Como fazer sorvete vegano?

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

Primeiro, prometo a você não há truques para este sorvete. Isso não é “sorvete” nas aspas. Este sorvete vegano e é real, com um sabor único e cheio de benefícios para sua saúde.

Sim, é cremoso. Sim, tem gosto de uma verdadeira sobremesa que você vai encher com cobertura de caramelo e polvilhar com oleaginosas. Sim, é livre de laticínios e vegano também (sem ovos!). Aqui está o que você precisa saber.

Como fazer sorvete vegano?

O segredo é nada mais que leite de coco. Leite de coco cheio de gordura e cremoso. Outros substitutos do leite vegano, como leite de amêndoas ou leite de soja, simplesmente não funcionam quando se trata de sorvete. Você precisa de gordura que só podem ser encontradas em uma garrafa de leite de coco.

Junto com o leite de coco, adicionamos um pouco de amido de milho. Você também pode usar amido de outro vegetai, se preferir. De qualquer forma, você combina o amido com o leite de coco e um adoçante e cozinhá-lo no fogão até ficar espesso e quase um pudim. Esta dá uma ótima base para o sorvete

Vamos voltar para aquele adoçante por um segundo. Eu amo este sorvete feito com agave, especialmente porque a natureza mais viscosa da agave ajuda a evitar que os cristais de gelo se formem, mantendo o sorvete muito suave. Se você está bem com o mel em sua dieta, você também pode usar isso. Alternativamente, você pode usar xarope de bordo ou um açúcar granulado como o açúcar normal. Escolha o adoçante que melhor te atende!

Sorvete vegano com leite de coco

O leite de coco é uma ótima base para um saboroso sorvete vegano de coco. (Imagem: divulgação)

Esta receita de sorvete vegano tem gosto de coco?

Sim, uma vez que este sorvete é quase inteiramente feito de leite de coco, definitivamente tem gosto de coco. Mas o coco é uma grande base de sabor para praticamente qualquer coisa, como oleaginosas e frutas, adicionadas com hortelã ou manjericão, chocolate escuro e sabores tropicais. Use esta receita como base e experimente com seus próprios suplementos!

Se você não é fã do sabor de coco, você pode usar uma proporção menor de leite de coco, junto com uma boa quantidade de suco de frutas, fazendo mais um sorvete cremoso de frutas.

Calorias e informações nutricionais do sorvete vegano caseiro

Serve 6 a 8, faz 1 litro

Calorias 255 por porção

Gordura 21,3 g (32,8%)

Gordura saturada 18,8 g (93,9%)

Carboidratos 17,3 g (5,8%)

Fibras 0,0 g (0,2%)

Açúcares 12,6 g.

Proteínas 2,1 g (4,1%)

Sódio 86,0 mg (3,6%)

Ingredientes do sorvete vegano

770 ml a 890 ml leite de coco gordo

1/2 xícara de adoçante, como xarope de agave, xarope de bordo, mel, açúcar de turbinado ou açúcar de cana

1/4 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de milho, ou 1 colher de amido de sua escolha

1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha

Misturas opcionais: pedaços de frutas cristalizadas, chocolate vegano, puré de frutas, pedacinhos de cacau, etc.

Equipamento para fazer sorvete caseiro

Copos e colheres medidores

Batedeira

Caçarola de 2 litros

Espátula de madeira

Prato de vidro ou plástico, para refrescar a base

Máquina de sorvete (pelo menos 1,5 litros)

Envoltório de plástico

Recipiente para o congelador

Papel manteiga

Modo de preparo do sorvete vegano

Pelo menos 24 horas antes de você planejar agitar o sorvete, coloque a tigela da máquina de sorvete no congelamento para congelar. Você não deve ouvir líquido mexendo dentro quando você agitar.

Garrafas ou latas de leite de coco separam-se em uma camada grossa e cremosa e uma fina camada aquosa na prateleira. Antes de abri-los, abate as latas de leite de coco completamente para incorporar as camadas.

Abra as latas ou garrafas de leite de coco. Meça 1/2 xícara e coloque isso de lado em uma pequena tigela.

Despeje o leite de coco em uma panela. Despeje o leite de coco restante em uma panela de 2 litros.

Adicione o adoçante (agave, xarope de bordo, mel ou açúcar) e sal.

Aqueça o leite de coco em fogo médio-baixo, mexendo ocasionalmente, até que o adoçante tenha se dissolvido completamente no leite de coco, 1 a 2 minutos.

Bata o amido para o leite de coco reservado. Adicione o amido ao leite de coco reservado 1/2 xícara e bata até que o amido seja totalmente dissolvido.

Adicione a mistura de amido ao leite de coco. Enquanto se manifestando, despeje a mistura de amido de milho no leite de coco quente enquanto se levanta suavemente. Esta é a sua base de sorvete.

Aqueça a base de sorvete até engrossar. Aumente o calor para o meio. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que a base tenha espessado o suficiente para revestir a parte de trás de uma colher, 6 a 8 minutos. Não permita que a base venha ferver.

Remova a base do calor e mexa na baunilha.

Descanse a base. Despeje a base em um recipiente raso. Deixe a base legal ligeiramente no balcão, então não é quente quando você coloca na geladeira. Antes de refrigerar, pressione um pedaço de plástico contra a superfície – esta base de leite de coco não forma uma pele tão mal quanto uma base de leite e ovo, mas não faz mal! Cubra o recipiente e refrigere por pelo menos 4 horas ou por até 3 dias.

Começar a agitar. Sua base deve ser completamente refrigerada e ligeiramente como um pudim na textura. Despeje a base na máquina de sorvete e comece a agitar.

Bata até a consistência macia. Misture o sorvete até que engrosse consideravelmente e seja sobre a consistência do sorvete suave. Dependendo da sua máquina, isso pode levar de 10 a 20 minutos – fique de olho nele! Se você quiser adicionar todos os extras, adicione-os agora e agite mais alguns segundos até que estejam totalmente incorporados.

Transfira para um contêiner de freezer. Raspe o sorvete em um contêiner de freezer. Pressione um pedaço de papel manteiga contra a superfície para evitar que os cristais de gelo se formem. Selar o recipiente.

Congele por pelo menos 4 horas para endurecer o sorvete.

Aqueça ligeiramente antes de servir. Se o seu sorvete é muito difícil de colher, deixe aquecer alguns minutos no balcão antes de escavar. Eu acho que sorvete de coco derrete um pouco mais rapidamente do que sorvetes à base de leite, então não espere muito tempo!

O sorvete pode ser congelado por até 2 meses.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e mudanças criativas que fizeram nas suas receitas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário