5 receitas saborosas com tofu

O tofu é um dos substitutos do queijo mais consumido por vegetarianos e veganos. Seu sabor pode assumir diversas formas, dependendo apenas dos temperos e combinações escolhidas para acompanhar esse saboroso alimento. Mas como fazer receitas saborosas com tofu? Quais são as melhores opções? Listamos 5 deliciosas combinações para você ter uma ótima refeição com tofu.

Receitas com tofu: Tofu Banh Mi

Preencha este sanduíche com o que quiser. Nós escolhemos verduras, cenouras, um toque de molho de soja e um toque de molho de pimenta.

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Corte pela metade as fatias de tofu escorrido e misture com amido de milho para cobrir levemente. Cozinhe o tofu até ficar dourado e crocante, cerca de 5 minutos, depois transfira para um prato. Em uma panela pequena, misture o molho de soja com 1 colher de sopa restante de amido de milho em fogo baixo e bata até engrossar, cerca de 5 minutos. Em quatro fundos de baguete, coloque uma camada de molho de pimenta, espinafre, tofu cozido, cenoura e rabanete. Regue com molho de soja e mais pimenta e sirva.

Receitas com queijo tofu: curry com leite de coco

Esta receita prova que o leite de coco e o tofu foram feitos um para o outro.

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe o arroz de acordo com as instruções da embalagem. Aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Atire em cubos de tofu em amido de milho para cobrir levemente. Cozinhe o tofu até ficar dourado e crocante, cerca de 5 minutos, depois transfira para um prato. Aqueça a colher de óleo restante na frigideira e adicione brócolis, pimentão e abóbora. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar macio e dourado, o que leva cerca de 6 minutos. Tempere com sal. Adicione a pasta de curry e mexa até os vegetais serem cobertos, em seguida, despeje o leite de coco. Cozinhe até engrossar ligeiramente, o que leva cerca de 10 minutos. Ajuste o tempero. Divida o arroz e curry entre quatro taças e guarneça com coentro, se estiver usando.

Macarrão de tofu

Que tal saborear um bom macarrão de tofu para suas receitas? (Foto: Food & Wine Magazine)

Receitas com tofu de soja e manteiga de amendoim

Manteiga de amendoim, soja, e tofu formam uma combinação cremosa e muito saborosa.

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Atire os cubos de tofu em amido de milho para cobrir levemente. Cozinhe o tofu até ficar dourado e crocante, cerca de 5 minutos, depois transfira para um prato. Aqueça a colher de óleo restante na frigideira e adicione a cebola, a pimenta e o repolho. Cozinhe até ficar macio por 6 a 8 minutos. Adicione a acelga chinesa (bok choy) e cozinhe até ficar murcha, mas ainda crocante, por 2 minutos. Devolva o tofu à frigideira. Enquanto isso, em uma tigela pequena, misture a manteiga de amendoim, o molho de soja e o óleo de gergelim. Despeje em frigideira e mexa até cobrir completamente. Divida entre quatro pratos e sirva.

Receita com tofu: macarrão com cenoura, espinafre, repolho e hortelã

Este prato de macarrão funciona com praticamente qualquer vegetal em sua geladeira.

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Atire em cubos de tofu em amido de milho para cobrir levemente. Cozinhe o tofu até ficar dourado e crocante, cerca de 5 minutos, depois transfira para um prato. Enquanto isso, cozinhe macarrão em uma panela grande de água fervente com sal até ficar al dente. Escorra, lave bem, e transfira para uma vasilha grande. Adicione o espinafre, o repolho, as cenouras e o tofu cozido na tigela e misture bem. Em uma tigela pequena, misture o óleo de gergelim, o molho de soja, o vinagre e a mostarda. Despeje o molho na tigela e misture até ficar bem coberto. Divida macarrão entre quatro pratos e decore com hortelã.

Tofu grelhado com molho de manga e abacate

Trate tofu como peixe e depois cubra com um molho cítrico de abacate, manga e lima.

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Misture o tofu no amido de milho para cobrir levemente. Cozinhe o tofu até ficar dourado e crocante, cerca de 5 minutos, depois transfira para os pratos. Misture a manga, abacate, pepino, cebola, suco de limão e coentro em uma tigela. Tempere a gosto com sal e pimenta. Divida o tofu entre quatro pratos, cubra com o molho e sirva.

Gostaram das receitas? Como fizeram suas versões?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário