Receita de Coxinha de Soja

Em Receitas com soja por André M. Coelho

Esta é uma deliciosa receita que adapta um popular salgado vendido nas ruas para o paladar vegano e vegetariano. Ela pode ser um bom acompanhamento para as refeições principais de seu dia, ser usada como um lanche ou mesmo um petisco em festas, encontros de amigos ou eventos com convidados dos mais variados gostos por alimentos.

Mas como fazer essa deliciosa receita?

Ingredientes:

Massa:

Recheio:

Leia também

Coxinha de soja

Muito comum em festas, esta receita vai deixar seus convidados super satisfeitos! (Foto: www.jasminealimentos.com)

Modo de preparo:

Massa:

Em uma panela de tamanho grande o suficiente para que você misture os ingredientes sem derramar no fogão, coloque a água, o curry, o sal e a mistura de pimentas. Cuidado par anão abusar nas pimentas e acabar deixando o prato muito apimentado. Mexa bem a mistura até o curry se dissolver por completo, adicionando então o óleo (que pode também ser substituído por azeite). Leve a panela para o fogo alto até o líquido ferver, quando você deverá abaixar o fogo, adicionando a farinha de trigo e mexer com uma colher até se formar uma massa uniforme que se desprenda do fundo da panela. Retire a massa e, ainda quente, sove até que ela fique bem lisa. Reserve a massa, cobrindo-a com filme plástico, enquanto você prepara o recheio.

Recheio:

Corte o alho e a cebola em pedaços bem pequenos. Coloque o óleo para esquentar em uma panela. Coloque e refogue o alho e a cebola até dourar, acrescentando então a proteína de soja e o tempero de sal e pimenta. Mexa de vez em quando, sem deixar que a proteína de soja se queime. Desligue então o fogo e adicione a salsinha, mexendo bem. Separe em uma panela ou pote, cubra e deixe esfriar.

Coxinhas:

Quando a massa e o recheio já estiverem manipuláveis, não necessariamente frios, você deverá fazer pequenas bolas de massa com as mãos. Amasse a bola de forma a deixar um centro “gordinho” mas com espaço suficiente para o recheio e bordas que vão cobrir este recheio. Puxe as bordas para cima e forme uma “pirâmide” sobre o recheio, fechando bem a parte de cima e tendo certeza de que não há buracos. Passe então as coxinhas na água e na farinha de rosca, enquanto esquenta uma panela com bastante óleo para fritar as coxinhas. Coloque uma a uma, sem sobrecarregar a panela. Assim que estiverem douradas, retire-as colocando-as para escorrer em papel absorvente.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário