Receita de comida tailandesa vegana

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

As receitas tailandesas tendem a usar muitos vegetais frescos. Há uma abundância de produtos frescos na Tailândia, e a maioria dos restaurantes locais segue seus mercados matinais para obter legumes frescos para a cozinha naquele dia. No entanto, isso não quer dizer que as receitas padrão tailandesas sejam acidentalmente veganas. Mas há boas notícias.

A boa notícia é que tantas receitas tailandesas são facilmente adaptáveis ​​para serem veganas ou vegetarianas-você só precisa do know-how. E é aí que entramos.

Neste guia da comida tailandesa vegana, você aprenderá o básico da culinária vegana tailandesa. Isso inclui todos os principais ingredientes tailandeses para manter o estoque no armário, as alternativas veganas aos ingredientes padrão, o equipamento de cozinha que você precisará e nossas receitas tailandesas veganas com melhor classificação também. Continue lendo para aprender tudo sobre comida tailandesa vegana! Esperamos que você ame tanto quanto nós.

Leia também

Que comida tailandesa é vegana?

Tradicionalmente, muita comida tailandesa não é vegana. Na Tailândia, muitos pratos realmente incorporam uma pequena quantidade de peixe como tempero. Seja camarão seco, molho de peixe, molho de ostras ou uma infinidade de outros temperos à base de peixes. Isso significa que eles não são vegetarianos, muito menos veganos.

Se você está em um restaurante na Tailândia e algo é marcado com vegetariano, é provável que seja vegano, no entanto, sempre recomendamos verificar o seu servidor. Isso ocorre porque os produtos lácteos geralmente não são usados ​​na culinária tailandesa. No entanto, os ovos são frequentemente incorporados, basta pedir que seja omitido. Em nossa experiência, a maioria dos restaurantes ficará bem com isso.

Esses ingredientes tailandeses podem substituir os ingredientes não veganos frequentemente usados ​​na culinária tailandesa:

Molho de peixe vegano

Se você já cozinhou com molho de peixe, saberá que é pungente. Quero dizer, realmente fedido. Quando na Tailândia, a maioria dos restaurantes não veganos omita o molho de peixe (junto com o molho de ovo ou ostra) a partir de suas refeições veganas.

Lembre -se de que, mesmo que um frito de vegetais misto esteja listado em um menu e pareça bom, sempre verifique se inclui o molho de peixe (ou ostra).

Existem várias alternativas de molho de peixe vegano disponíveis no mercado, mas se você não tiver algum, sempre poderá usar mais molho de soja leve ou uma combinação de molho de soja claro e escuro. Isso adicionará o sabor Umami que você está procurando, mas pode não ser perfeito.

Nossa recomendação de molho de peixe vegano é usar um comprado pronto, e usar em menores quantidades já que pode ser um pouco salgado.

Receita tailandesa vegana

Uma receita tailandesa vegana pode ser feita com diversos ingredientes e substitutos ideais. (Imagem: Pinterest)

Molho de ostra vegano

A menos que você esteja em um restaurante vegetariano ou vegano específico tailandês, o molho de ostras geralmente é usado – mesmo em pratos listados como vegetarianos. Portanto, verifique com o seu servidor.

As melhores alternativas veganas ao molho de ostras incluem um molho simples de frita vegetariana e molho de cogumelos. Ambos são grossos, saborosos, e ricos como você esperaria, mas não se preocupe se você não os tiver para entregar, porque há uma versão caseira …

Um trabalho caseiro para o molho de ostra vegano pode ser feito com meia colher de sopa de molho de soja escuro e meia colher de chá de molho vegano worcestershire – esse seria o equivalente a uma colher de sopa de molho de ostras. Isso adicionará profundidade de sabor à sua cozinha, embora seja certo que não seja tradicional e não será tão espesso como molho de ostras.

Pasta de miso para substituir a pasta de camarão

A pasta de miso é uma ótima alternativa para pasta de camarão. A pasta de camarão certamente não é vegana. É frequentemente usado em pastas de curry tailandês. Se um curry tailandês de vegetais estiver listado em um menu em um restaurante tailandês padrão, é improvável que seja vegano ou vegetariano.

Sempre vale a pena perguntar aos restaurantes talandês se eles podem fazer um curry vegano. Uma pequena quantidade de pasta de camarão é usada para criar profundidade de sabor em pastas de curry. Sempre recomendamos perguntar, mas, a menos que um curry seja anunciado como vegano ou vegetariano, seria seguro assumir que não é adequado para uma dieta vegana.

No entanto, há esperança! A pasta de camarão é feita com camarão fermentado, então a pasta de miso é uma substituição fácil de encontrar. Isso adicionará o sabor salgado e pungente, semelhante ao da pasta de camarão, mas sem a crueldade. E bônus – é muito bom para você!

Vamos então agora para algumas receitas tailandesas veganas e saborosas.

1. Receita de Curry tailandês vegano

O curry verde tailandês vegan combina ingredientes perfumados, pimentões intensos e vegetais exóticos, com leite de coco rico e cremoso para criar uma explosão de sabor.

Ingredientes para a pasta de curry verde tailandês:

4 pimentões verdes

4 pimentas olho de pássaro

6 folhas de lima de Kaffir

1 polegada de gengibre

1 polegada de galangal

1 ramo de capim limão

2 cebolinhas

4 dentes de alho

1 colher de sopa de cominho em pó

1 colher de miso branco

3 colheres de sopa de óleo de amendoim

1 punhado de punhado

Para o curry verde tailandês vegano

1 folha de lima de Kaffir

1 polegada de gengibre finamente picado

1 ramo de capim limão

2 garrafas pequenas de leite de coco

100 g Brócolis de haste macia

2 Batatas-doce médias – descascadas e cortadas em pedaços de tamanho de mordida

5 Berinjelas tailandesas – corte em quartos – omitisr se você não as tiver

40 g bagas do Peru – omitisr se você não as tiver

2 colheres de sopa de molho de soja leve

2 colheres de sopa de molho de soja escura

1 colher de chá de açúcar de coco

280 g de tofu firme

1 colher de sopa de óleo vegetal

Modo de preparo para o curry tailandês vegano:

Pré-aqueça o forno a 190 graus C.

Coloque a batata-doce em uma assadeira com óleo vegetal, misture bem e asse por 15 minutos.

Coloque todos os ingredientes da pasta no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Como alternativa, moa à mão em um pilão e argamassa, se você quiser a experiência tradicional. Se a pasta parecer um pouco seca, adicione um pouco mais de óleo ou água.

Aqueça a sua wok sobre um fogão quente e adicione toda a pasta e mexa por alguns minutos. Sua cozinha se tornará perfumada com especiarias tailandesas.

Adicione a folha de limão Kaffir, gengibre, capim -limão e duas colheres de sopa de leite de coco e depois mexa por mais alguns minutos.

Despeje o leite de coco restante, todos os vegetais e o tofu.

Deixe ferver e reduza para ferver por cinco minutos, mexendo com frequência.

Adicione os molhos de soja e o açúcar de coco e cozinhe delicadamente por mais 5 minutos.

Dê um gosto e adicione um pouco mais de açúcar se for muito picante ou pimenta, se você quiser mais picante!

Remova a folha de limão Kaffir e o capim-limão e sirva com arroz jasmim.

Receita pad thai vegano

Um pad thai vegano pode ser uma boa porta de entrada para as receitas tailandesas veganas. (Imagem: Pinterest)

2. Receita de Pad Thai vegano

Esta receita fácil pad thaia vegano é simples de fazer e leva apenas 30 minutos! É um prato clássico de comida de rua que pode ser encontrado em quase qualquer esquina da Tailândia.

Ingredientes do Pad Thai vegano:

2 colheres de sopa de óleo

450 g de tofu firme – cortado em pedaços de 2 cm

4 dentes de alho picados

2 cenouras – em cubos

6 Cebolas cortadas em fatias de 2 cm

3 colheres de sopa de molho de soja

3 colheres de sopa de molho de soja escuro

2 colher de chá de açúcar de coco

300 g brotos de feijão

4 colheres de sopa de amendoim triturados

1 colher de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de rabanetes em conservas

1 xícara de água morna

200 g macarrão de arroz

4 colheres de farinha de milho opcionais

Modo de preparo para o Pad Thai vegano:

Se você estiver usando a farinha de milho, coloque-a em uma tigela e jogue o tofu nela até que todas as peças estejam bem revestidas.

Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma wok em um fogo médio-alto. Adicione o tofu e cozinhe até dourar e crocantes por fora. Tire o tofu e defina um lado para mais tarde. Mesmo se você não estiver usando a farinha de milho, é bom selar e dourar o tofu primeiro.

Mergulhe o macarrão em uma tigela de água quente e deixe por 5 a 10 minutos (ou siga as instruções no pacote).

Aqueça a colher de sopa restante de óleo em um fogo médio-alto na wok.

Frite o alho na wok por um minuto (deve ser escaldante, mas tenha cuidado para que não queime).

Adicione a cenoura, cebolinha, molhos de soja e açúcar e continue mexendo por mais alguns minutos

Coloque os rabanetes (se usá-los).

Escorra e enxágue o macarrão com água fria.

Mova tudo para o lado da wok e adicione a água morna na lacuna. Despeje o macarrão e mexa tudo junto.

Depois que a água estiver cozida (deve levar alguns minutos em fogo alto), adicione os amendoins, tofu, brotos de feijão e suco de limão.

Prove e adicione mais molho de soja, suco de limão ou açúcar, se necessário.

Separe uma garrafa de molho de soja, cunhas de limão, flocos de pimenta e amendoins esmagados na mesa, para que todos possam ter seu pad thai vegan do jeito que gostam!

3. Receita de curry de vegetais vermelhos tailandeses

Este curry de vegetais vermelhos tailandeses é super rápido de fazer, delicioso e picante. É facilmente adaptável se você não gostar do seu curry muito picante – basta usar menos pimentões, e você também pode adaptar a doçura e a salinidade ao seu gosto. Espero que você ame!

Ingredientes para a pasta:

5 pimentões vermelhos secos embebidos por pelo menos 15 minutos

5 pimentas vermelhas

3 pimentas olho de pássaro

1 colher de sopa de pasta de feijão amarelo

1 colher de sopa de cominho em pó

4 dentes de alho

1 ramo de capim limão

2 ramos de cebolinha

1 polegada de galangal

3 folhas de limão Kaffir

1 pimentão vermelho

Ingredientes para o curry:

Pasta de curry vermelha feita acima

1 ramo de capim limão

2 folhas de limão Kaffir amassadas

400 g de tofu firme – drenado, pressionado e em cubos

800 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de molho de soja leve

2 colheres de sopa de molho de soja escuroo

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

100 g milho baby (pequeno) – picado em terços

100 g vagem

200 g de brócolis

1 colher de sopa de óleo vegetal opcional

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes de pasta de curry vermelho em um liquidificador ou pilão e argamassa. Moa à mão ou bata até ficar homogêneo. Se estiver usando um liquidificador, pode ser necessário adicionar cerca de 1-2 colheres de sopa de água para soltar um pouco a pasta.

Aqueça um wok em fogo médio-alto, despeje o óleo (se estiver usando) e adicione toda a pasta. Enquanto o seu wok não estiver antiaderente, você não precisará de petróleo.

Mexa a pasta e adicione algumas colheres de sopa de leite de coco, capim-limão, folhas de limão kaffir e tofu. Continue mexendo por alguns minutos. Sua cozinha deve cheirar perfumada a essa altura!

Coloque no resto o leite de coco. Deixe ferver e depois reduza para um ferver suave por 5 minutos.

Despeje os molhos de soja, açúcar e legumes.

Cozinhe por mais 5 minutos.

Prove e adicione mais açúcar, se você quiser mais doce (e menos picante) ou mais molho de soja leve, se quiser mais salgada. Os vegetais devem ser macios, mas não macios, a essa altura.
Retire do fogo e retire as folhas de limão Kaffir e o capim-limão.

Sirva com arroz jasmim e divirta-se!

O que acharam das receitas? Testem e compartilhem nos comentários com a gente!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário