3 receitas com açaí

Escrito na categoria "Receitas vegetarianas" por André M. Coelho.

Açaí são os frutos de palmeiras de açaí, que são cultivadas principalmente na floresta amazônica do Brasil. Estas bagas pequenas, de cor púrpura escura, embalam um nutriente com uma grande quantidade de antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. O açaí realmente faz o corpo ser bom de dentro para fora, com benefícios para a saúde, como aumento dos níveis de energia, aumento do sistema imunológico, melhor função metabólica e melhor cabelo e pele. Este superalimento não é apenas incrivelmente bom para você, mas também é delicioso (tem gosto de chocolate amargo!). Uma das maneiras mais populares de comer essas frutas é em uma tigela de açaí, onde o purê é enfeitado com uma variedade de coberturas, como bananas fatiadas, morangos e granola. Vamos a algumas receitas com açaí para você saborear.

Receita de açaí com frutas

Usando frutas congeladas no purê de açaí ajuda a atingir uma consistência espessa, mas evite adicionar gelo, pois pode regar os sabores. Para a cobertura, a fruta fresca funciona melhor, mas congelada e descongelada também pode funcionar em uma pitada.

Ingredientes para o purê:

Ingredientes para a cobertura:

Modo de preparo:

Prepare o purê de açaí: no liquidificador, adicione a banana, a polpa de açaí, os morangos, os mirtilos e um pouco de leite. Adicione ao liquidificador nessa ordem, pois adicionar ingredientes mais macios primeiro torna mais fácil para as lâminas do liquidificador. Bata em fogo baixo até pedaços maiores serem quebrados, aumente gradualmente a velocidade, adicione um pouco de leite de cada vez e pare para raspar os lados do liquidificador, se necessário. Quando os ingredientes se juntam e todo o leite foi adicionado, misture em alta por 15 a 20 segundos a mais.

Adicione as coberturas: despeje o açaí em uma tigela e organize as coberturas em tiras de sua respectiva cor para formar um arco-íris: da esquerda para a direita, coloque os mirtilos, o kiwi, a banana, o abacaxi e os morangos. Polvilhe com granola.

Nutrientes por porção (1 tigela): Calorias: 327, Gordura total: 9 g, Gordura saturada: 2 g, Gordura monoinsaturada: 2 g, Gordura poli-insaturada: 4 g, Carboidratos: 63 g, Fibra: 11 g, Açúcares: 37 g, Proteína: 4 g, Sódio: 106 mg, Colesterol: 0 mg

Receita de açaí simples

Essa receita tem uma pegada diferentes, mas contém tantos nutrientes quanto as outras dessa lista.

Ingredientes para o purê:

Ingredientes para a cobertura:

Modo de preparo:

Prepare o purê de açaí: Para um liquidificador, adicione espinafre, couve, banana, polpa de açaí, manga e um pouco de leite. Adicione ao liquidificador nessa ordem, pois adicionar ingredientes mais macios primeiro torna mais fácil para as lâminas do liquidificador. Bata em fogo baixo até pedaços maiores serem quebrados, aumente gradualmente a velocidade, adicione um pouco de leite de cada vez e pare para raspar os lados do liquidificador, se necessário. Quando os ingredientes se juntam e todo o leite foi adicionado, misture em alta por 15 a 20 segundos a mais. Adicione as coberturas: despeje o açaí em uma tigela, adicione as coberturas.

Nutrientes por porção (1 tigela): Calorias: 344, Gordura total: 13 g, Gordura saturada: 6 g, Gordura monoinsaturada: 2 g, Gordura poli-insaturada: 4 g, Carboidratos: 55,5 g, Fibra: 10 g, Açúcares: 31 g, Proteína: 8 g, Sódio: 153 mg, Colesterol: 0 mg

Receitas com açaí

Prepare diferentes receitas com açaí para obter o melhor dessa fruta e ter muitos nutrientes na dieta. (Foto: Kayla Itsines)

Café da manhã com açaí

Esta receita de tigela de açaí leva o nome de Loco Moco, um prato de café da manhã havaiano popular, denso em proteína que apresenta arroz branco coberto com hambúrgueres, ovos fritos e molho. Este pequeno-almoço limpo embala muita proteína com manteiga de amendoim, juntamente com vitaminas e minerais do leite de amêndoa e bagas. Você também pode adicionar uma colher de seu pó de proteína favorito para um pico de proteína adicionado.

Ingredientes para o purê de açaí:

Ingredientes para a cobertura:

Modo de preparo:

Prepare o purê de açaí: no liquidificador, acrescente a banana, a manteiga de amendoim, o cacau em pó, a polpa de açaí, os morangos e um pouco de leite. Adicione ao liquidificador nessa ordem, pois adicionar ingredientes mais macios primeiro torna mais fácil para as lâminas do liquidificador. Bata em fogo baixo até pedaços maiores serem quebrados, aumente gradualmente a velocidade, adicione um pouco de leite de cada vez e pare para raspar os lados do liquidificador, se necessário. Quando os ingredientes se juntam e todo o leite foi adicionado, misture em alta por 15 a 20 segundos a mais.

Adicione as coberturas: despeje o açaí em uma tigela, adicione as coberturas.

Nutrientes por porção (1 tigela): Calorias: 419, Gordura total: 24 g, Gordura saturada: 8 g, Gordura monoinsaturada: 6,5 g, Gordura poli-insaturada: 6,5 g, Carboidratos: 48,5 g, Fibra: 15 g, Açúcares: 19,5 g, Proteína: 10 g, Sódio: 111 mg, Colesterol: 0 mg

Nota: você pode adicionar adoçante e mel vegano, se quiser, para deixar mais doce as receitas.

Quais delas vocês mais gostaram? Quais usariam em suas casas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário