Como fazer um yakisoba vegano?

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

Yakisoba é uma receita de macarrão rápido, delicioso e simples da culinária japonesa. Quem não ama refeições de um pote, que são bons demais para resistir?

Esta versão vegana do macarrão japonês carregado com legumes é uma dessas pratos que se unem rapidamente, fazendo as refeições emocionantes.

Um rápido aviso – Esta é a minha versão de Yakisoba e, embora não seja chamada tradicional ou autêntica, definitivamente era boa demais.

Yakisoba vegano: o que muda?

O que é yakisoba? Em japonês, “Yaki” significa frito e “soba” significa macarrão. Yakisoba é um prato de macarrão frito japonês que é frequentemente feito com muitos legumes (e carne às vezes). Noodles de Soba são macarrão espessos, feitos de trigo, mas também é possível encontrar macarrão soba branco.

Tudo é rapidamente frito em uma panela plana, tornando mais fácil misturar um monte de ingredientes juntos. Fazemos um molho especial de yakisoba e é a parte mais importante da receita. Como eu fiz yakisoba vegetal, eu usei molhos veganos / vegetarianos para fazer meu molho de yakisoba.

O que é molho de yakisoba vegano?

Molho de Yakisoba tem 5 ingredientes principais:

Molho de soja escuro

Molho ostra vegano

Molho inglês/worcestershire vegano

Ketchup

Açúcar

No meu molho de yakisoba, eu não usei molho Worcestershire, mas em vez disso adicionei pó de alho. O molho deve ser espesso, cremoso e rico, perfeito para revestir o macarrão.

A partir dos ingredientes de molho, deve ser claro que o Yakisoba vegano não é picante, mas um macarrão frito suavemente doce. O molho é adicionado pouco antes de o macarrão ser adicionado, assim o macarrão permaneça úmido e delicioso.

Dicas e notas importantes para fazer o Yakisoba vegano

Tecnicamente, uma panela plana é usada para fritar o macarrão de yakisoba. Mas em casa, usei um grande wok inoxidável que surgiu enquanto acompanhava a alta temperatura. Se você planeja usar wok antiaderente, certifique-se de que a temperatura esteja baixa, já que a antiaderente não deve ser usada em alto calor.

Qualquer escolha de vegetais pode ser adicionada, mas os cogumelos adicionam muito sabor a Yakisoba e não devem ser ignorados.

Adicione o molho de Yakisoba antes de misturar no macarrão e por causa dos açúcares no molho, ele começa a derreter e revestir os legumes e macarrão facilmente. Enquanto o macarrão ainda é úmido, remova do calor.

Yakisoba vegano

Um bom yakisoba vegano pode ser saudável e saboroso até mesmo para quem não segue uma dieta sem derivados animais. (Imagem: Cooking From Heart)

Sugestões para servir o macarrão yakisoba vegano

O Yakisoba vegano é melhor servido quente como um prato principal (funciona melhor para jantares rápidos) sem qualquer acompanhamento, como é carregado com legumes. Se você puder encontrar gengibre em conserva, adicione cortes finos dele no topo antes de servir o macarrão.

Modo de preparo para o yakisoba vegano

Em uma panela grande, traga 3-4 xícaras de água para ferver. Adicione sal conforme necessário e quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão soba.

Cozinhe por 6 minutos até que o macarrão esteja suave (ou siga as instruções do pacote).

Escorra o macarrão e adicione-os imediatamente à água fria para parar o processo de cozimento. Escorra a água e espalhe o macarrão em uma placa grande.

Prepare o molho de yakisoba adicionando 2 colher de sopa de molho de ostra vegan, 2 colher de sopa de tomate ketchup, 2 colher de chá de molho de soja escuro, 2 colher de chá de açúcar e ½ colher de chá de alho – misture bem juntos e deixe-o de lado.

Em um wok aquecido, coloque 1,5 colher de sopa de óleo. Adicione 6-8 dentes de alho finamente picados junto com as partes verdes das cebolas de primavera.

Agora adicione cebolas e cenouras finamente fatiadas. Cozinhe-os em fogo médio por 3-4 mins.

Em seguida, adicione 6-8 cogumelos de botão fatiado. Frite por 3-4 mins.

Finalmente, adicione couve e florzinhas de brócolis finamente fatiadas. Frite por mais 3-4 minutos.

Agora empurre todos os vegetais para um lado e adicione o molho de yakisoba preparado.

Misture bem e o molho deve virar um pouco escorrendo. Adicione sal conforme necessário.

Adicione o macarrão soba cozido.

Gentilmente jogue o macarrão até que o molho esteja bem revestido.

Decore com cebolas picadas na parte superior e remova do calor.

Sirva quente imediatamente.

Observações:

Seja cauteloso sobre adicionar sal extra já que todos os molhos são carregados com sal.

Qualquer escolha de vegetais pode ser usada dependendo da disponibilidade.

Cada vegetal leva tempo diferente para cozinhar, adicione-os na ordem mencionada na receita. Legumes devem reter sua crise, por isso não os cozinhe.

Equipamentos e ingredientes para a receita de Yakisoba vegano

Equipamentos:

Ingredientes para o molho de Yakisoba

Ingredientes para o macarrão de Yakisoba:

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário