Receita de pão vegano: 3 opções deliciosas!
Se você optar por uma máquina de pão, uma massa de pão sem amassar ou preferir moldar cada pão manualmente, aqui estão algumas dicas ao lidar com uma receita para o pão caseiro, feito de uma forma muito saborosa e com as melhores técnicas.
Receita de pão vegano: dicas saborosas
Comece com farinha para todos os fins ou pão e incorpore grãos integrais
Se for a primeira vez que assar pão e você está abandonando os ingredientes tradicionais de ligação e fermento, como leite ou ovos, comece com farinhas brancas refinadas, que aumentam de maneira mais confiável, graças ao seu alto teor de glúten. Depois de dominar um pão branco, como pão básico, você pode voltar sua atenção para pão de trigo integral mais complexo.
Leia também
Faça substituições veganas
Em muitos casos, os ingredientes veganos são grandes substituições por produtos tradicionais de panificação, até mesmo pães enriquecidos notoriamente exigentes, como o Brioche. (Isso é especialmente verdadeiro para muitos pães rápidos, como pão de banana vegana.) Experimente a aquafaba para ovos, leite de aveia e manteiga vegana, azeite ou encurtamento de vegetais no lugar da manteiga comum.
Procure marcas de pão vegano
Tome nota dos melhores pães veganos do supermercado para inspiração. Preste atenção à textura, sabores e sensação na boca em geral – então verifique a lista de ingredientes para ver como eles fizeram isso.
Agora que já tem as dicas, vamos para as receitas.
Pão vegano natural
Pão vegano, natural, não processado e delicioso. É crocante por fora, macio e mastigável por dentro, e feito com 4 ingredientes.
Ingredientes do pão vegano natural:
500 g de farinha para todos os fins
2 colher de chá de sal
2 e ¼ colher de chá de fermento seco ativo
420 ml xícaras de água morna
Modo de preparo:
Misture a farinha, o sal e o fermento em uma tigela grande.
Adicione a água e misture até ficar bem combinado. Eu prefiro usar uma colher, mas você também pode usar suas mãos, se quiser. Será uma massa úmida, mas se tornará mais gerenciável depois que ele aumentar.
Cubra com um pano de prato e deixe subir por 2 horas em um local quente.
Unte um forno holandês com um pouco de óleo ou alinhe uma panela de pão de 9 × 5 polegadas (23 × 13 cm) com papel manteiga. Ambos funcionam muito bem.
Transfira a massa para o forno holandês ou o pão e deixe subir por mais 30 minutos em um local quente.
Pré-aqueça o forno a 450ºF ou 230ºC por pelo menos 15 minutos.
Asse por 30 minutos ou até dourar. Você também pode verificar o pão colocando uma faca no centro do pão. Se sair limpo sem massa, o pão está pronto.
Deixe esfriar por 15 minutos antes de transferi -lo para um rack de resfriamento e deixe esfriar completamente. Se você não possui um rack de resfriamento, basta usar um prato ou o que você tem em mãos.
Aproveite quente ou à temperatura ambiente e sirva com coberturas como manteiga vegana, manteiga de coco ou até cream cheese vegan.
Cubra e guarde o pão vegano à temperatura ambiente por 3-4 dias ou no freezer por 3 meses (eu sempre corto meu pão antes de congelar).
Notas:
Lembre-se de que você precisa usar fermento seco ativo, não fermento em pó, bicarbonato de sódio ou qualquer outro ingrediente semelhante.
Você também pode adicionar um pouco de óleo à massa, se quiser, mas isso não é necessário.
Sinta-se à vontade para adicionar especiarias ou ervas que você gosta, ou mesmo outros ingredientes, como azeitonas, tomates secos, passas ou o que você quiser.
Você não precisa usar um forno holandês nem uma panela de pão, você pode simplesmente fazer uma bola com a massa e assá-la, mas eu pessoalmente acredito que a massa é mais fácil de manusear se o fizer.
Pão vegano e fácil
Pão vegano fácil de crocante feito com apenas 3 ingredientes: farinha, água e fermento instantâneo. Receita caseira, baseada em plantas, sem amassar!
Ingredientes de pão vegano:
3,25 xícaras de farinha + mais para aspersão
1,5 xícaras de água morna
2 colher de chá de fermento seco instantâneo
1 colher de chá de sal marinho
Modo de preparo:
Adicione a farinha de todos os propósitos, o fermento e o sal marinho a uma tigela grande ou a misturadora de ajuda da cozinha. Misture a água e mexa bem até incorporar. Cubra a tigela livremente com uma toalha de cozinha ou filme plástico e deixe descansar à temperatura ambiente por 2 a 3 horas. Você pode deixá-lo durante a noite também, mas não é necessário.
Após cerca de 2 horas, verifique a massa e você deve notar a superfície pontilhada com bolhas. Gire a massa em uma superfície enfarinhada e polvilhe -a com um pouco de farinha. Modele-o em um pão redondo dobrando -o algumas vezes. Nenhuma amassar é permitido!
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 450º F / 230º C com uma pedra de pizza por dentro. Se você não tiver uma pedra de pizza pré-aquecer um forno holandês de ferro fundido com a tampa em vez disso). Coloque uma assadeira com alguns centímetros de água nele no rack inferior para ajudar a criar vapor dentro do forno para uma crosta crocante.
Polvilhe uma casca de pizza ou uma caixa de papelão com um pouco de farinha e coloque o pão de pão por cima. Deixe descansar por 45 minutos enquanto o forno esquenta. Usando uma faca serrilhada, faça algumas fendas em cima do pão.
Polvilhe a pedra da pizza com um pouco da farinha de sêmola e depois deslize suavemente a massa de pão, como você faria com uma pizza. Cozinhe por cerca de 30 minutos até dourar. Transfira para um rack de resfriamento e deixe esfriar antes de cortar. Para uma crosta ainda mais crocante, permita que o pão esfrie dentro do forno com a porta ligeiramente aberta.
Notas:
Se você não tem uma pedra de pizza, ainda pode assar o pão dentro de uma frigideira de ferro fundido pré-aquecido ou um forno holandês (forrado com papel manteiga) com a tampa (não pré-aqueça o papel manteiga com o forno holandês).
Pão vegano caseiro
Receita de pão vegano caseiro simples e delicioso com apenas 5 ingredientes! Crispy por fora e macio e fofo por dentro!
Ingredientes do pão vegano caseiro:
3-3 1/2 xícaras de farinha para todos os fins
1 pacote de fermento seco ativo
1 e 1/4 de xícara de água morna
1 colher de chá de açúcar
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga vegana derretida (opcional)
Modo de preparo:
Aqueça a água apenas um pouco (não acima de 110 ° F / 45º C) e misture o açúcar. Despeje o fermento por cima e não se misture, deixe descansar por 10 minutos até espuma.
Misture sal e farinha e reserve.
Quando o fermento estiver pronto, despeje em uma tigela e adicione a mistura de farinha.
Misture com as mãos ou uma espátula apenas até que todos os pedaços secos estejam misturados. Será uma massa úmida, mas se tornará mais gerenciável depois que ele aumentar.
Farinhe levemente a parte externa da massa, mas não a misture, isso apenas facilita a remoção mais tarde.
Deixe a massa subir, coberta, por 1 hora em um local quente e seco (eu gosto de colocar meu forno em sua configuração mais baixa e depois desligá-lo por 5 minutos e deixar ele subir lá), mas você também pode colocá-lo em o contador.
Depois de levantar, farinha uma superfície plana e alinhe a massa, florescendo levemente o fundo se pegajoso. Puxe pequenas porções das bordas em direção ao meio e aperte suavemente até que a massa esteja mais elástica.
Coloque em uma tigela levemente oleada e suba novamente, coberta por 30 minutos. Em seguida, pré-aqueça o forno a 450 graus F / 230 graus C.
Coloque a massa em uma panela oleada e coloque no forno, cobrindo a parte superior com uma tampa ou uma bandeja de pizza ou pizza para ajudar a prender o calor para dentro. Eu gentilmente corto algumas fendas rasas no topo, para que elas assa todas bonitas. Você também pode adicionar um pouco de manteiga vegana derretida ao topo, se quiser, é opcional, mas contribui para uma textura mais dourada e crocante.
Asse por 30 minutos e remova a parte superior e asse por mais 8 a 12 minutos até que a parte superior esteja agradável e dourada. Você também pode verificar colocando uma faca de manteiga no centro do pão, se ele sair limpo sem qualquer massa, o pão está pronto.
Deixe esfriar por alguns minutos dentro da panela e transfira para um rack de resfriamento.
Qual receita mais gostaram? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
5 receitas de pizza vegetariana imperdíveis
5 receitas de pastel vegano
5 receitas de comida vegana para crianças
5 pratos vegetarianos que toda criança vai gostar
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.