Salsicha vegetariana é saudável? Pratos e receitas!

Escrito na categoria "Receitas vegetarianas" por André M. Coelho.

Salsicha foi originalmente concebida como um meio econômico para utilização e conservação da carne animal. Ela geralmente consiste de um recheado de carne moída, mistura de especiarias e sal, dentro de um invólucro. A maioria dos produtos à base de carne de salsicha são ricos em calorias e gordura. Pensando numa opção mais saudável e ao gosto de veganos e vegetarianos, chefs e empresas do ramo alimentício criaram as salsichas vegetarianas/veganas. Mas serão elas opções tão saudáveis assim?

Calorias da salsicha vegetariana

Ao tentar equilibrar a sua ingestão de alimentos para manter um peso saudável, é importante prestar atenção ao tamanho e calorias por porção. Se você comer mais calorias do que seu corpo precisa em uma base diária, você vai ganhar peso. Uma salsicha vegetariana padrão tem 98 calorias em uma porção de 38 g, ou uma empada. Versões caseiras podem chegar à 80 calorias. Versões light chegam a 60 calorias em poções de 57 g.

Gordura na salsicha vegetariana

Como um produto sem carne, o teor de gordura em uma salsicha vegetariana vem das gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis para o coração. A inclusão destas em sua dieta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Uma porção padrão de salsicha vegetariana contém 7 g de gordura total e 1,1 g de gordura saturada. Marcas de salsicha vegetarianas light são, geralmente, livres de gorduras.

Carboidratos na salsicha vegetariana

A soja é o principal ingrediente na salsicha vegetariana. Como uma leguminosa, contém uma boa dose de carboidratos. Estas são a principal fonte de energia para seu corpo. A salsicha vegetariana padrão contém 3 g de carboidratos e 1 g de fibra por porção. Salsicha vegetariana light contém 7 g de carboidratos e 3 g de fibra dietética.

Proteínas da salsicha vegetariana

A soja na salsicha vegetariana é a principal fonte de proteína. A soja é um dos poucos alimentos de origem vegetal que fornecem todos os aminoácidos essenciais, tornando-se uma fonte completa de proteínas. Uma salsicha vegetariana contém 7 g de proteína por porção. Uma salsicha vegetariana light contém 7 g de proteína.

Salsichas vegetarianas são saudáveis?

Salsichas vegetarianas são muito mais saudáveis quando feitas em casa, devido ao maior controle sobre os ingredientes. Quando industrializadas, geralmente é feito o uso de conservantes que podem alterar o gosto e também o quão saudáveis são as salsichas vegetarianas. O essencial é que a salsicha vegetariana tem menos gorduras não-saudáveis, além de menor quantidade de sal, tornando-as opções mais saudáveis mesmo para quem for um comedor de carne.

Receitas com salsichas vegetarianas

Com coberturas saudáveis, a salsicha vegetariana pode se tornar um lanche saboroso e saudável. (Foto: www.veggiekitchen.org)

Salsicha vegetariana: receita

A Salsicha vegetariana pode ser feita com qualquer substituto de carne para veganos/vegetarianos. O que muda mais na receita são os ingredientes extras e especiarias acrescentados, que dão todo o sabor e saúde a esta receita deliciosa.

Ingredientes

http://youtu.be/Gnq3smiZa4M

Modo de Preparo

Coloque a cebola e o alho em um processador de alimentos e processe até bem finos. Aqueça uma frigideira pequena. Adicione a cebola e o alho e refogue por cerca de 3 minutos, até a cebola ficar mais “molinha”. Transfira a mistura de cebola e alho de volta ao processador de alimentos. Adicione o feijão, água, molho de soja, extrato de tomate, e todos os condimentos no processador de alimentos. Misture até formar uma pasta fina.

Misture os ingredientes restantes (glúten, farinha de aveia, o fermento, e sementes de linhaça) em uma tigela grande. Adicione o conteúdo do processador de alimentos e mexa até misturar bem. Se parece que não há umidade suficiente, adicione outra colher de sopa ou duas de água. Sove na tigela por cerca de dois minutos. Prepare uma panela de cozinhar a vapor com água e leve para ferver. Corte 8 pedaços de papel alumínio ou papel manteiga, cada um com cerca de 6 centímetros de comprimento. Divida o glúten em 8 pedaços iguais. Coloque um pedaço de papel alumínio ou papel manteiga em cima de uma superfície. Enrole um pedaço de glúten entre as palmas das suas mãos até que ele sobre o tamanho e a forma de um cachorro-quente. Coloque-o no papel alumínio ou papel manteiga e enrole. Rode o tubo e para trás, pressionando levemente com as mãos, para dar-lhe uma forma, e depois, torça as extremidades fechadas. Repita com o glúten restante para formar 8 salsichas veganas

Coloque todas as salsichas veganas no topo de uma panela a vapor, cubra e prepare durante 45 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de abrir. Armazene as salsichas vegetarianas em um recipiente coberto na geladeira. Aqueça suavemente em uma panela ou microondas ou frite antes de servir.

Testem a receita e voltem aqui para falar sobre suas versões e incrementos, além dos resultados obtidos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário