Amigos, o dia chegou! O dia em que realmente grão de bico crocante (não frito) pode acontecer em sua cozinha. É uma coisa real. Vamos fazer isso se tornar uma realidade.

A magia desta receita fácil de 4 ingredientes começa com o grão-de-bico cozido. Você pode optar por comprar grãos de bico enlatados, já cozidos, ou grãos de bico crus, para fazer você mesmo.

Truques para o grão de bico crocante

A principal dica para o grão de bico crocante é enxaguar, drenar muito bem, depois secar muito bem. Muito bem mesmo. Quanto menos úmido o grão de bico é, mais cremosos eles se tornarão.

Uma vez que seu grão de bico está seco, isso leva a segunda dica: descascar as peles.

Descascar as peles é oneroso e chato. Porém, por experiência, ajuda a ficarem mais tostados no forno. E quando se trata de grão-de-bico, todo pouquinho ajuda.

Agora, é hora do óleo (se você não quiser usar óleo, omita este passo) e do sal. Isso me leva à dica 3: você vai querer esperar para adicionar outros temperos até que eles acabem de assar. Descobri que muito tempero pode interromper o processo que faz o grão de bico crocante, quase prendendo a umidade e não deixando o grão-de-bico “respirar”.

O próximo passo é assar o grão de bico a 180º C por 45 a 50 minutos. Experimentando, descobri que, a uma temperatura muito alta, o grão-de-bico queima rapidamente enquanto está tenro no centro. E se for muito baixo, nenhuma crocância parece acontecer por um tempo muito longo. Então, 180º C graus é o ponto ideal.

A próxima dica é deixar o grão de bico esfriar uma vez fora do forno, e depois armazenar sem uma tampa selada. Fazê-lo deixa o grão-de-bico respirar e ficar crocante por mais de 1 dia.

Eu amo esses grão de bico como um lanche direto em casa ou em movimento. Eles também são ótimos sobre coisas como saladas, sopas e outras receitas

Experimente estes grão-de-bico com uma salada, massa de macarrão de batata-doce, sopa de abóbora curada, pizza vegana, tigela de comidas saudáveis ou batata-doce com grão-de-bico. Eles também seriam igualmente saborosos em batatas doces assadas. O que estou dizendo é: eles são deliciosos em praticamente tudo.

Grão de bico crocante

Faça um grão de bico crocante no seu forno para saborear como um delicioso petisco. (Foto: Idea Hacks)

Receita de grão de bico assado crocante

É um método simples, com poucos ingredientes, para testar e saborear com muito gosto

Ingredientes

425 g de grão de bico (drenado e muito bem drenado + completamente seco)

15 ml de óleo de abacate ou outro óleo neutro (se evitar o óleo, omitir e não enxaguar o grão-de-bico fora da lata, apenas drenar)

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de temperos de escolha

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180º C e coloque uma assadeira vazia (ou mais, conforme necessário). Escorra o grão de bico bem. Se usar óleo, lave bem com água e drene completamente. Se omitir o óleo, simplesmente drene bem e pule a lavagem com água.

Uma vez drenado, espalhe o grão-de-bico sobre uma toalha limpa e absorvente e use as mãos para rolar suavemente e secar o grão-de-bico. Algumas das peles devem começar a sair. Você pode optar por descascar todos os grãos de bico, o que pode ajudar para uma crocância extra, ou simplesmente remova as peles que saem. De qualquer forma, o grão de bico vai ficar crocante.

Transfira o grão de bico para uma tigela e cubra com óleo (ou omita) e sal. Misture bem para combinar. Não adicione o outro tempero neste ponto – ele pode interromper o processo de crocância, então espere para adicionar até depois do cozimento.

Asse por um total de 45 a 50 minutos ou até dourar e secar ou ficar crocante ao toque. Eu gosto de girar minha panela e agitar o grão-de-bico ao meio caminho para cozinhar.

Retire do forno e misture com temperos (se desejar) enquanto ainda estiver morno. Então deixe esfriar 5 a 10 minutos, e eles continuarão ficando com crocância enquanto esfriam.

Snack de grão de bico

Sirva como é ou em cima de taças ou saladas. Para armazenar, coloque em um recipiente tupperware ou jarra e não cubra bem. Em vez disso, abra a tampa para que eles possam “respirar” um pouco. Isso os ajudou a ficarem crocantes por mais tempo. Estes são os melhores no primeiro dia, mas duram de 4 a 5 dias à temperatura ambiente. Alternativamente, sele bem e congele até 1 mês.

Vamos ver os dados nutricionais:

Calorias: 141

Gordura: 2.7 g

Gordura saturada: 0.3 g

Sódio: 300 mg

Carboidratos: 22.9 g

Fibra: 6.7 g

Açúcar: 4 g

Proteína: 7.3 g

E aí, fizeram a receita? O que acharam? Como ficou a receita de vocês? Quais combinações fizeram com essa receita?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)