Escondidinho de mandioca vegano, aprenda a fazer!

Há algo muito invernal, muito reconfortante em um escondidinho. Vegetais saudáveis ​​em um molho de caldo coberto com mandioca bem macia, tudo cozido até borbulhar perfeitamente. É uma das melhores receitas para o inverno, mas sabemos que tem muita gente que gosta de saborear esta receita no verão também.

E os veganos podem aproveitar ainda mais esta receita com algumas pequenas modificações. Vamos então à receita?

Escondidinho de mandioquinha vegano

O escondidinho tradicionalcontém carne moída, que considerei trocar por oleaginosas, uma combinação de cogumelos e oleaginosas ou lentilhas.

Como as lentilhas pareciam mais nutritivas, fui por esse caminho! Além disso, elas cozinham muito bem enquanto suas mandiocas estão fervendo, tornando todo o processo bastante uniforme.

Lentilhas são uma potência baseada em plantas. Além de serem acessíveis e fáceis de cozinhar, também são ricas em nutrientes essenciais como fibras, ferro e proteínas (9 gramas por porção de 1/2 xícara).

Elas também absorvem bem os sabores e podem ser adicionados no lugar da carne moída em praticamente qualquer receita. Isso é uma ótima notícia se você me perguntar!

Esta receita não é apenas nutritiva, saborosa e farta, também é simples!

São necessários apenas 9 ingredientes e cerca de 1 hora do início ao fim.

Espero que vocês amem essa receita!

Escondidinho de mandioca

O escondidinho de mandioca vegano pode ser uma ótima receita para sua dieta vegana. (Foto: Clean Eating Magazine)

Escondidinho vegano de mandioca

Um escondidinho de poucos ingredientes, mas recheado de sabor.

Ingredientes para o recheio do escondidinho:

Ingredientes para a cobertura de purê de mandioca:

Modo de preparo do escondidinho de lentilha com mandioca

Corte as mandiocas, coloque em uma panela grande e encha com água até que estejam cobertas. Leve ao fogo baixo para ferver em fogo médio-alto, depois salgue generosamente, tampe e cozinhe por 20-30 minutos ou até que uma faca deslize facilmente. Em uma panela de pressão, o processo é mais rápido.

Depois de cozidas, escorra, coloque de volta na panela para evaporar a água restante e transfira para uma tigela. Use um espremedor, um cortador de massa ou um garfo grande para amassar até ficar homogêneo. Adicione a quantidade desejada de manteiga vegana (2-4 colheres de sopa conforme a receita original) e tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra frouxamente e reserve.

Enquanto as mandiocas estão cozinhando, pré-aqueça o forno a 220 º C e unte levemente uma assadeira de 2 litros. Em uma panela grande em fogo médio, refogue as cebolas e o alho em 1 colher de sopa de azeite de oliva até dourar levemente e caramelizar – cerca de 5 minutos.

Adicione uma pitada de cada sal e pimenta. Em seguida, adicione as lentilhas, o caldo e o tomilho e mexa. Deixe ferver. Em seguida, reduza o fogo para ferver. Continue cozinhando até que as lentilhas estejam macias (35-40 minutos).

Nos últimos 10 minutos de cozimento, adicione os vegetais congelados, mexa e cubra para fundir os sabores.

OPCIONAL: para engrossar a mistura, adicione 2-3 colheres de sopa de mandioca em purê e mexa. Alternativamente, retire 1/2 da mistura e bata em 2 colheres de sopa amido de milho em pó e bata. Volte para a panela e bata para engrossar.

Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Em seguida, transfira para a assadeira própria para forno e cubra cuidadosamente com purê de mandioca. Alise com uma colher ou garfo e tempere com outro crack de pimenta e um pouco de sal marinho.

Coloque em uma assadeira para estourar e leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até que os purê estejam levemente dourados por cima.

Deixe esfriar um pouco antes de servir. Quanto mais tempo ele permanece, mais ele vai engrossar. Deixe esfriar completamente antes de cobrir e guarde na geladeira por alguns dias. Reaquece bem no microondas.

Dúvidas ou sugestões para incrementar a receita? Deixem nos comentários suas perguntas!

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