O tofu é feito a partir de leite de soja fresco coalhado, que vem sendo comprimido em blocos, semelhante ao processo de fabricação de queijo. Geralmente, é 100% sem glúten, vegetariano e vegan. Ele tem um sabor super suave (pense: leite de soja) que adota facilmente os temperos que você deseja adicionar.

O tofu é um alimento rico em cálcio e proteína. O tofu também é uma excelente fonte de aminoácidos e possui uma baixa contagem de calorias (embora uma alta contagem de gorduras).

Normalmente, existem duas categorias principais de tofu – sedoso ou regular. Com o nome adequado, o tofu sedoso é super macio, cremoso e sedoso, porque não é drenado e tem um alto teor de água. Por outro lado, o tofu comum (ou tofu ao estilo chinês) apresenta uma variedade de níveis diferentes de firmeza – suave, médio, firme e extra-firme. Para esta receita, você precisará de tofu firme ou extra-firme.

O tofu é normalmente encontrado nas seções refrigeradas dos supermercados, na seção de produtos, perto da seção de queijos ou na seção de alimentos saudáveis. O tofu macio, no entanto, às vezes é vendido sem refrigeração e pode ser encontrado em uma seção étnica.

Como preparar tofu assado?

Para fazer esta receita de tofu assado, você precisará dos seguintes ingredientes:

Tofu: um bloco de tofu, firme ou extra firme. Também recomendo comprar tofu orgânico, se disponível.

Óleo: azeite ou qualquer que seja o seu óleo de cozinha preferido.

Amido de milho: este é o ingrediente mágico que ajuda a tornar o tofu (assim como muitos outros alimentos) mais crocante no forno.

Temperos: normalmente, uso apenas uma mistura de alho em pó, sal marinho e pimenta do reino para temperar meu tofu. (Essa mistura vai bem com praticamente qualquer receita.) Mas veja abaixo outras idéias de temperos.

Em quantidades exatas, você vai precisar de:

1 bloco de tofu extra-firme

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de amido de milho

1 colher de chá de sal marinho fino

1/2 colher de chá de alho em pó

1/4 colher de chá de pimenta preta

Tofu assado no forno

Faça o tofu assado para muito sabor e saúde na sua cozinha. (Foto: Simple Vegan Blog)

Como fazer tofu temperado no forno?

Para assar tofu no forno:

Escorra o tofu

Mesmo as variedades mais firmes de tofu contêm muita água extra. Portanto, para obter nosso tofu agradável e crocante, precisamos drenar um pouco disso primeiro. Para fazer isso, corte seu bloco de tofu em 2 ou 3 blocos (dependendo da forma do bloco de tofu, cada bloco deve ter cerca de 3/4 a 1 polegada de espessura). Em seguida, coloque algumas toalhas de papel ou uma toalha de queijo limpa em uma superfície plana e coloque as lajes lado a lado em cima das toalhas de papel. Cubra com outra camada de papel toalha em cima do tofu. Em seguida, coloque uma tábua de cortar em cima e empilhe um monte de latas ou potes pesados ​​ou o que você puder equilibrar com segurança na tábua. A ideia é colocar muita pressão / peso no tofu, o que ajudará o excesso de água a pressionar as toalhas de papel. Deixe o tofu escorrer por pelo menos 15 a 30 minutos.

Corte o tofu

Depois que o tofu estiver vazio, remova os pesos e as toalhas de papel. E use uma faca para cortar o tofu nas formas desejadas. Normalmente, faço apenas pequenos cubos (cerca de 1/4 de polegada cada), mas você pode cortar qualquer tamanho de triângulos, retângulos ou outras formas que desejar. Obviamente, a espessura de suas formas determinará sua proporção entre o exterior e o interior macio. Portanto, se você quiser pedaços ainda mais nítidis de tofu, torne suas formas um pouco mais finas.

Cubra o tofu

Em seguida, adicione o tofu a uma tigela grande. Regue com azeite e misture delicadamente. Polvilhe uniformemente com amido de milho e temperos (eu uso alho em pó, sal e pimenta). Misture delicadamente novamente até que o tofu esteja uniformemente revestido.

Arrume em uma assadeira

Em seguida, vire o tofu para uma assadeira coberta com pergaminho e arrume-o de forma que o tofu fique em uma camada uniforme (sem sobreposição).

Asse até ficar crocante

Asse em forno a 200 ° C por 15 minutos. Em seguida, retire a assadeira do forno e vire cada um dos pedaços de tofu para que elas possam cozinhar uniformemente do outro lado. Retorne ao forno por mais 15 minutos ou até que o tofu atinja o nível desejado de crocância. Depois remova e sirva quente.

Temperos, molhos e marinadas para tofo

Semelhante ao frango, o tofu faz um excelente trabalho ao adotar os sabores que você escolher usar em seus temperos. Sou um grande fã da mistura simples de alho em pó / sal / pimenta na receita abaixo, que se aplica a praticamente qualquer cozinha. Mas se você quiser misturar as coisas, sinta-se à vontade para adicionar uma de suas misturas favoritas de tempero seco, como:

  • Tempero Italiano
  • Tempero cajun
  • Tempero de Za’atar
  • Tempero de taco
  • Caril em pó
  • Tempero Jerk do Caribe

Ou então, fique à vontade para mergulhar seu tofu em sua marinada favorita por 10 a 15 minutos (após a drenagem, antes de revestir com amido de milho). Ou -cozinhe o tofu com a mistura básica de temperos acima e depois jogue-o com o seu molho favorito depois.

Como fazem o tofu em casa? Quais ingredientes e temperos usam?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)