Coxinha de inhame: aprenda essa receita!

Em Receitas vegetarianas por André M. Coelho

Este é o aperitivo de festa favorito de todos os brasileiros, saudável. Normalmente frita e deliciosa, esta versão assada e feita com inhame é tão cheia de sabor quanto a coxinha normal. Mesmo se você não for brasileiro, você vai adorar a coxinha de inhame vegana e ser totalmente para estas guloseimas pontudas, cheias de recheios saborosos de sua escolha. Vamos então à receita da coxinha vegana?

Receita de coxinha de inhame

O inhame é usado para a massa dessa coxinha, adicionando mais sabor e nutrientes para a receita. É também uma coxinha fit, para quem quer manter a dieta em dia sem muitas calorias. É preciso acertar bem no tempero da receita para que o sabor seja destacado, e você não estranhe a receita feita.

Leia também

Ingredientes para a receita de coxinha vegana de inhame

Para a massa:

Para o recheio, é importante ser criativo com o tempero:

Opcional:

Modo de preparo para a coxinha vegan

Faça a massa com o inhame e a clara de ovo de linhaça em um processador de alimentos ou liquidificador. Retire e adicione a farinha de aveia, sal, pimenta e o azeite. Forme a massa em uma bola e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por cerca de 10 minutos para descansar – isso só tornará mais fácil moldá-la mais tarde.

Coxinha de inhame

Uma coxinha de inhame vem cheia de sabor e com o recheio certo para te deixar com água na boca. (Foto: Juliana Mangabeira)

Refogue a cebola e o alho com azeite por cerca de 1-2 minutos. Adicione o recheio de carne de soja à mistura juntamente com tomate, sal, pimenta e páprica para realçar os sabores. Uma vez totalmente cozido, você pode adicionar o substituto de queijo vegano de sua escolha, se quiser.

Molde com a mão para achatar, adicione uma colher de sopa de carne de soja e feche a massa para que pareça uma bola pontiaguda – a forma da coxinha. Pode usar o gel de linhaça para cobrir a coxinha e passar na farinha, para aquela cobertura mais crocante especial para a coxinha.

Preaqueça o forno a 180 º C. Arrume-os em uma assadeira e asse por aproximadamente 20 minutos até dourar e tenha um exterior crocante. Vai fazer 3 a 4 coxinhas (mais ou menos dependendo do tamanho que você fizer). Você pode também assar, se for de sua preferência, ou fazer na air fryer.

Alterações possíveis na receita de coxinha de inhame

A coxinha de inhame pode ser modificada das mais diversas maneiras. Uma das formas de mudar a receita é trocando o inhame por outro tubérculo, como batata ou batata doce. Vocês podem trocar até encontrar pelo menos um vegetal que combine melhor com seu gosto pessoal para a receita.

Outra tática interessante é mudar os temperos usados na massa e no recheio. Ao fazer isso, você poderá encontrar um gosto que te agrade mais, ou que possa atrair mais pessoas para as delícias da cozinha vegana.

Como vocês fizeram esta receita? O que fizeram de modificação?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário