Cheia de cores e sabores simples, esta Paella Vegana de inspiração espanhola é carregada de vegetais e uma peça central atraente para a mesa! Não é necessário ter uma panela de paella, você também pode usar uma panela grande ou um forno holandês.

Esta incrível paella vegana cheia de vegetais é carregada com legumes macios, arroz espanhol e especiarias e é perfeita para grandes e pequenas reuniões!

O que você precisa para a receita de paella vegana?

Nesta receita, uma mistura de legumes é refogada e depois cozida com caldo de arroz espanhol e especiarias até o arroz ficar macio, criando uma paella vegana fácil que todos irão adorar.

Aqui estão algumas coisas a considerar, além de idéias para substituir, conforme necessário:

1. Os vegetais

Esta receita pede pimentões, alcachofras, feijões verdes, ervilhas e tomates para uma mistura colorida e facilmente acessível de vegetais. Você também pode trocar facilmente alguns vegetais usando aspargos, azeitonas, alcaparras, etc. Você pode até adicionar grão de bico ou linguiça vegana fatiada para variar.

2. O arroz

Arroz de paella deve cozinhar al dente, não muito mole. Para a paella tradicional, use arroz de grão curto a médio, como o Valencia ou o arborio.

3. Açafrão ou cúrcuma

Açafrão é o que dará ao arroz sua tonalidade dourada e aroma único. Funciona bem, mas se você não encontrar o açafrão por um preço razoável, sugiro usar açafrão em seu lugar. A cúrcuma é tradicionalmente conhecida como “açafrão indiano” e confere um sabor sutil e apimentado e quente e um tom amarelo. É um ótimo substituto para o açafrão ao fazer paella.

Que tipo de panela usar para a paella?

Tradicionalmente, a paella consiste em uma fina camada de arroz com ingredientes de sua escolha por cima. Para obter uma panela de paella com uma grande área de superfície redonda e lados inclinados rasos, funciona perfeitamente. Depois de procurar um pouco, descobrimos que a melhor são as opções de aço carbono. O aço carbono aquece rapidamente e esfria rapidamente. Você precisa de uma panela bem grande com 15 polegadas/40 centímetros de diâmetro.

Mas não se preocupe, se você não tiver uma panela de paella, ainda poderá fazer uma deliciosa paella usando um grande forno ou panela holandesa.

Paella vegana

Uma paella vegana pode ser o prato ideal para um vegano em um almoço ou jantar saudável. (Foto: Vegan Huggs)

Como fazer uma paella vegan?

Embeba o açafrão: Comece mergulhando o açafrão em uma tigela pequena com um pouco de água morna por cerca de 10 minutos para embeber. Se estiver usando açafrão, pule esta etapa e adicione açafrão com as outras especiarias.

Refogue os vegetais. Aqueça o azeite / caldo em fogo médio em uma panela grande de fundo plano ou em uma paella (um forno holandês ou uma panela grande também funcionaria). Refogue a cebola e o pimentão por 5 minutos. Adicione o alho, feijão verde, tomate, pimentão defumado, flocos de pimenta vermelha e folhas de louro e cozinhe por mais 3 minutos. Para vegetais mais macios, cozinhe mais 5 – 7 minutos.

Adicione o arroz + caldo. Adicione o arroz, o caldo, a mistura de açafrão / açafrão e sal.

Garanta que o arroz afunda. Mova delicadamente os legumes para que o arroz caia no fundo da panela o máximo possível.

Ferva + cozinhe. Deixe ferver, reduza o fogo para ferver sem perturbar o arroz. Se estiver usando uma panela grande de paella (15 polegadas ou mais), convém girar a panela sobre o queimador de vez em quando para ajudar a cozinhar o arroz uniformemente. Se os líquidos parecerem ferver muito rapidamente, adicione um pouco de água morna / caldo.

Adicione ervilhas e alcachofras. Após 15 minutos de cozimento, espalhe as ervilhas e os corações de alcachofra por cima e cozinhe por mais 5 minutos.

Cubra a vapor. Desligue o fogo e tampe por 10 minutos com uma toalha de cozinha ou outra cobertura de sua escolha. Isso permitirá que o arroz absorva qualquer líquido restante, cozinhe as ervilhas e aqueça os corações de alcachofra. Depois de feito, afofe levemente o arroz e descarte as folhas de louro. Tempere com sal + pimenta a gosto.

E é isso, a parte mais difícil é preparar os vegetais, o resto é o mais fácil possível.

Agora você está pronto para sentar, relaxar e jantar neste prato fácil de arroz espanhol!

Dicas para sua receita de paella vegana

Socarrat. Se você aumentar o calor no final da cozedura por um ou dois minutos, estará a caminho de um deleite maravilhoso, socarrat (soh-kah-raht), uma camada caramelizada de arroz levemente torrado no fundo da panela. É delicioso, confie em mim!

Cozinhe em fogo aberto com uma panela rasa. A paella é tradicionalmente cozida, descoberta, em fogo aberto, como uma grelha, queimador de gás ou fogueira com uma panela de paella. Embora outros métodos também sejam muito bons, este é o meu método principal.

Não mexa a paella. Quando o arroz estiver cozinhando, não mexa, deixe cozinhar.

Como conservar a paella vegan?

Se você acabar com as sobras, não há motivo para desperdiçá-lo jogando-o fora. Em vez disso, guarde-o na geladeira ou no freezer para mais tarde, pois também reaquece bem.

Geladeira: armazene a paella restante em um recipiente hermético por até 5 dias.

Congelador: a paella vegana pode ser armazenada no congelador por até 1 a 2 meses. Para congelar, deixe esfriar completamente e guarde em recipientes seguros para freezer (link afiliado). Deixe descongelar na geladeira antes de reaquecer.

Reaquecer: paella quente, coberta, em um forno pré-aquecido, ajustado para 180 graus por 20 a 30 minutos, adicionando algumas colheres de sopa de água para pequenas porções. Como alternativa, aqueça no microondas usando intervalos de 30 segundos, com um pouco de água adicionada, mexendo entre cada intervalo até aquecer.

Como servir a paella vegana?

Você pode comer sua paella diretamente da panela, como é típico, ou servir ao lado de algumas folhas verdes com um grande aperto de limão por cima. Aqui estão mais algumas das minhas opções favoritas:

Cobertura: polvilhe com salsa fresca picada para um pouco de sabor fresco.

Salada: sirva com Salada da Casa ou Salada Verde com Grão de Bico + Molho de Tahine. Tomates são também bem vindos!

Pão: sirva com uma fatia de pão sírio Socca feito com farinha de grão de bico.

Sopa: emparelhe com uma tigela pequena de sopa Minestrone, ou sopa cremosa de alho-poró de batata ou sopa de couve-flor vegana.

Ingredientes e modo de preparo da paella vegana

Cheia de cores e sabores simples, esta receita vegetariana de paella espanhola é carregada de vegetais e é uma peça central atraente para a mesa! Não é necessário ter uma panela de paella, você pode usar uma panela grande ou forno holandês.

Rendimento: Serve 4 a 6

Categoria: Entrada

Método: refogado, cozido

Cozinha: Espanhola

Dieta: Vegana

Ingredientes:

  • 1/2 colher de chá de açafrão ou açafrão
  • 2 colheres de sopa de azeite ou 1/4 de xícara de água / caldo vegetariano
  • 1 cebola amarela grande, em fatias finas
  • 2 pimentões (vermelho, laranja ou amarelo), sem caroço e em fatias finas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 e 1/2 xícaras de feijão verde ou aspargos, cortados em pedaços de 5 cm
  • 450 g de tomate, sem sementes e em cubos
  • 1 e 1/2 colheres de chá de páprica defumada
  • 1 colher de chá de flocos de pimenta vermelha, opcional
  • 2 a 3 folhas de louro
  • 1 e 1/2 xícaras de arroz de grão curto (Valência ou arborio)
  • 3 e 1/2 xícaras de caldo de legumes com baixo teor de sódio
  • 1/2 a 1 colher de chá de sal, a gosto
  • 1 lata / jarra de corações de alcachofra em água, escorrida e esquartejada
  • 1 xícara de ervilhas (frescas ou congeladas, descongeladas)
  • Folhas de salsa picada, para enfeitar
  • Fatias de limão, para servir

Modo de preparo

Imersão de açafrão: Em uma tigela pequena, adicione os fios de açafrão a 3 colheres de sopa de água morna, deixe descansar por 10 minutos. Se estiver usando açafrão, pule esta etapa e adicione açafrão com as outras especiarias.

Refogue: Aqueça o azeite / caldo em fogo médio em uma panela grande de fundo plano ou em uma paella (um forno holandês ou uma panela grande também é suficiente). Adicione a cebola e o pimentão, cozinhe até ficar macio, cerca de 5 minutos. Adicione o alho, feijão verde, tomate, pimentão defumado, flocos de pimenta vermelha e folhas de louro, cozinhe por mais 3 minutos, mexendo sempre. Para vegetais mais macios, cozinhe mais 7 minutos, totalizando 10 minutos após a adição dos últimos ingredientes.

Adicione o arroz + o caldo: adicione a mistura de arroz, caldo, açafrão / açafrão e sal. Mova delicadamente os legumes para que o arroz caia no fundo da panela o máximo possível.

Ferva + cozinhe: deixe ferver, reduza o fogo para médio ou médio-baixo e cozinhe em uma fervura suave contínua, descoberta, por 15 minutos. Não mexa o arroz. Se estiver usando uma panela grande de paella (cerca de 15 polegadas), convém girar a panela sobre o queimador de vez em quando para ajudar a cozinhar o arroz uniformemente. Fique na cozinha e limpe-o para ajustar a panela quando necessário. Se os líquidos parecerem ferver muito rapidamente, adicione um pouco de água morna / caldo.

Adicione ervilhas e alcachofras: Após 15 minutos de cozimento, espalhe as ervilhas e os corações de alcachofra por cima, cozinhe por mais 5 minutos.

Tampe a vapor: desligue o fogo e tampe por 10 minutos com uma toalha de cozinha ou outra cobertura de sua escolha. Isso permitirá que o arroz absorva qualquer líquido restante, cozinhe as ervilhas e aqueça os corações de alcachofra e quaisquer outros ingredientes opcionais adicionados, conforme indicado abaixo. Depois de feito, afofe levemente o arroz e sirva. Descarte as folhas de louro antes de comer. Tempere com sal, pimenta ou mais páprica a gosto.

Sirva: Decore com salsa picada. Combina perfeitamente com um lado de folhas verdes e um grande aperto de limão por cima. Desfrute direto da panela ou sirva em tigelas individuais.

Como vocês fizeram esta receita? Quais modificações fizeram para deixar ela mais saborosa?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)