Como fazer um feijão tropeiro vegetariano?

O feijão tropeiro é um prato típico da culinária brasileira, consumido principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Sua receita original é feita com feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e tempero, sem nenhuma preocupação com ingredientes mais saudáveis e sem evitar o uso de derivados de animais em sua receita.

Mas há como evitar tais ingredientes e fazer uma receita de feijão tropeiro deliciosa, sem derivados de animais e respeitando também a tradição e o sabor original de uma das receitas mais tradicionais da culinária brasileira.

Ingredientes

Feijão tropeiro vegetariano

Este prato pode fazer uma importante parte de seu cardápio como uma receita deliciosa e saudável. (Foto: cozinharconsciente.blogspot.com)

Preparo

Em uma panela grande, coloque o azeite para esquentar. Coloque a cebola e o alho para refogar, junto com o pimentão. Misture bem, deixando fritar por alguns minutos até dourar ou ficar no ponto que mais te agrade. Junte então a cenoura, o feijão e o ovo (ou seu substituto vegano), mexendo bem e com cuidado para não deixar que a mistura agarre na panela. Tempere com sal e pimenta à gosto enquanto mexe a mistura. Em seguida, adicional a salsinha e a farinha devagar, de forma a deixar a mistura secar e ficar do jeito que melhor agrada ao seu paladar. Na hora de servir, misture o queijo de sua preferência e misture diretamente no prato ou na panela onde o feijão tropeiro será servido. Couve, banana frita, batatas fritas e uma boa cachaça são ótimos acompanhamentos para esta deliciosa receita. Ela é melhor servida durante temporadas mais frias, mas nada impede que faça esta receita no momento que bem entender.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para: “Como fazer um feijão tropeiro vegetariano?”

  • Jheniffer Pereira Morais

    Fiz essa receita exatamente da mesma forma como descrita e ficou uma delícia.
    O provolone substitui a carne perfeitamente.
    E o ovo maiorzinho dá um sabor especial.
    Bom apetite a todos!

    Responder

Deixe um comentário