Manteiga vegana, como fazer?

Escrito na categoria "Receitas vegetarianas" por André M. Coelho.

Como fazer manteiga vegana em casa sem ingredientes difíceis de encontrar? Fácil, rápido e você só precisa de um batedor e uma tigela. Perfeito para assar, espalhar em pães veganos, frituras ou em qualquer outro lugar que você usaria manteiga!

Por que você gostaria de fazer sua própria manteiga vegana, você pode perguntar? Bem, recebo comentários regularmente de pessoas onde a compra de manteiga à base de plantas com bom sabor é quase impossível, ou muito cara.

Ou talvez você esteja procurando por um sabor amanteigado de óleo de palma, que pode ser difícil de encontrar também. Fazer a sua própria é um grande economizador de dinheiro também!

Eu queria criar uma receita que fosse super simples, rápida e que funciona em qualquer lugar que você usasse normalmente manteiga. Demorei várias rodadas de testes para chegar à receita perfeita! Esta manteiga livre de laticínios é gloriosamente cremosa, rica, amanteigada e fácil de usar.

Esta é uma visão geral com fotos de como fazer manteiga vegana.

Como fazer manteiga vegan?

Em uma tigela, combine 1/2 xícara de leite de soja sem açúcar e 2 colheres de chá de vinagre de vinagre de maçã. Deixe descansar e coalhar enquanto derrete o óleo de coco.

Para a tigela, adicione uma xícara de óleo de coco quente derretido, junto com o sal (1/2 colher), óleo de canola (1/4 xícara, também pode usar azeite ou óleo de abacate), e creme de coco de 1/4 xícara. Adicione uma pequena pitada opcional de cúrcuma, se desejar.

Bata bem por alguns minutos até ficar liso e pálido. Você também pode usar um liquidificador ou processador de alimentos aqui.

Despeje em moldes de manteiga de silicone. Você também pode simplesmente derramar em um recipiente de vidro ou dois. Coloque na geladeira para endurecer e descasar por uma ou duas horas. Então, está pronta sua manteiga!

Manteiga vegana

Uma boa receita de manteiga vegana vai dar sabor e mais opções de receitas para sua dieta vegana. (Imagem: DinePlan)

Manteiga vegana batida

Com apenas um pouco mais trabalho, você pode fazer uma deliciosa manteiga vegana batida e fofa. Esta manteiga é perfeita para fazer coberturas  brancos, como uma cobertura de baunilha vegana. Mas a manteiga batida a também é maravilhosa para se espalhar em torradas e outros produtos assados.

Para bater, uma vez que você tenha misturado os ingredientes, coloque a tigela na geladeira por cerca de 20 minutos até endurecer ligeiramente. Retire da geladeira e, com um misturador de mão, misture e bata até ficar fofo. Coloque em potes e de volta à geladeira para endurecer o resto do caminho.

Qual o prazo de validade da manteiga vegana? Pode usar pra cozimento?

A manteiga vegana se manterá na geladeira por 2-3 semanas. Também congela muito bem. Simplesmente deixe descongelar na geladeira antes de usar.

Eu testei esta manteiga vegana caseira em todos os tipos de produtos assados, de crosta de torta para cookies a geladas. Funciona perfeitamente bem!

A manteiga é mais dura da geladeira do que as manteigas veganas comerciais, então se você precisar de manteiga ligeiramente amolecida, como para cookies ou coberturas, deixe-a sentar à temperatura ambiente por cerca de 30 minutos antes de usar. Você também pode colocar no micro-ondas por 15 a 20 segundos, mas isso não é ideal, já que pode derreter, o que pode ser especialmente problemático ao fazer a cobertura.

Ingredientes para a manteiga vegana

1/2 xícara de leite de soja sem açúcar

2 colheres de chá de vinagre de maçã

1 xícara de óleo de coco refinado

1/2 colher de chá de sal

1/4 xícara de óleo de canola, ou óleo de azeite, óleo de abacate ou outro óleo aromatizado neutro

1/4 xícara de creme de coco, pode omitir, mas ajuda a tornar a manteiga gloriosamente macia

Pitada de cúrcuma minúscula, opcional para cor

Modo de preparo para a manteiga vegana

Pegue uma tigela de tamanho médio. Adicione o leite de soja e o vinagre da maçã, misture e deixe sentar por 5 minutos até ficarem curvas.

Enquanto o leite / vinagre coalha, derreta o óleo de coco no micro-ondas (ou fogão) até aquecer, mas não muito quente.

Para a tigela com a mistura de leite / vinagre, adicione o óleo de coco derretido, sal, óleo de canola, creme de coco e pitada minúscula opcional de cúrcuma. Bata bem até a cor suave e pálida. Isso levará menos de 5 minutos. Você também pode colocar tudo em um liquidificador ou processador de alimentos e misturar até ficar homogêneo.

Despeje a mistura em recipientes de vidro ou moldes de manteiga. Se você usar 1 contêiner grande, a manteiga levará mais tempo para endurecer na geladeira, pequenos moldes estarão prontos mais rapidamente. Coloque na geladeira por uma ou duas horas para ficar pronta.

Para manteiga vegana batida:

Isso é tão delicioso, mas apenas um pouco mais de trabalho. Depois de ter levado bem a mistura de manteiga, coloque a tigela na geladeira por 20 minutos para endurecer levemente. Retire da geladeira e, com um misturador de mão, misture e bata até ficar levemente macia, o que leva entre 3 e 4 minutos. Adicione aos recipientes de armazenamento de vidro e coloque de volta no refrigerador para endurecer.

Como armazenar manteiga vegana?

A manteiga vegana manterá na geladeira por 2a 3 semanas. Para usar para cozer, suavize ligeiramente deixando fora à temperatura ambiente por 30 minutos. Você também pode colocar no micro-ondas por 15 segundos, mas alguns podem derreter dessa maneira que não é ideal. Ela congela muito bem também! Simplesmente deixe descongelar na geladeira antes de usar.

Dicas para a receita de manteiga vegana

É bom usar outro leite sem lactose e sem açúcar, mas gosto de soja o melhor aqui. Amêndoa, coco, talvez até mesmo leite de aveia funcionará bem embora. Basta estar absolutamente certo que é sem saborização e sem açúcar.

Se você não tem vinagre de maçã ou não pode usá-lo, você pode substituir suco de limão ou vinagre branco.

Não há substituto para o óleo de coco refinado, é o que faz a manteiga. Óleo de coco não refinado tornará seu gosto de manteiga muito parecido com coco.

Eu realmente gosto do creme de coco na manteiga. Não faz com que seja gosto de coco, mas adiciona uma cremosidade e suavidade.

O que acharam dessa manteiga vegana? Quais incrementos fizeram na receita de vocês? Compartilhem sua criatividade nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário