Receita de molho para salada! 12 ingredientes!

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

 

Criar receitas com mais substância e mantendo-as tão simples quanto possível? Parece coisa de outro mundo, mas é totalmente possível. Principalmente para os veganos, ter algumas receitas simples, mas que combinam com vários pratos, é essencial. E o que dizer dos molhos simples para salada? Uma necessidade de todo vegano, para dar aquele gostinho especial nos legumes e verduras do dia a dia.

O problema é que parece sempre que encontramos os mesmos molhos, as mesmas receitas, com apenas uma ou outra variação. E muitas vezes, são receitas complicadas, ou com poucos ingredientes. Isso as deixa simples até demais, sem oferecer nada de especial para o sabor do molho e da salada. Mas e se eu te disser que dá pra fazer um molho de salada fácil com não 1, não 2, nem 3, mas 12 ingredientes altamente saborosos? Conheça o molho de cogumelo vegano.

Leia também

Molhos simples para salada: molho de cogumelo vegano

Esse molho exige muito pouco. Encontramos um vídeo que modifica um pouco o molho e o transforma em um delicioso creme, que pode ser um prato à parte, excelente para dias frios. O molho é versátil para qualquer combinação, seja para comer com sua salada, ou com alguns pãezinhos e torradas veganas.

Receita de molho de cogumelo

Sabor e facilidade no preparo: o molho de cogumelo combina ambos em uma receita deliciosa! (Foto: KitchMe)

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo para cozinhar: 6 minutos

Serve: 3 xícaras

Totalmente livre de laticínios, e com 10 ingredientes apenas. Não tem como errar! E ainda por cima, sem glúten, para quem tem uma dieta mais restrita.

Ingredientes

Modo de preparo

Comece misturando o leite de coco, as sementes, o fermento, vinagre, pimenta, cebola, alho, temperos, orégano,e as oleaginosas. Coloque em um liquidificador e bata por 20 a 30 segundos, ou até ficar bem homogênea. Ajuste os temperos de acordo com sua necessidade, adicionando o sal e a pimenta. Separe.

Em uma panela antiaderente grande, refogue seus cogumelos fatiados em fogo médio até que eles se reduzam a metade do tamanho. Isso demora cerca de 5 a 6 minutos, mexendo com frequência. Sinta-se livre para adicionar manteiga vegana para um sabor mais rico. Misture metade de seus cogumelos com a base de molho preparada anteriormente, adicionando a metade restante. Você pode ajustar isso às suas necessidades. Colocar algumas fatias extras de cogumelo à parte é uma boa ideia. Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Despeje em um recipiente hermético e guarde na geladeira por até 5 dias, ou congele parte do molho para uso futuro.

Uma variação mais encorpada da receita está no vídeo abaixo, usando uma base de molho branco de inhame.

Onde aproveitar melhor essa receita?

Este molho é perfeito sobre massas veganas, estrogonofe vegano, saladas e é uma substituição perfeita de creme de sopa de cogumelos. Para noites mais frias, é uma combinação ótima para torradas e pães veganos. No caso do molho para saladas, vale a pena acrescentar mais leite para deixá-lo mais líquido, se você preferir. Sempre antes do uso, é bom dar uma leve aquecida, pois a base de gordura do leite vai deixá-lo um pouco “duro” depois de resfriado.

E aí, curtiram essa receita? Quais variações criativas vocês fizeram? Quais combinações vocês mais gostaram com esse molho?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário