Pavê de paçoca vegano, como fazer?

Escrito na categoria "Receitas vegetarianas" por André M. Coelho.

Essa é uma sobremesa brasileira clássica. Feita com biscoitos de maisena esfarelados, eles são então cobertos com creme de limão e coco e amendoim torrado (amendoim). É basicamente um biscoito de amendoim, mas com um toque cremoso. Este é o famoso “pavê”, uma das receitas mais tradicionais da cozinha brasileira. Folhas de figo, na estação, fazem uma bela variação desse creme: misture quatro folhas com limão, açúcar e ovo, e omita o coco, essa sobremesa combina bem com o resto da cachaça envelhecida!

Agora, como adaptar esta receita para o paladar vegano? É aqui que nós entramos.

Pavê de paçoca vegano: ingredientes

A mudança principal aqui está nos biscoitos. Como muitos biscoitos de maisena podem não ter ingredientes apenas veganos, você terá a liberdade de escolher qualquer um que quiser para sua receita. Então, sugerimos também nossa própria receita. Além disso, trocamos outros ingredientes não veganos por opções veganas. A lista segue abaixo:

Biscoitos veganos de maisena (você pode substituir por quantidade equivalente de biscoitos veganos):

Para o creme de limão e coco:

Pavê de paçoca vegano

O pavê de paçoca vegano pode acrescentar uma ótima receita no seu livrinho da dieta vegana. (Foto: MdeMulher)

Pavê de paçoca vegano fácil: modo de preparo dos biscoitos

Para os biscoitos, pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma assadeira com papel manteiga. Peneire a farinha de milho e a farinha em uma tigela, acrescente o açúcar e uma pitada de sal e misture bem. Adicione a manteiga e esfregue com a ponta dos dedos até formar migalhas. Misture o substituto de ovo, despeje sobre uma superfície de trabalho, junte com a palma da mão para formar uma massa firme. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 20-30 minutos. Estenda sobre uma superfície levemente enfarinhada com 5 mm de espessura, coloque na assadeira preparada e leve ao forno, virando a bandeja na metade do cozimento, até dourar por igual (25-30 minutos). Deixe esfriar completamente.

Creme de limão e coco vegano para o pavê: modo de preparo

Enquanto isso, para o creme de limão e coco, bata o suco de limão e a casca, o açúcar e o substituto de ovo no liquidificador até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela colocada sobre uma panela com água fervente e bata continuamente até ficar espesso e claro (2-3 minutos). Retire do fogo, esprema o excesso de água da gelatina e bata na mistura de limão, em seguida, bata na manteiga, um pouco de cada vez, até incorporar. Passe a mistura por uma peneira fina para uma tigela limpa e leve à geladeira para esfriar completamente (2-3 horas). Bata a mistura de limão até ficar claro e cremoso (1-2 minutos), envolva as natas batidas, depois o coco e leve à geladeira.

Processe os amendoins/paçoca em um processador de alimentos até obter migalhas médias e reserve.

Modo de preparo do pavê vegano

Para montar, quebre o biscoito em pedaços ásperos e mergulhe na água de coco, formando uma camada uniforme em um prato fundo de 20 cm ou tigela de 3 litros. Espalhe metade do creme por cima, espalhe uma camada uniforme de amendoim e repita a aplicação, finalizando com uma camada de amendoim. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas, depois sirva coberto com coco e maracujá e temperado com flocos de sal marinho.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e suas sugestões de como incrementar esta receita!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário