corpo precisa de oxigênio para sobreviver. No entanto, há momentos em que o sangue se torna impuro, talvez devido a muita ingestão de oxigênio. O corpo é então poluído com radicais livres que podem causar vários problemas de saúde. Quando você pensa em um carro enferrujando, você saberá que a exposição ao oxigênio contribui para a degradação dos metais. Pensar que isso está acontecendo com você deve torná-lo mais consciente da saúde.

É por essa razão que muitas pessoas estão incorporando alimentos ricos em antioxidantes em sua dieta. Antioxidantes fornecem o equilíbrio que o corpo precisa para manter o fluxo sanguíneo purificado. Alimentos como berinjela, mirtilo, cacau escuro e cereja são naturalmente ricos em antioxidantes, mas uma das fontes mais populares vem da Floresta Amazônica. O Açaí roxo escuro é rico em antioxidantes, proteínas e gorduras omega 3. Na forma de pó concentrado, o açaí tem o potencial de aumentar o valor nutricional de praticamente qualquer alimento. E acrescentando ele a uma farofa, você pode usar até em pratos salgados para um sabor exótico e único.

Como usar o açaí em receitas?

Os nativos da América do Sul há muito usam açaí para dar poder a batidos, sucos e smoothies. Como um aditivo para bebidas, o açaí oferece um toque saudável e ajuda as pessoas a passar o dia com uma explosão adicional de energia e bem-estar. No entanto, o pó de açaí não deve ser limitado a bebidas, pois existem maneiras ilimitadas de aproveitar os incríveis benefícios do açaí sem ter que ir à loja de smoothies. Açaí em pó pode dar sabor e melhorar o valor nutricional de qualquer bebida quente ou fria. Aqui estão algumas sugestões:

Smoothie de açaí

  • 200 g de abacaxi, laranja ou outro suco – tente mamão ou manga para algo exótico
  • Meia xícara de leite de soja ou iogurte vegano
  • Uma banana inteira
  • Um grama ou colher de chá de pó de açaí
  • Meia xícara de gelo picado (opcional)

Misture todos os ingredientes juntos até ficar homogêneo. Decore com frutas, se desejar. Este smoothie é frio e delicioso, perfeito para um dia quente de verão.

Leite ao Vapor com Açaí

  • 180 ml de leite de soja
  • Um grama ou colher de chá de pó de açaí
  • Uma colher de chá de mel vegano

Prepare o leite ao vapor em um vapor de café expresso ou quente no fogão, não escaldando. Junte o açaí e o mel vegano. Sirva quente e desfrute de uma noite fria.

Farofa de açaí

A farofa de açaí vai adicionar mais sabor e nutrientes para seus pratos e sua dieta. (Foto: O Caderno de Receitas)

Outras sugestões para o pó de açaí

Farinha de aveia – Para benefícios nutricionais adicionais no café da manhã, uma colher de chá de açaí em pó misturada em uma tigela de aveia quente acrescenta um sabor exótico, portanto não é necessário açúcar desnecessário.

Panquecas – Mirtilos são aditivos comuns neste café da manhã favorito, então porque não o açaí? Misture um pouco de açaí em pó na massa, adicione mirtilos, bananas ou granola e crie um tratamento saudável.

Sopa – As pessoas estão fazendo mais e mais coisas criativas com caldo de sopa nos dias de hoje. Há sopas frias feitas com uma base de tomate e sopas à base de frutas para fornecer uma alternativa única sobremesa. Acrescente um pouco de açaí em uma sopa espessa e prove o sabor aprimorado e beneficie-se das propriedades de saúde.

Pão – Como pão caseiro? Por que não misturar um pouco de açaí em pó e aumentar o valor nutricional de cada sanduíche que você faz no almoço?

Receita de farofa de açaí

A farofa de açaí é extremamente saborosa, e combina muito com pescados de água doce. Esta receita é a base da farofa. para incrementar, basta acrescentar os ingredientes de sua escolha como, por exemplo, o bacon vegano.

Ingredientes:

  • 300 g de mandioca descascada, em cubos
  • 2 pacotes de polpa de açaí
  • 1 colher de sopa de manteiga vegana
  • Sal

Modo de preparo:

Bata a polpa de açaí com a mandioca em um processador de alimentos ou liquidificador até virar uma pasta. Coloque esta pasta em um pano e remova o máximo de líquido possível. Coloque a massa em uma panela branca em fogo baixo para tostar, mexendo constantemente, até virar uma farinha. Tempere com sal e manteiga vegana até que ela derreta. Misture os outros ingredientes, como legumes e o bacon vegano. Sirva como complemento a um prato principal.

Se pode ser misturado, pode ser melhorado com pó de açaí. Experimente hoje com receitas favoritas e sinta os benefícios deste incrível super alimento.

Quais receitas mais gostam com açaí?

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