com um liquidificador de imersão.

Se você estiver usando um liquidificador de imersão: combine todos os ingredientes no copo, coloque o liquidificador de imersão para que fique firmemente no fundo do copo e pulse até a maionese emulsionar. Uma vez que a maioria da maionese vegana tenha emulsionada, você pode mover o liquidificador para cima e para baixo para incorporar qualquer óleo que esteja no topo.

Se você estiver usando um liquidificador comum: coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo e misture por cerca de 5 segundos. Em seguida, adicione o óleo gradualmente enquanto o liquidificador estiver em funcionamento, gire gradualmente de baixo para alto e deixe-o ir até engrossar.

Experimente a maionese e adicione mais sal, se necessário. Se estiver muito grossa, adicione mais leite e, se estiver muito aguada, adicione mais óleo. Pulse novamente até a maionese ter a consistência perfeita.

Mantenha em um recipiente fechado na geladeira por cerca de 3 a 4 dias.

Dicas para a maionese vegana

Esta receita também funciona com outros tipos de óleo, como canola ou azeite extra-virgem (embora o azeite tenha um sabor muito forte).

Tentei usar leite de amêndoa e funcionou bem, embora ficasse menos espesso.

Suco de limão pode ser usado em vez do vinagre de maçã.

Algumas pessoas adicionam um pouco de mostarda para tornar a maionese mais saborosa e menos branca.

Se você adicionar um dente de alho no início, poderá fazer um delicioso aioli vegano.

Cada porção dessa maionese de uma colher de sopa terá 62 calorias, 0,2 g de açúcar, 25,4 mg de sócio, 6,9 g de gordura, 0,9 g de gordura saturada, 0,2 g de carboidratos e 0,1 g de proteínas.

Se você fizer esta receita, deixe um comentário abaixo, compartilhe, e deixem também suas dicas de como incrementar esta deliciosa receita!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)